Guaçui sedia seminário sobre compras governamentais

Vendas da agricultura familiar para o governo foi tema de seminário realizado nesta manhã de quarta-feira

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Arquivo PMG)
Publicado em 22/11/2017 às 13:59  •  atualizado

Dando prosseguimento ao projeto “Crescer no campo” que visa a participação dos agricultores nas compras governamentais da Agricultura Familiar, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Guaçuí e o Governo do Estado, realizou o “Seminário Vendas da Agricultura Familiar para o Governo”. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Guaçuí, e seguiu até a hora do almoço.

O projeto visa a ampliação da comercialização da produção agrícola familiar, dentro do mercado institucional, por meio de compras públicas e programas governamentais..O projeto “Crescer no campo” está sendo realizado numa parceria entre o Sebrae ES, Incaper e a Prefeitura de Guaçuí, por intermédio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Administração, além dos setores de Licitação e Compras do município.

Com a presença de produtores de Guaçuí e região, o seminário foi aberto por autoridades e representantes dos segmentos envolvidos. O objetivo do encontro foi apresentar o Mapa de Oportunidades para a Agricultura Familiar, além de ser explicado que uma das alternativas para a venda da produção agrícola, em Guaçuí e região é a comercialização dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste programa, 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados para a alimentação escolar, são utilizados para a compra de produtos da agricultura familiar.

O representante da diretoria do Sebrae ES, Abdo Gomes, colocou que o seminário é mais um passo dado dentro do projeto, para que o agricultor familiar possa acessar o mercado que está aberto. “Temos que trabalhar para que o recurso não saia do município, o que vai gerar mais renda para os produtores”, disse. “Além deste seminário, teremos outras ações e capacitações, mas não adianta nada fazermos tudo isso, se não houver participação dos produtores e, por isso, buscamos uma maior interação entre quem produz e quem compra”, completou.

Representando o Governo do Estado, o assessor da Vice-Governadoria, Luiz Brucalli, destacou a importância do seminário diante do fato de que “o produtor sabe produzir – ninguém tem dúvida disso – mas tem dificuldades para comercializar sua produção”. “Para isso, é necessário que receba apoio, como o que está acontecendo aqui, e esse projeto é uma grande oportunidade para que isso aconteça”, afirmou.

Já a prefeita Vera Costa aproveitou para agradecer ao Sebrae ES pela parceria, em especial, pelo curso sobre compras públicas que possibilitou a capacitação de servidores do município. “Precisamos sempre melhorar, assim como precisamos comprar cada vez mais em nosso município e na região”, disse. “Hoje, já temos muito mais participação de empresas de Guaçuí nas licitações e isso também tem que acontecer com os agricultores familiares, porque precisamos escoar os produtos e comercializá-los com o setor público”, completou.

Vera Costa destacou que sua administração tem procurado dar total apoio para a agricultura familiar, dando o exemplo da indústria de polpa de frutas, no Assentamento Florestan Fernandes, a cozinha industrial em São Miguel do Caparaó e as Feiras do Produtor e Agroecológica que têm o apoio do município. “Mas precisamos melhorar cada vez mais e, por isso, é muito importante a realização de um encontro como este que visa o fortalecimento dos agricultores familiares”, disse. “Por isso, temos que dar as mãos para fortalecê-los e parabenizar todos que estão presentes aqui, nesta manhã, para aprender um pouco mais”, concluiu.

Também estavam presentes o representante da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) – do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marques Lacerda, o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Cristiano Dutra, o representante da Superintendência Regional de Educação do Caparaó, José Luis de Melo, o chefe do escritório do Incaper de Guaçuí, Maxwel Assis Souza, e o chefe da Agência do Sebrae ES de Guaçuí, Renato Machado, além de representantes de municípios da região e de outros órgãos.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Guaçui sedia seminário sobre compras governamentais

O “Seminário Vendas da Agricultura Familiar para o Governo” foi realizado na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara de Guaçuí.

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 12 horas  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 2 meses  •  Educação

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA, CÂMARA E INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE GUAÇUÍ PARTICIPAM DE REUNIÃO VIRTUAL COM TCEES  há 2 meses  •  Educação