Audiência pública discute PPA para a cidade de Guaçuí

Desta vez, a audiência aconteceu na Câmara Municipal, onde foram discutidas propostas para a sede do município

A audiência pública para discussão do PPA da sede de Guaçuí aconteceu na Câmara Municipal.
A audiência pública para discussão do PPA da sede de Guaçuí aconteceu na Câmara Municipal.

Publicado em 10/08/2017 as 14:41 (Atualizado em 18/08/2017 as 11:27), postado por , Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)

Na noite de quarta-feira (02), foi realizada a audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, sendo discutidas as propostas para a sede de Guaçuí. A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com a presença de moradores e autoridades do município, entre estas a prefeita Vera Costa, secretários municipais e vereadores.

Como aconteceu nas outras audiências já realizadas nos distritos de São Pedro de Rates e São Tiago, a reunião foi aberta pela secretária municipal de Planejamento, Heliene de Barros Coutinho Coelho, para depois serem exibidos dois vídeos, produzidos pela Superintendência de Comunicação, que explicam do que se trata o plano. Ela falou sobre o que é o PPA, destacando que as audiências são a oportunidade das pessoas darem suas sugestões para o que pode ser realizado no município, entre obras e serviços. “O PPA é o plano que traça como e onde os recursos públicos serão aplicados, ao longo de quatro anos”, explicou a secretária. O PPA indica o que será feito nos três últimos anos do mandato da atual administração e no primeiro ano de mandato da gestão subsequente. O objetivo é garantir a continuidade dos programas, projetos e ações compatíveis com a vontade da população, mesmo no caso de troca de governo.

Também falando sobre a importância da participação da comunidade na elaboração do PPA, a prefeita Vera Costa colocou que foi feito um convite para toda cidade participar da audiência, “mas existe quem ache mais fácil criticar”, colocando que o momento certo de reivindicar é justamente na elaboração do Plano Plurianual. “O que entra no PPA não quer dizer que será feito, mas se não estiver no plano, não tem como fazer, se conseguirmos recursos”, destacou. Segundo Vera, talvez fosse mais fácil fazer apenas uma audiência, juntar propostas e fechar o planejamento. “Mas não é assim que a gente trabalha, nós ouvimos as comunidades, para que entre no plano o que a população deseja”, disse. Em seguida, a prefeita apresentou as obras e serviços que foram realizados e estavam previstos no Plano Plurianual que está em curso (2014/2017).

Depois disso, foram ouvidas as sugestões das pessoas presentes. Assim, entraram na relação do PPA, para a sede de Guaçuí, a construção de uma réplica da antiga Estação Ferroviária, para abrigar a Casa de Artes; construção de praças com parquinho nos bairros Santa Cecília, Manoel Monteiro Torres, Manoel Alves Siqueira, João Ferraz de Araújo, São Miguel e Gumercindo da Silva Glória (Lagoa); construção de uma quadra de esportes ou campo de areia no bairro Santa Cecília; construção de calçada cidadã que segue do bairro Manoel Monteiro Torres até o bairro Balança e também deste último até o bairro Horto Florestal; asfaltamento na área de eventos da sede de Guaçuí; iluminação da estrada de acesso ao Cristo Redentor; iluminação na Beira Rio; revitalização da estrada paralela à BR no bairro Manoel Monteiro Torres; conclusão da Unidade de Saúde no bairro São Miguel; realização de georreferenciamento e cadastro imobiliário da sede e dos distritos; construção de faixas elevadas de pedestres; conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); realização da regularização fundiária; aquisição de equipamentos e material permanente para as Unidades Básicas de Saúde; e aquisição de uma Van com capacidade para 17 pessoas, para ser usada em procedimentos da área de saúde, entre outras propostas apresentadas (veja relação abaixo).

Além da prefeita Vera Costa e da Secretária Heliene Coelho, também estavam presentes os secretários municipais de Agricultura, Edielson Rodrigues, de Assistência Social, Josilda Amorim, Controladoria Geral, Weriton Soroldoni, de Finanças, Tina Costa, de Meio Ambiente, Roberto Martins, de Obras, Hermes Guimarães, de Gestão Administrativa, Maria Alice Carvalho Mendonça Moulin, de Educação, Vanderson Pires Vieira – Dill – e de Saúde, Márcio Clayton da Silva, além do procurador geral, Ailton da Silva Fernandes, e do diretor do SAAE, Ivan Viana. Também marcaram presença o presidente da Câmara, vereador Paulinho do Vitalino, e os vereadores, Laudinho Alves, Willisinho Fermiano, Angelo Moreira e José Luis Pirovani, além das diretoras das escolas e moradores da sede de Guaçuí.

