Cultura, Turismo e Esporte

Guaçuí será a capital do teatro capixaba em agosto

Foi divulgada a programação do 18º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí que será realizado em agosto

Publicado em 12/07/2017 às 14:23  •  atualizado

Guaçuí vai voltar a se tornar um grande palco no mês de agosto. Foi divulgada a programação do 18º Festival Nacional de Teatro que é realizado todo ano no município, com peças teatrais apresentadas no Teatro Municipal Fernando Torres e em praças da cidade. O evento é coordenado pelo Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira” e conta com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Guaçuí e comércio local.

O FestGuaçuí, que é considerado um dos mais importantes no cenário teatral do Espírito Santo e que vem ganhando destaque em toda mídia nacional, vai acontecer entre os dias 13 e 19 de agosto. E os organizadores destacam o reconhecimento do evento como resultado do trabalho sério e de compromisso com a qualidade exigida aos participantes que vêm de vários lugares do Brasil.

Para o diretor do Grupo Gota, Pó e Poeira e também do Teatro Municipal de Guaçuí, Carlos Ola, o FestGuaçuí está sempre confirmando o hábito da população da região do Caparaó em prestigiar os espetáculos que se apresentam no Festival, desde o ano de 2000. “E ao mesmo tempo, conhece as diferenças culturais de cada região brasileira, quer seja do nordeste, do sudeste, do norte ou do sul do país”, destaca. “Ele ainda fomenta as artes cênicas, aproximando o público dos grupos e os grupos das aspirações do povo, envolvendo o público não só com o teatro, mas também com outras manifestações artísticas, como a dança, fotografia e a música”, completa.

Os organizadores esperam contar com plateia lotada todos os dias nas diversas sessões, do festival 2017, que promete movimentar a cidade de Guaçuí, aquecer o cenário cultural da região do Caparaó e se confirmar como um dos principais atrativos do Espírito Santo. Eles enfatizam que o FestGuaçuí propõe mais uma vez o prosseguimento da política de integração comunidade-artista-teatro, proporcionando um enriquecimento cultural ao público e aos envolvidos nas oficinas e espetáculos que acontecem durante o evento. O objetivo é atingir um amadurecimento teatral, que se origina em Guaçuí, por meio do Grupo Gota, Pó e Poeira para outras cidades.

O 18º Festguaçuí deste ano vai receber oito trabalhos adultos, seis para infância e juventude e cinco de rua, além de um espetáculo convidado, realizado pelo Coletivo Emaranhado, que estará pela primeira vez no evento, com o espetáculo Ser (Tão), por intermédio do projeto de Circulação do Estado. A mostra reúne ainda montagens do Sul do Estado do Espírito Santo, da Grande Vitória e também espetáculos vindos de outras partes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Minas Gerais.

13 de agosto – Domingo

20h – Abertura e Lançamento do livro “GPP – Uma História de Teatro”, de Rômulo Mussielo

20h30 – Ser (Tão) – Coletivo Emaranhado - Vitória – ES (Circulação Secult-ES)

14 de agosto – Segunda-Feira

14h – Uma viagem no tempo – Rerigtiba - Anchieta – ES

16h – A farra do Boi Bumbá – Ciclomáticos - Rio de Janeiro – RJ

20h – O beijo no asfalto – CTI – Rio de Janeiro – RJ

15 de agosto – Terça-Feira

14h – O príncipe feliz – Novo Ato - Goiânia – GO

17h – E quem quiser que conte outra – Rastro dos Astros – Ubá – MG

19h – Gato Preto – Cia. Oops – Goiânia – GO (Circulação Cultural Goiás)

20h – Os últimos dias de Paupéria – Tarahumaras – Vitória - ES

16 de agosto – Quarta-Feira

14h – Juvenal, Pita e o velocípede – Pandorga – Rio de Janeiro – RJ

18h – Cordel da Morte Morrida – As Lucianas – Rio de Janeiro – RJ

20h –  Ainda aqui – Cia. Cerne – Rio de Janeiro – RJ

17 de agosto – Quinta-Feira

14h – Nos bastidores da lona – Canta Circo – São Paulo – SP

18h – O Felizardo – Cia Ovorini – Sete Lagoas – MG

20h – Hello, boy – Cia. da Matilde – São Caetano do Sul – SP

18 de agosto – Sexta-Feira

14h – As aventuras de Peter Pan e Sininho – Cia. Evoé – São Paulo - SP

18h – Belfagor – Casa da Árvore – Vitória – ES

20h – Candelabro – Távola – Lauro de Freitas – BA

19 de agosto – Sábado

14h – A pedra da lua – A lenda das icamiabas – Guaçuí – ES (Convidado)

19h – Olho – Cia Oops –  Goiânia – GO (Circulação Cultural Goiás)

20h30 – A absurda comédia de duas vidas – Gota, Pó e Poeira – Guaçuí – ES (Convidado)

21h30 – Cerimônia de encerramento e premiação.

- Oficinas com Fabrício Cunha (ES) e João Bosco (GO) – Debates

- Exposição de fotografias de Eder Gaioski – Exibição de Vídeo

(28) 99992-5504 (Marcos Freire)

Guaçuí será a capital do teatro capixaba em agosto

O 18º Festguaçuí deste ano vai receber oito trabalhos adultos, seis para infância e juventude e cinco de rua.

PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024  há 10 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES 2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 05/2024 TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE E A ASSOCIAÇÃO DA LIRA SANTA CECÍLIA – DE GUAÇUÍ há 16 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte