Educação encerrou 2017 com balanço positivo

Projetos, formação de profissionais, melhorias nas escolas e merenda com ainda mais qualidade marcaram início a mudanças no setor

A Secretaria Municipal de Educação realizou vários projetos durante o ano passado.
A Secretaria Municipal de Educação realizou vários projetos durante o ano passado.

Publicado em 09/01/2018 as 14:19 (Atualizado em 19/04/2018 as 20:08), postado por , Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Fotos (PMG\Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí encerrou o ano de 2017 fazendo uma avaliação de que o balanço de suas atividades foi positivo. De acordo com a Seme, foram realizados diversos projetos, formações de profissionais, melhorias nas instalações de escolas do município e na qualidade da merenda, marcando o início de mudanças na rede municipal de ensino.

Esta afirmação é feita pelo secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira. Ele enfatiza que o balanço de encerramento de 2017 foi positivo. “Fechamos 2017 com uma avaliação muito positiva de nossas ações, dando início a uma série de mudanças que visam à melhoria da educação na rede municipal”, coloca o secretário.

Já a superintendente pedagógica da Seme, Márcia Maria de Oliveira, destaca o trabalho realizado pelos educadores da rede municipal. “Todos se empenharam para que houvesse uma evolução dos nossos resultados nos índices pedagógicos”, afirma Márcia.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, vários projetos foram realizados, durante o ano passado, como o “Alfabetização Agora”, que consiste no reforço escolar para alunos com deficiência de aprendizagem. Também foi realizado o projeto “Desenvolvimento em Leitura” (DEL), que foi incluído nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como objetivo o estímulo à prática da leitura. “E junto com isso, fizemos a aquisição de 618 livros”, informa o secretário Vanderson Vieira.

Outro projeto que, segundo a Seme, trouxe muitos frutos foi a “Horta da Cidania”, com a implantação de hortas em quase todas as escolas da rede municipal que são utilizadas nas práticas pedagógicas. “O projeto colaborou ainda na melhoria da qualidade da merenda escolar, com produtos colhidos na própria instituição de ensino”, destaca Vanderson. Aliás, o oferecimento de uma merenda escolar com cada vez mais qualidade tem sido uma prioridade da administração municipal, por meio da Secretaria de Educação.

A preocupação com a formação extracurricular de crianças e jovens de Guaçuí também tem sido outra prioridade. A Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto sócio-educacional de integração escolar “Bombeiros do Futuro”, numa parceria com a unidade do Corpo de Bombeiros do município. No primeiro módulo, crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, das Escolas Municipais Isaura Marques da Silva e Eugênio de Souza Paixão, receberam aulas de civismo, ética e cidadania, além de educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento e defesa civil.

Outro projeto trabalhado foi a “Ação Global Youthmax Initiative”, realizado em parceria com a coach, teacher, trainer e speaker, da empresa John Maxwell Team (JMT), Rita Zózimo. O objetivo é a prevenção e a resolução de conflitos, ao mesmo tempo em que capacitam os alunos a enfrentar situações desconfortáveis com confiança.

Foram realizados ainda os projetos “Mais Educação”, onde os alunos recebem reforço em Matemática e Língua Portuguesa, assim como atividades culturais, como dança, música e capoeira, e “Jovens Empreendedores”, realizado em parceria com o Sebrae ES, além do lançamento do livro de poesias “Retratos de uma adolescente”, da jovem Monize Silva Marques, de 14 anos, que é aluna da Escola Municipal Jose Antônio de Carvalho, no distrito de São Tiago. Foram realizados ainda projetos nas escolas municipais sobre Educação Ambiental, Educação Alimentar, Educação para o Trânsito e Educação em Saúde.

 

Formação

A Secretaria Municipal de Educação também investiu na formação dos profissionais do setor. Foram realizados cursos e capacitações, como o “Fortalecimento de Gestão”, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), direcionado a diretores e supervisores escolares, e de “Educação Infantil e Creches”, para professores deste segmento, além de capacitação para professores do 4º e 5º anos e preparação para a “Prova Brasil”.

