Quem precisar de vacina contra febre amarela basta procurar Policlínica

Diante do aumento dos casos e das áreas com incidência de febre amarela, município informa que tem a vacina para atender população

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Arquivo PMG)
Publicado em 18/01/2018 às 11:53  •  atualizado há 1 segundo

Como tem sido amplamente noticiado, os casos de febre amarela vêm se multiplicando pelo território brasileiro. Nos últimos dias, tem sido registradas mortes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o que amplia ainda mais a chamada Área com recomendação de vacinação (ACRV) contra a febre amarela, da qual todos os municípios do Espírito Santo fazem parte, apesar de não haver qualquer caso registrado em terras capixabas nos últimos meses. Lembrando que recentemente o Estado passou por uma campanha de vacinação, para o bloqueio de um surto de febre amarela silvestre em algumas regiões.

As áreas com recomendação de vacinação (ACRV) contra a febre amarela estão definidas conforme Nota Informativa Nº 118-SEI/2017, do Ministério da Saúde, de 30 de novembro do ano passado. E, como Guaçuí, assim como todos os municípios capixabas, está dentro de uma ACRV, a Secretaria Municipal de Saúde tem mantido o estoque de vacina contra a doença, ficando à disposição das pessoas que ainda não foram vacinadas e que pretendem ser imunizadas, principalmente, aquelas que pretendem viajar para as regiões onde estão sendo registrados casos da doença. As que já tomaram a vacina não precisam mais ser imunizadas, já que, agora, a recomendação é de apenas uma dose.

Além disso, o coordenador de Atenção Primária à Saúde (APS) do município, Werton dos Santos Cardoso, explica que a vacina contra a febre amarela está entre as vacinas de rotina e pode ser administrada a partir dos 9 meses de idade, estando disponível na Policlína, que fica ao lado do Pronto Socorro Municipal de Guaçuí. “A vacina está disponível e as pessoas podem procurar na Policlínica”, explica o coordenador. Destacando que, neste mês de janeiro – excepcionalmente – o horário de atendimento vai de 7 às 13 horas. Depois disso, volta ao horário normal de 7h30 às 11 horas e de 13 às 17 horas.

Werton Cardoso ressalta, ainda, que a vacina se faz necessária para quem ainda não foi imunizado. “Quanto às pessoas que já tomaram a vacina, inclusive na época da campanha em decorrência dos casos registrados na região, quando se divulgou que seria necessária outra dose, a informação agora é de que só vai ser necessária uma dose”, esclarece. “Quem se vacinou não precisa tomar a vacina mais, desde que tenha o cartão com essa confirmação, pois sem ele, para o Ministério da Saúde, a pessoa é considerada não imunizada”, completa. A vacina também se faz necessária para os turistas que estão visitando a região, principalmente, aqueles que venham de áreas sem recomendação de vacinação (ASRV), já que provavelmente não foram imunizadas.

Conforme a nota informativa do Ministério da Saúde, que atualizou as áreas de recomendação para vacinação contra a febre amarela, a doença é endêmica na Região Amazônica, mas nas últimas décadas, foi registrada uma expansão da área de circulação viral nas proximidades das grandes capitais metropolitanas, incluindo as regiões Sudeste e Sul do Brasil. “Em virtude da expansão da área de circulação viral, houve a necessidade de ampliação da área com recomendação de vacinação, integrada às ações de vigilância, prevenção e controle, com vistas a reduzir a incidência da doença”, diz a nota.

A doença

Não há motivo para alarme e nem casos sendo registrados no Espírito Santo. Atualmente, tem surgido casos no Estado de São Paulo. Contudo, é sempre importante se prevenir e a única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença e também a partir dos 9 meses de idade, principalmente, nas áreas com recomendação de vacinação. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), de gravidade variável, causada pelo vírus RNA – Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, que é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Quem precisar de vacina contra febre amarela basta procurar Policlínica

A vacina contra febre amarela está disponível na Policlína de Guaçuí no horário entre 7h30 e 11 horas da manhã e das 13 às 17 horas.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 9 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 23 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 24 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 1 mês  •  Saúde