EnglishFrenchGermanGreekItalianRussianSpanishHungarianMaltese
Home Educação Jornada Pedagógica
Jornada Pedagógica
Lido : 1036 Vezes
Ter, 07 de Fevereiro de 2012 09:14
Com o objetivo de esclarecer sobre o funcionamento dos setores administrativos e pedagógicos da rede de ensino municipal, bem como apresentar sua equipe de trabalho, a Secretaria Municipal de Educação de Guaçuí realizou no dia 1º de fevereiro, nas dependências do Teatro Fernando Torres, a abertura do seu ano letivo, dentro da programação da JPP – Jornada de Planejamento Pedagógico, que contou com a presença de professores, diretores, supervisores, coordenadores e técnicos diversos.
Para que os servidores da educação tivessem uma boa acolhida no ano letivo que se iniciava, eles foram recepcionados com música e um café da manhã. O cantor Luiz Antônio Mendes e a Lira Santa Cecília deram as boas vindas através de canções populares que procuravam passar mensagens de esperança e altivez. Em seguida a jornada teve início com a abertura dos trabalhos feita pelos profissionais a serviço da educação do município.
Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação – Maria do Rosário Araújo Carvalho Mendonça ressaltou em suas falas a importância da Jornada Pedagógica como comprometimento das atividades para o bom desempenho da Educação Pública Municipal, garantindo assim um trabalho direcionado para o sucesso dos educandos e consequentemente uma educação de qualidade.
Ela ainda ressaltou as experiências que esses profissionais vão adquirindo ao longo dos anos que oportunizam melhorias cada vez mais na Educação Municipal. Como exemplo citou a escolha de turmas realizada em dezembro de 2011, quando os professores já foram para suas férias sabendo da turma ou turmas que iriam trabalhar em 2012.

Estruturada em mais dois dias de atividades, a JPP prosseguiu na quinta e na sexta-feira, 2 e 3 de fevereiro, com todos os professores da Rede Municipal reunidos  por modalidade de ensino para reverem ou construírem os Conteúdos Básicos Comuns, acompanhados dos técnicos pedagógicos das escolas, com assessoria da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a Secretária Municipal de Educação – Maria do Rosário Araújo Carvalho Mendonça e a Superintendente Pedagógica _ Maria da Penha Regina Martins Conceição, o objetivo maior desses dois dias foi a elaboração e ou revisão dos conteúdos básicos comuns utilizados nos CEMEIs Creches, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em 9 anos.
A outra meta alcançada foi dividir os Conteúdos Básicos Comuns, de acordo com a nova estrutura do Calendário Escolar que é por trimestres e não mais por bimestres.
Segundo a Superintendência Pedagógica do município, a JPP -  Jornada de Planejamento Pedagógico busca aprimorar os conhecimentos básicos relacionados aos conteúdos ministrados ao longo do ano letivo que contribuirão para o sucesso escolar dos alunos.
O encontro do dia 2 de fevereiro aconteceu na Escola Anísio Teixeira pela manhã com os professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental; e à tarde na EMEF Deocleciano de Oliveira com os professores de 5ª a 8ª séries. Já no terceiro dia os professores foram para suas respectivas escolas para se organizarem para o início das aulas nesta segunda-feira.

Texto: Penha Conceição – Superintendente Pedagógica
           Regina Lopes
Fotos: Foto Vitor
Revisão: Profº Carlos Ola