Governo e Articulação Institucional

TIRO DE GUERRA REALIZA FORMATURA EM COMEMORAÇÃO AOS 72 ANOS DE FUNDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Evento destaca a trajetória histórica e o compromisso com a formação cívica e militar.

Por COMUNICAÇÃO, fonte TIRO DE GUERRA
Publicado em 20/06/2023 às 13:50  •  atualizado há 3 segundos

O Tiro de Guerra 01-013 de Guaçuí celebrou seus 72 anos de fundação em uma formatura realizada na manhã desta terça-feira (20) na sede da instituição. A solene cerimônia marcou essa importante data, relembrando a trajetória histórica do TG e enfatizando o compromisso contínuo com a formação cívica e militar dos jovens.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como de familiares dos atiradores e membros da comunidade. O evento foi uma oportunidade para reforçar os valores e princípios que têm guiado o Tiro de Guerra ao longo de sua existência. Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens aos ex-comandantes, instrutores e atiradores que fizeram parte da história do Tiro de Guerra reconhecendo a dedicação e o legado deixado por essas personalidades.

O comandante do Tiro de Guerra 01-013, Sargento Albert de Faria Paulino, destacou a relevância da ocasião. "No momento em que nosso TG comemora 72 anos de criação é uma honra estar colaborando com a formação de novos atiradores deste município. O Tiro de Guerra existe graças ao trabalho bem feito dos que por aqui passaram, não só dos chefes da instrução ou dos diretores, mas principalmente dos ex atiradores que cumprindo o Serviço Militar obrigatório, zelaram pelo nome dessa instituição, participando de campanhas de doação de sangue, arrecadação de roupas e alimentos e ajudando o município sempre que solicitado.", afirmou o comandante.

Para o prefeito e diretor do Tiro de Guerra, Marcos Luiz Jauhar a data é um marco importante na história de Guaçuí. “Durante estes 72 anos, o Tiro de Guerra tem sido um espaço de formação para jovens, um lugar onde valores como o respeito, a disciplina e o espírito de equipe são cultivados. Tenho a satisfação de testemunhar o crescimento pessoal e profissional de tantos jovens que passaram por aqui e que hoje são cidadãos exemplares em nossa sociedade. Aproveito para reafirmar nosso compromisso em continuar apoiando e valorizando essa instituição tão querida por todos nós”.

SAIBA MAIS

Criado em 20 de junho de 1951, através da Portaria Nº 152 do então Ministro da Guerra, com a Numeração Inicial de TG 01-278, modificada posteriormente para TG 01-013, sendo o seu primeiro Diretor o Senhor José Henrique Cortat, então Prefeito Municipal de Guaçuí, suas primeiras instalações foram na sala da casa de propriedade do Sr Deputado Federal Francisco Lacerda de Aguiar, onde funcionou de forma provisória o TG 01-278.

Chefiaram o Tiro de Guerra de Guaçuí os seguintes militares:

1º - 2º Sgt Alberto Isaías Ramires – 1951 A 1954 ;

2º - 2º Sgt Geraldo Gonçalves Dias – 1955 A 1957;

3º - 2º Sgt  Albany Lopes Neto – 1959 A 1971 ;

4º - 2º Sgt  Joás De Souza Cabral – 1972 A 1974;

5º - 1º Sgt  Waldair Rodrigues – 1975 À 1980 ;

6º – St Edison Amorim Nogueira – 1981 A 1991

7º - 1º Sgt Alexandre Magno Da Silva – 1992 A 1995;

8º - 1º Sgt José Jorge Freire De Araújo – 1996 A 2001;

9º - 1º Sgt Januário Katsumi Yamashita – 2002 A 2005;

10º - St Lauro Vicentino Barbosa – 2006 A 2008;

11º - 1º Sgt  Jéferson Dias De Castro Júnior – 2009 A 2011;

12º – 1º Ten Clóvis Cruz De Sousa – 2012 A 2014;

13º - St Fabrício Tavares  Freire – 2015 A 2016;

14º - St Paulo Eduardo De Oliveira - 2017 A 2018; E

15º - 1º Sgt Patrique Da Silva E Silva - 2019 A 2021.

Atualmente o Tiro de Guerra, funciona por meio do Termo de Acordo de Cooperação entre o Município de Guaçuí e a União, representada pelo Comando do Exército, tendo como Chefe da Instrução o 1ºSgt Albert De Faria Paulino e o Diretor Marcos Luiz Jauhar, Prefeito Municipal de Guaçuí.

GUAÇUÍ INAUGURA OBRAS E PROMOVE CICLISMO COM GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE

Noticia GUAÇUÍ INAUGURA OBRAS E PROMOVE CICLISMO COM GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE  há 12 dias  •  Governo e Articulação Institucional

GUAÇUÍ INAUGURA OBRAS E PROMOVE CICLISMO COM GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE

Noticia TIRO DE GUERRA 01-013 CELEBRA O DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO  há 19 dias  •  Governo e Articulação Institucional