Esta sexta é o último dia para pagar IPTU com desconto

Prefeitura manteve o prazo estipulado e contribuintes só têm até esta sexta-feira (10) para pagar o IPTU com 15% de desconto

Por Comunicação Guaçuí , fonte Finanças Guaçuí
Publicado em 09/05/2019 às 15:11  •  atualizado

Este ano não vai ter prorrogação e o último dia para pagar o IPTU 2019, em Guaçuí, será nesta sexta-feira (10). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, vai manter o prazo para que o contribuinte possa pagar o imposto em conta única, até o vencimento, com direito a um desconto de 15%.

A Gerência de Arrecadação, do Setor de Tributação do município, informa que ainda há tempo para fazer o pagamento com desconto. E caso ainda exista quem não recebeu seu carnê do IPTU e da Coleta de Lixo, pode pegá-lo no setor que fica localizado ao lado da sede da Prefeitura. Os carnês também podem ser acessados pelo site da Prefeitura (www.guacui.es.gov.br), clicando no botão “IPTU 2019” e digitando os dados solicitados.

Os dois carnês foram distribuídos conforme um cronograma, de residência em residência, em cada bairro da cidade, como informa a Gerência de Arrecadação Tributária. Guaçuí possui mais de 11.500 unidades, entre terrenos com e sem construção.

O gerente de Arrecadação Tributária, João Manoel Cunha, destaca que é importante pagar em dia o imposto. “E se puder pagar até esta sexta com desconto, melhor”, enfatiza. “Mas se isso não for possível, o imposto pode ser pago parcelado, só que sem direito a desconto”, completa. João Manoel destaca, ainda, que desde o ano passado, os terrenos baldios (sem construção) tiveram um reajuste maior, assim como, dentro do ajuste dos impostos, também se leva em conta a localização de cada unidade.

A Secretaria Municipal de Finanças destaca que os recursos arrecadados com o IPTU voltam para o cidadão como investimentos, em obras e serviços realizados pela Prefeitura de Guaçuí

Já a taxa de Coleta de Lixo, que desde 2018 está sendo cobrada em outro carnê, é um imposto que deve ser pago por quem produz o lixo. Ou seja, no caso de um imóvel alugado, a taxa deve ser paga pelo inquilino, por quem está morando no imóvel. E é muito importante o pagamento dessa taxa, porque esses recursos são utilizados pelo município para realizar a coleta. “E é um serviço realizado de forma exemplar, em nosso município, como pode ser visto no dia a dia, porque nossa cidade está sempre limpa e bem cuidada, mas para manter isso, a Prefeitura precisa de recursos”, destaca João Manoel.

A Secretaria Municipal de Finanças também destaca que os recursos arrecadados com o IPTU voltam para o cidadão como investimentos, em obras e serviços realizados pela Prefeitura de Guaçuí. E lembra que o contribuinte que não paga os impostos acaba inscrito na chamada Dívida Ativa do município, o que pode acabar numa cobrança judicial. Essa ação judicial é determinada por lei federal que obriga o município a fazer a cobrança, caso contrário, comete renúncia de receita tributária, o que caracteriza ato de improbidade administrativa.

Esta sexta é o último dia para pagar IPTU com desconto

Caso alguém não tenha recebido seu carnê, pode pegá-lo no Setor de Tributação, ao lado da sede da Prefeitura, ou acessá-lo no site da Prefeitura (www.guacui.es.gov.br). (Comunicação Guaçuí)

PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENCERRA COM CHAVE DE OURO A CAMPANHA GUAÇUÍ MAIS PRÊMIOS Foram sorteados um smartphone e uma moto 0 km para as campanhas "Consumidor Sua Nota Tem Valor" e "Agricultor Sua Nota Tem Valor". há 3 meses  •  Finanças