Foram realizados, ainda, a “Ação Alfa”, junto com a Sedu, na formação de profissionais da alfabetização e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. E também a formação do Agrinho, junto com o Senar e o curso de formação de “Cuidadores Escolares”, numa parceria voluntária do pólo da Fatece/Ceap, de Guaçuí.

 

Estrutura física

Além de todos os projetos e formação para os profissionais, a Secretaria Municipal de Educação também realizou a compra de equipamentos para escolas e creches da rede e reforma e revitalização das instituições de ensino de Guaçuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. As unidades receberam melhorias em suas instalações, assim como pintura. Destaque ainda para o início das atividades da Creche Maria Célia de Paula Muruci, no bairro Horto Florestal.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

FOTOS



MAIS NOTICIAS
Jardim de Infância comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

há 3 dias

Jardim de Infância comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

A atividade destacou o escritor Monteiro Lobato e sua principal obra infantil, “O Sítio do Pica-pau Amarelo”


Fase Intermunicipal do Conae segue até sexta em Guaçuí

há 9 dias

Fase Intermunicipal do Conae segue até sexta em Guaçuí

A abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (11), e atividades continuam nesta quinta (12) e sexta-feira (13)


Fase Intermunicipal do Conae acontece em Guaçuí

há 11 dias

Fase Intermunicipal do Conae acontece em Guaçuí

A abertura vai ser realizada nesta quarta-feira (11), às 18 horas, no Teatro Municipal Fernando Torres


Escolas de Guaçuí recebem o Detranzinho Itinerante

há 45 dias

Escolas de Guaçuí recebem o Detranzinho Itinerante

O projeto do Detran-ES está percorrendo todas as escolas do município atendendo à solicitação da Prefeitura


Alunos do Ensino Fundamental recebem kit de livros

há 46 dias

Alunos do Ensino Fundamental recebem kit de livros

Prefeitura de Guaçuí e Governo do Estado distribuem kit de livros para alunos do 1º ano de todas as escolas municipais


Educação vai realizar resgate histórico cultural do Jardim de Infância

há 53 dias

Educação vai realizar resgate histórico cultural do Jardim de Infância

Secretaria Municipal de Educação vai revitalizar escola e realizar um resgate de antigas imagens e fotos que marcam história do Cemei


Resultado final de Processo Seletivo administrativo da Educação

há 54 dias

Resultado final de Processo Seletivo administrativo da Educação

Confira o resultado final pós recurso do Processo Seletivo para contratação de profissionais administrativos da Educação e resultado de recursos


Quadras de escolas municipais recebem nova pintura

há 59 dias

Quadras de escolas municipais recebem nova pintura

Na Escola São Geraldo, quadra foi pintada por pessoas da comunidade e as demais estão sendo pintadas com recursos do município


Resultado parcial do processo seletivo para cargos administrativos na Educação

há 59 dias

Resultado parcial do processo seletivo para cargos administrativos na Educação

Secretaria de Educação divulgou resultado parcial do Edital 001/2018 para contratação de cargos administrativos


Retificação no edital do processo seletivo para cargos administrativos na Educação

há 74 dias

Retificação no edital do processo seletivo para cargos administrativos na Educação

Secretaria de Educação divulgou Edital de Retificação Nº 001/2018 do Edital 001/2018 para inclusão do cargo de Merendeira


Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Guaçuí

há 75 dias

Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Guaçuí

As aulas foram iniciadas nesta segunda-feira (05) e alunos vão encontrar escolas e profissionais ainda mais preparados para oferecer educação de alto nível


Servidoras concluem Treinamento para preparadoras de alimentos

há 78 dias

Servidoras concluem Treinamento para preparadoras de alimentos

Merendeiras, auxiliares de cozinha e serventes responsáveis pela merenda escolar em Guaçuí completaram 32 horas de capacitação


Aguarde, enviando dados!

clear