Educação encerrou 2017 com balanço positivo

Projetos, formação de profissionais, melhorias nas escolas e merenda com ainda mais qualidade marcaram início a mudanças no setor

A Secretaria Municipal de Educação realizou vários projetos durante o ano passado.
A Secretaria Municipal de Educação realizou vários projetos durante o ano passado.

Publicado em 09/01/2018 as 14:19 (Atualizado em 20/01/2018 as 21:06), postado por , Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Fotos (PMG\Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí encerrou o ano de 2017 fazendo uma avaliação de que o balanço de suas atividades foi positivo. De acordo com a Seme, foram realizados diversos projetos, formações de profissionais, melhorias nas instalações de escolas do município e na qualidade da merenda, marcando o início de mudanças na rede municipal de ensino.

Esta afirmação é feita pelo secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira. Ele enfatiza que o balanço de encerramento de 2017 foi positivo. “Fechamos 2017 com uma avaliação muito positiva de nossas ações, dando início a uma série de mudanças que visam à melhoria da educação na rede municipal”, coloca o secretário.

Já a superintendente pedagógica da Seme, Márcia Maria de Oliveira, destaca o trabalho realizado pelos educadores da rede municipal. “Todos se empenharam para que houvesse uma evolução dos nossos resultados nos índices pedagógicos”, afirma Márcia.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, vários projetos foram realizados, durante o ano passado, como o “Alfabetização Agora”, que consiste no reforço escolar para alunos com deficiência de aprendizagem. Também foi realizado o projeto “Desenvolvimento em Leitura” (DEL), que foi incluído nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como objetivo o estímulo à prática da leitura. “E junto com isso, fizemos a aquisição de 618 livros”, informa o secretário Vanderson Vieira.

Outro projeto que, segundo a Seme, trouxe muitos frutos foi a “Horta da Cidania”, com a implantação de hortas em quase todas as escolas da rede municipal que são utilizadas nas práticas pedagógicas. “O projeto colaborou ainda na melhoria da qualidade da merenda escolar, com produtos colhidos na própria instituição de ensino”, destaca Vanderson. Aliás, o oferecimento de uma merenda escolar com cada vez mais qualidade tem sido uma prioridade da administração municipal, por meio da Secretaria de Educação.

A preocupação com a formação extracurricular de crianças e jovens de Guaçuí também tem sido outra prioridade. A Secretaria Municipal de Educação lançou o projeto sócio-educacional de integração escolar “Bombeiros do Futuro”, numa parceria com a unidade do Corpo de Bombeiros do município. No primeiro módulo, crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, das Escolas Municipais Isaura Marques da Silva e Eugênio de Souza Paixão, receberam aulas de civismo, ética e cidadania, além de educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento e defesa civil.

Outro projeto trabalhado foi a “Ação Global Youthmax Initiative”, realizado em parceria com a coach, teacher, trainer e speaker, da empresa John Maxwell Team (JMT), Rita Zózimo. O objetivo é a prevenção e a resolução de conflitos, ao mesmo tempo em que capacitam os alunos a enfrentar situações desconfortáveis com confiança.

Foram realizados ainda os projetos “Mais Educação”, onde os alunos recebem reforço em Matemática e Língua Portuguesa, assim como atividades culturais, como dança, música e capoeira, e “Jovens Empreendedores”, realizado em parceria com o Sebrae ES, além do lançamento do livro de poesias “Retratos de uma adolescente”, da jovem Monize Silva Marques, de 14 anos, que é aluna da Escola Municipal Jose Antônio de Carvalho, no distrito de São Tiago. Foram realizados ainda projetos nas escolas municipais sobre Educação Ambiental, Educação Alimentar, Educação para o Trânsito e Educação em Saúde.

 

Formação

A Secretaria Municipal de Educação também investiu na formação dos profissionais do setor. Foram realizados cursos e capacitações, como o “Fortalecimento de Gestão”, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), direcionado a diretores e supervisores escolares, e de “Educação Infantil e Creches”, para professores deste segmento, além de capacitação para professores do 4º e 5º anos e preparação para a “Prova Brasil”.

Foram realizados, ainda, a “Ação Alfa”, junto com a Sedu, na formação de profissionais da alfabetização e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. E também a formação do Agrinho, junto com o Senar e o curso de formação de “Cuidadores Escolares”, numa parceria voluntária do pólo da Fatece/Ceap, de Guaçuí.

 

Estrutura física

Além de todos os projetos e formação para os profissionais, a Secretaria Municipal de Educação também realizou a compra de equipamentos para escolas e creches da rede e reforma e revitalização das instituições de ensino de Guaçuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras. As unidades receberam melhorias em suas instalações, assim como pintura. Destaque ainda para o início das atividades da Creche Maria Célia de Paula Muruci, no bairro Horto Florestal.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

FOTOS



MAIS NOTICIAS
Abertas vagas para estágio na Rede Municipal

há 3 dias

Abertas vagas para estágio na Rede Municipal

Os candidatos devem estar devidamente matriculados nos cursos exigidos para atuar nas escolas municipais


Secretaria de Educação divulga classificação final do processo seletivo

há 25 dias

Secretaria de Educação divulga classificação final do processo seletivo

Seme divulgou a classificação final, após os recursos, referente aos editais dos processos seletivos para profissionais habilitados e não habilitados


Secretaria de Educação divulga resultados do processo seletivo

há 31 dias

Secretaria de Educação divulga resultados do processo seletivo

Seme divulgou a classificação parcial referente aos editais dos processos seletivos para profissionais habilitados e não habilitados



Divulgado resultado do Concurso de Remoção da Educação

há 34 dias

Divulgado resultado do Concurso de Remoção da Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí divulgou o resultado do Concurso de Remoção 2017


Alunos de escola municipal são destaque na Obmep 2017

há 38 dias

Alunos de escola municipal são destaque na Obmep 2017

Um dos alunos da Escola Deocleciano de Oliveira ficou com a medalha de bronze e outros e seis receberam menção honrosa



Área de transbordo de lixo não será mais no Santa Cecília

há 44 dias

Área de transbordo de lixo não será mais no Santa Cecília

Foi oficializada aquisição e publicado decreto que desapropria área às margens da Rodovia BR482 para construção


Processo também vai selecionar professores não habilitados

há 44 dias

Processo também vai selecionar professores não habilitados

Também serão selecionados, em regime de designação temporária, professores MaMPA, professor MaMPB, Interprete e Tradutor de Libras e Educadores em Creche, não habilitados


Aberto processo seletivo para contratação de DT

há 45 dias

Aberto processo seletivo para contratação de DT

Processo vai selecionar professores MaMPA, MaMPA/MaMPB-Sala de Recursos, MaMPA-EJA, professor MaMPB, Técnicos Pedagógicos MaMPP e Educadores em Creche


Prefeitura divulga número de vagas para sorteio nas creches

há 51 dias

Prefeitura divulga número de vagas para sorteio nas creches

Município tornou público o número de vagas que serão sorteadas nas creches do município a partir desta segunda-feira


Seme faz chamada pública para matrícula na educação básica

há 56 dias

Seme faz chamada pública para matrícula na educação básica

A rematrícula dos alunos da Pré-Escola e Ensino Fundamental começou nesta segunda (27) e novas matrículas estarão abertas no dia 6


Aguarde, enviando dados!

clear