Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Base Legal: Lei Complementar nº. 054/2013.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar tem como competência, coordenar a elaboração, execução e avaliação das políticas, programas e projetos de desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do abastecimento alimentar do Município.

 

Atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar:

I – Prover assistência direta e imediata ao Prefeito na sua representação funcional e social;

II - Coordenar a elaboração e execução das políticas públicas de desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do abastecimento alimentar do Município;

III - Assinar, juntamente com o Prefeito, as leis e os atos administrativos pertinentes às suas atividades;

IV - Coordenar a elaboração, execução e avaliação dos planos e projetos municipais, em conjunto com os demais órgãos atuantes nos setores agropecuários e de abastecimento alimentar do Município;

V - Efetuar levantamentos, pesquisas e divulgação das características da zona rural e das potencialidades da agricultura e pecuária;

VI - Promover o cadastramento do produtor rural, no que refere à vocação da

propriedade para produção agrícola e pecuária;

VII - Divulgar, pelos meios adequados, as modernas técnicas agrícolas e pastoris, visando ao aumento de produção e à melhoria da qualidade dos produtos;

VIII - Estimular as atividades agropecuárias, através de exposições, feiras, congressos e incentivos;

IX - Desenvolver suas atividades com órgãos congêneres da União, do Estado e outros Municípios, visando proporcionar o desenvolvimento agropecuário e de agronegócios;

X - Promover estudos sócio-econômicos para a localização e construção de unidades de armazenamento e abastecimento;

XI - Organizar o abastecimento de gêneros alimentícios, com vistas a melhorar as condições de acesso da população, especialmente a de baixo poder aquisitivo;

XII - Orientar as atividades de classificação e fiscalização e produtos agropecuários;

XIII - Promover o associativismo rural, bem como assistir às cooperativas e outras associações de classe de produtores;

XIV - Instituir programas de ensino agrícola associado ao ensino não-formal e à educação para preservação do meio ambiente;

XV - Promover e incentivar a criação de reprodutores, visando o melhoramento genético de animais;

XVI - Preservar a diversidade genética tanto animal quanto vegetal;

XVII - Apoiar, coordenar e fiscalizar o desenvolvimento de campanhas de vacinação preventiva em animais, em âmbito municipal;

XVIII - Exercer as atividades de inspeção e fiscalização, visando à defesa sanitária, vegetal e animal;

XIX - Zelar pela conservação dos mananciais existentes no Município, evitando desmatamento e queimadas;

XX - Desenvolver e estimular pesquisa de tecnologia de conservação do solo;

XXI - Orientar o pequeno produtor rural no uso e manejo do solo, segundo sua aptidão agrícola, visando à otimização da renda do produtor rural e à preservação permanente do solo;

XXII - Desenvolver programas de irrigação e drenagem, implantação e manutenção de poços artesianos, eletrificação rural, produção e distribuição de mudas e sementes, de reflorestamento, bem como do aprimoramento dos rebanhos;

XXIII - Promover a mecanização agrícola planejada e orientada, mediante convênio com as cooperativas agrícolas de pequenos produtores, para o aproveitamento dos equipamentos e redução de sua ociosidade;

XXIV - Estimular a criação de hortas comunitárias e a preservação das áreas verdes;

XXV - Desenvolver programas de açudagem e piscicultura, baseados na legislação vigente;

XXVI - Articular-se com a Secretaria de Obras, Infra-estrutura e Serviços Públicos para a abertura e conservação das estradas vicinais;

XXVII - Elaborar e apresentar ao Prefeito relatório anual de atividades;

XXVIII - Elaborar sua proposta orçamentária parcial e remetê-la ao órgão competente para fins de estudo e inclusão no projeto de lei de orçamento do Município;

XXIX - Expedir instruções para garantir a boa execução das leis, decretos e regulamentos relacionados às suas atividades;

XXX - Providenciar levantamento anual das atividades, para a realização de audiência pública de prestação de contas;

XXXI - Assinar ofícios e documentos pertinentes à sua área de atividade;

XXXII – Participar dos eventos promovidos pela administração municipal buscando, sempre que necessário, promover a ordem, com dedicação e postura;

XXXIII - Praticar os atos pertinentes às atribuições descritas na Lei ou outras correlatas e eventuais previstas para o referido cargo.

Estão subordinadas à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, as seguintes Superintendências, Gerências e Subgerências:

I – Superintendência:

  1. a) Superintendência de Desenvolvimento Rural.

II - Gerências:

  1. a) Gerência de Acompanhamento de Projetos e Programas;
  2. b) Gerência de Desenvolvimento Rural;
  3. c) Gerência de Cadastramento Rural e Geração de Renda.

III – Subgerências:

  1. a) Subgerência de Acompanhamento de Projetos e Programas;
  2. b) Subgerência de Apoio Técnico e Organização Institucional.
Endereço
Praça Drº Custódio Tristão Sala 101, n.248
Centro, Guaçuí/ES, CEP: 29560000
Telefone: (28) 3553-4841,
e-mail: desenvolvimentorural@guacui.es.gov.br
Horário de funcionamento

Segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e 13h às 17h30min; Sexta-feira, das 8h às 11h e 13h às 17h.

Edielson de Souza Rodrigues

Secretário



  • ÓRGÃO SUPERIOR
  • Prefeitura Municipal

    sic@guacui.es.gov.br
    (28) 3553-1794

Edielson de Souza Rodrigues

Secretário

Matrícula:



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