Ações de proteção à fauna silvestre marcarão Feira do Verde

A 28ª Feira do Verde de Guaçuí traz programação com ações que já vão acontecer na segunda-feira (4) enfatizando a preservação da fauna

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 29/05/2018 às 15:37  •  atualizado

A 28ª Feira do Verde de Guaçuí, que vai acontecer de 4 a 8 de junho, traz uma programação que faz jus a seu tema “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”. Ações que já vão acontecer a partir de segunda-feira (4) enfatizam a conscientização para a preservação da fauna, visando a educação ambiental para toda a população, não só de Guaçuí, mas de toda a região. A Feira do Verde é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o apoio da Câmara Municipal, Projeto Cereias, Ibama, Iema e Polícia Militar Ambiental.

Como destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, a preservação do meio ambiente passa por diversos aspectos e, dentro desse contexto, a preservação da fauna silvestre é fundamental para isso. “Não há como pensar o meio ambiente sem os animais silvestres, levando em conta não só sua preservação, mas ainda aspectos científicos, que contribuem em nossa agricultura e medicina, no estudo de combate a pragas e doenças, por exemplo”, afirma. “Além, é claro, da beleza que esses animais proporcionam”, completa.

Por isso, visando chamar a atenção da sociedade para a preservação dos animais silvestres e o combate ao tráfico de muitas espécies, o que as colocam em risco de extinção, na segunda-feira, às 9 horas, será realizada a destruição de gaiolas e armadilhas, o que vai acontecer na Praça da Igreja Matriz, com a participação de alunos do município e de toda pessoa que quiser participar do momento, inclusive, de outras cidades. No mesmo dia e no mesmo local, das 13 às 17 horas, também irá acontecer o cadastramento e distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

A preservação do meio ambiente passa por diversos aspectos e, dentro desse contexto, a preservação da fauna silvestre é fundamental

Já na quinta-feira (7), será realizada a limpeza simbólica do Rio Veado, com a concentração das pessoas que quiserem participar, a partir das 7h30, na Praça João Acacinho. Depois, segundo a Semmam, parte do que for recolhido ficará exposto na mesma praça.

E na sexta (8), a programação será encerrada com a soltura de animais silvestres. A ação vai acontecer na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Alimercino Gomes de Carvalho, Estância São Lucas – Fazenda Aparecida, no Córrego do Sossego, zona rural de Guaçuí.

Vídeos e concurso

Além das ações citadas, a Feira do Verde de Guaçuí deste ano será aberta oficialmente na terça-feira (5), a partir das 18 horas, com a realização da 6ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, composta de trabalhos realizados por alunos de escolas do município, sobre o mesmo tema “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”.

E na quarta-feira (6), serão realizadas palestras no Teatro Municipal Fernando Torres e a entrega da premiação do concurso fotográfico “Animais Silvestres”. A primeira palestra acontecerá às 9 horas e a segunda às 14 horas. A premiação acontecerá no intervalo entre as duas.

Ações de proteção à fauna silvestre marcarão Feira do Verde

Ações que já vão acontecer a partir de segunda-feira (4) enfatizam a conscientização para a preservação da fauna. (Divulgação Semmam)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente