Governo e Articulação Institucional

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA REUNIÃO COM SERVIDORES PARA EXPLICAR SITUAÇÃO DO IPMG

Ainda foi apresentada na reunião, a prestação contas dos repasses realizados ao antigo FAPS nos últimos dois anos.

Por COMUNICAÇÃO, fonte IPMG
Publicado em 25/04/2023 às 10:01  •  atualizado

A Prefeitura de Guaçuí, por meio do Instituto de Previdência do Município de Guaçuí realizou na tarde da última terça-feira (18) uma reunião com todos os servidores efetivos, contratados, comissionados e quem tivesse interesse na pauta. Os assuntos abordados foram a avaliação atuarial, situação financeira do IPMG, Reajuste salarial 2022, reforma administrativa e realização de concurso público.

O Instituto de Previdência foi criado em 2001, contudo é a primeira vez na história do IPMG que a Administração Pública proporciona um momento entre servidores e gestores a fim de esclarecer a situação financeira, o déficit atuarial, os parcelamentos de débitos realizados no período e o futuro da Instituição.

A primeira apresentação foi conduzida por Eduardo Pereira, representante da empresa EC2G Assessoria e Consultoria Ltda ME, que fez estudo técnico, baseado nas características econômicas do município, com o objetivo principal de estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo Regime de Previdência. O cálculo atuarial deve ser realizado anualmente, devido às variáveis que impactam seu resultado, entre elas: expectativa de vida, idade dos segurados e evolução salarial.

A Controladora Geral do Município, Jaqueliny Trigo solicitou que a apresentação fosse feita da forma mais didática possível, pois o intuito é que todos os presentes compreendessem a gravidade da situação financeira do IPMG, para que a partir desse dia acompanhem com afinco a atuação dos responsáveis por garantir a sustentabilidade do Instituto, qual seja, o cumprimento tempestivo de todas as obrigações (zero parcelamento, repasse para cobertura do déficit atuarial, cobertura do déficit financeiro, pagamento da parte patronal e do servidor).

Em seguida o prefeito Marcos Luiz Jauhar assumiu a condução da reunião e apresentou o cenário financeiro do IPMG em 31/12/2020: R$ 18,8 (dezoito milhões e oitocentos mil reais) em caixa; dez parcelamentos (oriundos de dívidas de ex-prefeitos referentes à obrigações legais como o pagamento da parte patronal, cobertura do déficit financeiro para custear os benefícios da folha mensal e aportes atuariais para cobertura do déficit não pagos em anos anteriores). Em seguida demonstrou o que sua gestão fez pela Instituição em apenas dois anos de seu mandato, entre elas, podemos destacar o pagamento de R$7.649.541,51 em aporte financeiro; repasse do montante de R$11.269.431,71 de aporte atuarial, que garantirá a sustentabilidade do IPM no futuro, sem contar que atualmente consta em caixa mais de R$ 34,5 milhões, haja vista que foram repassados tempestivamente os recursos acima descritos, bem como os valores referentes às obrigações patronais e dos servidores. Além disso, cabe destacar que aumentou o percentual da obrigação patronal de 22% para 25%, uma iniciativa que contribuirá substancialmente com a redução do déficit. Falou também sobre o valor que dá aos servidores de Guaçuí, que colaboram para o desenvolvimento da cidade, como prova disso aumentou o ticket alimentação de R$ 144,00 para R$ 180,00, inclusive estendendo o benefício aos servidores contratados e comissionados; concedeu reajuste salarial referente aos anos de 2019, 2020 (períodos de outros gestores) e de 2021, totalizando 18,89% a mais na remuneração de cada servidor. Aproveitou a oportunidade para esclarecer aos presentes que já solicitou o impacto financeiro para concessão de 5,79% de reajuste referente ao exercício de 2022. Ainda informou que já está em fase de contratação a empresa que será responsável pela Reforma Administrativa, pois tem por objetivo realizar o concurso público o quanto antes.

Ao final das apresentações, ambos os palestrantes (prefeito e Eduardo) responderam às perguntas dos servidores, inclusive o chefe do Poder Executivo e a Controladora Geral do Município reforçaram a importância de cobrar os futuros gestores a manterem os pagamentos ao Instituto em dia, pois do contrário, os benefícios futuros correm graves riscos de não serem pagos.

Caso não tenha sido possível participar da reunião, segue abaixo as duas apresentações.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO CÁLCULO ATUARIAL

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO CENÁRIO FINANCEIRO IPMG

Arquivos disponíveis

GUAÇUÍ INAUGURA OBRAS E PROMOVE CICLISMO COM GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE