Expedição no Rio Veado celebra Dia Mundial da Água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou expedição no Rio Veado celebrando o Dia Mundial da Água

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Roberto Martins)
Publicado em 22/03/2018 às 18:02  •  atualizado

O Dia Mundial da Água, celebrado no 22 de março, foi comemorado na manhã desta quinta-feira de uma forma especial, com a realização de uma expedição no Rio Veado, em Guaçuí. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e contou com as parcerias do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Defesa Civil.

Considerado um importantíssimo manancial, o Rio Veado corta grande parte da área urbana da cidade de Guaçuí. A expedição começou pelo bairro Gumercindo da Silva Glória (Lagoa) e terminou nas imediações do pontilhão no centro da cidade, contando com uma limpeza simbólica às margens do Rio, na Avenida Beira Rio, envolvendo 29 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, além de coordenadora, supervisor e diretora da instituição de ensino.

O início da expedição foi em um local conhecido popularmente por "Prainha", onde as embarcações iniciaram os trajetos de subida e descida do Rio Veado, tendo por objetivo registrar, por meio de fotos e filmagens, a situação do rio, onde todo o material produzido será utilizado no trabalho de educação nas escolas.

Ao chegar na Avenida Beira Rio, os ocupantes das duas embarcações reuniram-se com os alunos e outros participantes do evento, havendo diversas explanações sobre a importância da data que é comemorada em todo o mundo, ressaltando a importância da preservação da água. Ao final, os alunos realizaram uma limpeza simbólica às margens do Rio Veado, sendo recolhida uma grande quantidade de lixo descartada irregularmente.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, agradeceu a participação e a parceria dos órgãos envolvidos, relatando a grande quantidade de lixo encontrada no rio durante a pequena expedição. “É assustador quando encontramos no trajeto pneus, brinquedos, máquina de lavar, vaso sanitário e outros objetos descartados no rio. É inadmissível como as pessoas conseguem ter esse tipo de comportamento sem se preocupar com as consequências. Precisamos ter respeito com o nosso Rio Veado e isso é responsabilidade de cada cidadão, lembrando que a água é um recurso natural essencial para todas as formas de vida”, afirmou.

Já a prefeita Vera Costa parabenizou a Secretaria de Meio Ambiente pela iniciativa e a todos os envolvidos, realçando a importância do Poder Público na preservação da água. “Nós, enquanto poder público, temos a obrigação de mobilizar nossas crianças e adolescentes para a preservação dos recursos naturais, principalmente, a água, que é nosso bem mais precioso. A ideia é incentivar essa geração, desde cedo, a cuidar do meio ambiente, da nossa cidade, do nosso planeta, garantindo o desenvolvimento sustentável de Guaçuí. Contudo, a responsabilidade e conscientização de cada cidadão é garantia do sucesso de nossas ações. Afinal, sozinho, o Poder Público não consegue atingir todos os objetivos”, concluiu.

Participaram também do evento os secretário de Educação, Vanderson Pires Vieira, vereadores, o coordenador de Defesa Civil Joilson Wagner Costa, vários policiais ambientais e populares que acompanharam o trajeto da expedição.

PNSB

Conforme informações da Semmam, o município de Guaçuí está cumprindo todas as etapas do Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB). O Plano contempla municípios de até 50 mil habitantes e está sendo elaborado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Todo o processo está em andamento, em Guaçui, desde 2015, quando foi assinado, pela prefeita Vera Costa, o decreto que criou o Comitê de Coordenação e Comitê Executivo para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Expedição no Rio Veado celebra Dia Mundial da Água

Embarcações fizeram trajetos de subida e descida do rio, registrando a situação do local, para depois ser realizada limpeza simbólica.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente