Escola Municipal lança projeto de prevenção às drogas

A Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi lançou projeto que visa multiplicar as informações sobre os males das drogas lícitas e ilícitas

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 16/11/2017 às 12:02  •  atualizado

A Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi, do distrito de São Pedro de Rates, município de Guaçuí, realizou a apresentação do projeto “Drogas? Qual é! Tô fora!”. A apresentação, que reuniu alunos de outras escolas do município e também o secretário municipal Vanderson Pires Vieira e demais professores e diretores de escolas, aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, tendo como maior objetivo “a multiplicação das informações passadas”.

Este foi o objetivo destacado pela professora Alessandra Zanon de Moraes, idealizadora e coordenadora do projeto. Ela coloca, ainda, que o trabalho teve como primeira finalidade fazer com que os alunos da Escola Elvira Bruzzi fizessem uma reflexão sobre a necessidade de prevenção às drogas, reconhecendo como isso “contribui para a problemática da indisciplina, da violência e para o baixo rendimento escolar”, “O projeto também visa desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para que tenham mais facilidade para conversar com seus pais, não só de um modo geral, mas também, em especial, sobre a questão das drogas”, afirma Alessandra. Além de mobilizar a opinião pública escolar diante das campanhas de alerta.

E o alerta tocou para a professora, quando começou a ouvir, cada vez mais, relatos de alunos com menos de 15 anos envolvidos com drogas, como álcool, cigarro, maconha, entre outros. “Principalmente, na segunda-feira, via alunos que chegavam à aula de ressaca, passando mal, e isso me motivou a fazer o projeto”, conta. “Nossos alunos são da zona rural e a maioria tem poucas oportunidades e recursos financeiros, além das poucas opções de lazer e as carências emocionais e sociais, com casos de pais alcoólatras em casa, o que, muitas vezes, os leva a achar isso normal ou os deixam tristes com a situação, prejudicando a auto-estima”, completa.

E diante da ideia da multiplicação, nesta quinta-feira, o projeto foi apresentado pela aluna Eveline Pani, da Escola Elvira Bruzzi, que falou sobre os diversos tipos de drogas ilícitas e lícitas e as conseqüências que elas trazem para o ser humano. “A ideia é justamente essa. Nós multiplicamos para os alunos de nossa escola que agora são multiplicadores para alunos de outras escolas que, por sua vez, podem se tornar multiplicadores para outras e assim sucessivamente”, explica Alessandra Zanon.

Também foi apresentado um vídeo sobre a história de um rapaz que se envolveu com drogas e levou outros amigos a viver a mesma situação, o que culminou com a morte de um desses amigos, por overdose. E outro vídeo de um rapper, viciado em heroína, que fala em versos sobre sua experiência trágica com os entorpecentes. Finalmente, foi a vez do testemunho de um rapaz chamado Edgar, que contou sua história de vida, o envolvimento com o álcool, drogas e o crime. Há 13 anos, ele não usa drogas e faz parte de um movimento religioso católico. Houve ainda uma apresentação teatral e de um número de dança, sempre focando no assunto relacionado ao projeto.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Escola Municipal lança projeto de prevenção às drogas

O projeto foi apresentado para alunos da rede municipal, com o objetivo de que eles se tornem multiplicadores da discussão.

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ABRE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR  há 1 dia  •  Educação

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 2 meses  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 2 meses  •  Educação

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA, CÂMARA E INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE GUAÇUÍ PARTICIPAM DE REUNIÃO VIRTUAL COM TCEES  há 2 meses  •  Educação