“Retratos de uma adolescente” lançado em festa da Literatura

O livro da estudante Monize Silva Marques, de 14 anos, foi lançado em cerimônia realizada na Câmara de Guaçuí

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 14/08/2017 às 13:42  •  atualizado

A noite de sexta-feira (11) foi de festa para a Literatura, especialmente, para Guaçuí. Foi realizado, na Câmara Municipal, o lançamento do livro “Retratos de uma adolescente” que traz as poesias da jovem Monize Silva Marques, de 14 anos. Ela é aluna da Escola Municipal Jose Antônio de Carvalho, localizada no distrito de São Tiago, zona rural do município.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, educadores, familiares e amigos de Monize, que vieram prestigiar esse momento que pode ser considerado histórico para a Literatura de Guaçuí. Entre estes, a professora e escritora Rita Zózimo, junto com seu marido, Marcos Zózimo, que foram os patrocinadores do sonho da jovem escritora e principais responsáveis pela publicação da obra. Eles foram homenageados pelos organizadores do evento, que também teve outros momentos de emoção, como a fala da educadora que alfabetizou Monize, aos 9 anos, professora Conceição, e a presença de seus pais, Vanderlei e Simone Marques.

A professora Neuzeli Gomes Glória – a Bi – foi quem descobriu o talento da escritora. Professora de português, na Escola José Antônio de Carvalho, ela conta que percebeu que Monize escrevia, mas não deixava que ninguém visse. “Pedi a ele que permitiu que eu lesse. Foi quando vi que era muito bom e prometi que iria encadernar as poesias, mas resolvi que podia fazer mais”, contou, lembrando que assim surgiu a ideia do livro.

Bi, então, conseguiu o apoio do escritor Weber Muller que ajudou na compilação do texto, junto com Monize, para chegar ao resultado que foi lançado na sexta. “Hoje, estamos aqui para apresentar o livro ao público, que é um marco para Guaçuí”, disse Muller, que ficou responsável por escrever a orelha do livro.

Destacada como benfeitora de Monize Marques, junto com seu marido, Rita Zózimo disse que estava vivendo um dos dias mais felizes de sua vida e lembrou que também foi alfabetizada aos 9 anos e, aos 20, ainda não tinha a 8ª série. “Mas um dia, uma professora também me encontrou e, agora, eu pude te encontrar”, relembrou, se dirigindo à jovem escritora guaçuiense. “E hoje, eu corro o mundo e sou certificada pela Universidade da Flórida (EUA)”, destacou.

O secretário municipal de Educação, Vanderson Vieira Pires – Dill, classificou o lançamento do livro “Retratos de uma adolescente”, de Monize Marques, como um momento histórico para a educação de Guaçuí. “É muito gratificante ver uma aluna da rede municipal de ensino publicando um livro de sua autoria. Isso vai servir de exemplo e incentivo para outros alunos concretizarem seus sonhos e seguirem seus caminhos na vida”, afirmou.

Por sua vez, a dona da festa, Monize Marques disse que faz poesia por amor à escrita e que essa mesma poesia é um retrato da vida de cada um. “Fui capaz de conquistar um sonho”, disse, agradecendo a Deus e a todos que a ajudaram. “E é muito bom saber que todo mundo que me ajudou está aqui hoje (sexta, à noite)”, disse. “Por isso, digo que todos devem correr atrás de seus sonhos”, completou, enfatizando que o livro “Retratos de uma adolescente” retrata momentos de mudança.

Também estavam presentes, entre os muitos que prestigiaram a cerimônia, o vereador Laudinho, a superintendente de Educação, Márcia Oliveira, a diretora da Escola José Antônio de Carvalho, Jaqueline Vieira Paraíso Ferreira, e a escritora Ivanete da Silva Glória Dalmárcio – que estava completando 88 anos na mesma data.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

“Retratos de uma adolescente” lançado em festa da Literatura

O lançamento do livro “Retratos de uma adolescente”, de Monize Marques, foi lançado em cerimônia realizada na sexta-feira (11).

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 1 mês  •  Educação

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO