Amanhã tem Dia de “D” de vacinação antirrábica em Guaçuí

A vacinação acontece a partir das 8 horas da manhã e seguirá até as 16 horas, com um intervalo entre 11 horas e meio dia

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Arquivo PMG)
Publicado em 18/08/2017 às 14:05  •  atualizado há 1 segundo

A equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Guaçuí, realiza, neste sábado (19), o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2017. A vacinação acontece em quatro pontos da cidade, de 8 às 11 horas e de meio dia às 16 horas.  A vacina é indicada para animais a partir dos três meses de idade, não tem contra indicação e é gratuita.

Os profissionais envolvidos na campanha destacam que é importante que a população leve seus cães ou gatos para vacinar, porque esta é a única forma de manter os animais 100% livres do risco de contrair a doença, que pode ser transmitida para as pessoas, sendo fatal em quase 100% dos casos. Os pontos de vacinação ficarão na Praça da Igreja Matriz, na Agência Municipal de Agendamento (AMA), da Secretaria de Saúde (ao lado dos Correios), na Igreja São José – na Avenida José Alexandre – e na Igreja da Rua do Norte.

A doença é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, principalmente, no caso de mordidas dadas por animais doentes – gatos ou cães. O vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses, antes que os seus sintomas se manifestem, sendo muito similares nos cachorros e no homem. Nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Três tipos

Nos cães, a raiva pode se manifestar em três tipos diferentes: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal. Está última é considerada a forma mais rara e agressiva, causando cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até três dias. Já na Raiva Furiosa os primeiros sinais são o isolamento do animal. Ele passa a se esconder e busca lugares escuros. Além disso, fica agitado e começa a dar latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

O animal também, em alguns casos, lambe o local em que foi mordido e infectado de forma frequente, e também recusa alimentos e tenta comer suas próprias fezes. Outro sinal muito comum e mais conhecido pela população é a salivação excessiva (o cachorro fica babando). Neste período, o animal fica muito agressivo e depois sofre com paralisia e morre em até 48 horas.

Já na chamada Raiva Muda, o cachorro também apresenta os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros. No entanto, desta fase, ele já progride para a paralisia, o que leva o animal à morte em pouco tempo.

Gatos

Nos gatos com raiva, a doença se manifesta de forma parecida como nos cães. Contudo, o primeiro sinal da doença nos felinos é a alteração do comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia também são comuns nos gatos doentes, que morrem cerca de 10 dias após a contaminação.

(28) 99992-5504 (Marcos Freire)

Amanhã tem Dia de “D” de vacinação antirrábica em Guaçuí

A vacinação acontece em quatro pontos da cidade e é indicada para animais a partir dos três meses de idade, não tem contra indicação e é gratuita.

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 9 dias  •  Saúde