 

Como participar

A última audiência do PPA vai acontecer na próxima terça-feira, dia 15, no distrito de São Miguel do Caparaó, às 18h30, na Escola Guiomar Soares de Azevedo. Na ocasião, também irá acontecer a inauguração da Cozinha Industrial, que irá atender mulheres da comunidade que produzem doces, pães e outras delicias.

E quem quiser participar da elaboração do PPA tem quatro alternativas para dar sua sugestão e discutir o plano. Todo e qualquer cidadão pode encontrar informações no link PPA, que se encontra no site da Prefeitura (www.guacui.es.gov.br), onde poderá inserir sua proposta, por meio de um formulário virtual, de acordo com os temas/eixos pré-definidos. O mesmo formulário também pode ser encontrado na recepção da sede da Prefeitura (Protocolo), onde terá como colocar suas sugestões.

O cidadão ainda tem a opção de buscar o apoio dos vereadores, já que são eles os responsáveis por apreciar, discutir o projeto de Lei do PPA e aprová-lo. E na audiência pública, que agora só vai acontecer em São Miguel do Caparaó, onde os moradores locais poderão apresentar e discutir propostas.

 

Outras propostas para o PPA 2018-2021 

- Construção de uma escola de médio a grande porte na sede de Guaçuí

- Construção de uma creche no bairro Manoel Monteiro Torres

- Construção de ponte de concreto no bairro Manoel Alves Siqueira

- Construção de praças nos bairros Roberto Mendes e Horto Florestal

- Revitalização de praças no bairro Santa Cruz

- Muros de contenção na Rua São Vicente de Paula e na Beira Rio

- Ampliação do refeitório e da área de recreação, construção de banheiros masculino e feminino e reforma do muro, na Escola Anísio Teixeira

- Rede de manilhas na Rua das Palmeiras

- Revitalização do bairro Jurema

- Sinalização de identificação da entrada de Guaçuí

- Padronização dos quiosques da cidade

- Construção de espaço coberto e de uma sala de AEE na Escola Deocleciano de Oliveira

- Revitalização da praça ao lado do Jardim de Infância

- Reservatório de água em bairros da cidade

- Ampliação da coleta de esgoto no bairro Vale do Sol

- Construção de novo cemitério

- Ampliação da Creche Dona Niquita

- Auxílio a estudantes de graduação com bolsa de estudos

- Revitalização da Praça da Ama Norte, com parquinho

- Reforma do Campo Bom de Bola do bairro Tancredo Neves

- Revitalização da praça em frente à creche no bairro Antônio Francisco Moreira

- Construção do Mercado Municipal

- Área destinada às feiras

- Implantação do Programa Nascentes, com doação de mudas

- Reforma da Escola Isaura Marques da Silva (Caic)

- Aquisição de terrenos para construção de unidades educacionais

- Cobertura para o Jardim de Infância

- Revitalização de calçamento no bairro São Miguel, da Igreja Batista até a ponte

- Transporte universitário

- Segurança eletrônica nas escolas

- Videomonitoramento das ruas da cidade

- Patrulha mecanizada

  • Revitalização de trechos críticos do calçamento no centro da cidade

 

 Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

 

FOTOS


MAIS NOTICIAS
São Miguel do Caparaó discute propostas para o PPA

há 2 dias

São Miguel do Caparaó discute propostas para o PPA

O distrito recebeu a última audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021


Esta quarta tem audiência do PPA na Câmara Municipal de Guaçuí

há 10 dias

Esta quarta tem audiência do PPA na Câmara Municipal de Guaçuí

A audiência público do PPA de São Miguel do Caparaó foi adiada para dia 15, mas a da sede foi mantida e acontece nesta quarta (09)


Audiência do PPA em São Miguel do Caparaó é adiada

há 14 dias

Audiência do PPA em São Miguel do Caparaó é adiada

A audiência pública para elaboração do PPA não vai mais acontecer no dia 8, no distrito. A audiência na Câmara Municipal, dia 9, está mantida


São Tiago também discutiu PPA em audiência pública

há 15 dias

São Tiago também discutiu PPA em audiência pública

Na noite de quarta-feira (02), a comunidade do distrito de São Tiago, em Guaçuí, discutiu propostas para o PPA


Realizada audiência sobre PPA em São Pedro de Rates

há 16 dias

Realizada audiência sobre PPA em São Pedro de Rates

Audiência aconteceu na noite desta terça-feira (01), para colher sugestões da comunidade para o Plano Plurianual (PPA)


Prefeitura de Guaçuí realiza audiências para elaboração do PPA

há 24 dias

Prefeitura de Guaçuí realiza audiências para elaboração do PPA

População poderá participar da elaboração do Plano Plurianual por meio de audiências públicas e outros canais colocados á disposição pelo município


Aguarde, enviando dados!

clear