Fase Intermunicipal do Conae segue até sexta em Guaçuí

A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (11), e atividades continuam nesta quinta (12) e sexta-feira (13)

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 12/04/2018 às 12:49  •  atualizado há 1 segundo

O município de Guaçuí está sediando a Fase Intermunicipal do Conae 2018. E a abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal Fernando Torres e as atividades continuam nesta quinta (12) e sexta-feira (13). O encontro conta com a participação de profissionais da educação dos municípios de Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Guaçuí e Muniz Freire.

Na abertura realizada no Teatro Fernando Torres, os participantes foram recepcionados pela apresentação da aluna Kellen Matain, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, que cantou a música “Fé e Razão”. Depois foi apresentada a Minuta da Conferência e ministrada a palestra “Conae: sua importância, conquistas e desafios”, com o secretário municipal de Jerônimo Monteiro, Vilmar Lugão de Brito, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES) e da região Sudeste.

O secretário municipal de Educação de Guaçuí, Vanderson Pires Vieira, que também estava representando a prefeita Vera Costa, deu as boas vindas aos participantes do Conae e desejou que a conferência seja proveitosa. “Que nossos debates possam construir um futuro de esperança”, disse, citando uma frase do Hino do Espírito Santo. “Somos a falange do presente em busca de futuro glorioso”, pontuou.

A representante da Superintendência Regional de Educação, Jane Polastreli, destacou o Conae como um importante momento de debate olhando as características da região. “Por isso, a Superintendência vai participar desses debates”, disse. “Temos que debater dentro do contexto do Brasil, trazendo para as singularidades de nossa região”, completou.

Também estavam presentes à abertura do Conae 2018, em Guaçuí, o prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho, secretários municipais e profissionais da Educação de municípios envolvidos, além de diretores de escolas.

Oficinas

As oficinas que serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, estão acontecendo na Facec e no Cras de Guaçuí, respectivamente. Oficinas que seguirão dentro do tema do Conae 2018 que é “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

O objetivo desta edição da Conferência é monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações. E durante o encontro serão discutidos os oito eixos temáticos (veja abaixo) estipulados no Fórum Nacional de Educação (FNE), realizado em 2016. As fases municipais precisam ser realizadas até o final deste mês de abril, para que a estadual aconteça até novembro deste ano.

Eixos temáticos:

Eixo I - O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo II - Planos decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Eixo III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

Eixo IV - Planos decenais, SNE e a democratização da educação: acesso, permanência e gestão;

Eixo V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

Eixo VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

Eixo VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Eixo VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Fase Intermunicipal do Conae segue até sexta em Guaçuí

A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Municipal Fernando Torres e as atividades continuam nesta quinta e sexta.

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 1 dia  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 2 meses  •  Educação

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA, CÂMARA E INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE GUAÇUÍ PARTICIPAM DE REUNIÃO VIRTUAL COM TCEES  há 2 meses  •  Educação