Dia D de Vacinação contra gripe em todas as unidades de Guaçuí

Fazendo sua parte no Movimento Vacina Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando as pessoas a irem até unidade de saúde mais próxima

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 03/05/2019 às 11:42  •  atualizado

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está convocando a todos que fazem parte do público alvo a comparecerem à unidade de saúde mais próxima para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe, neste sábado (4). A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e o município pretende vacinar, ao final, mais de oito mil pessoas.

Todos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, policiais civis, militares, bombeiros e outros profissionais das forças de segurança e salvamento devem comparecer à unidade de saúde mais próxima (veja relação das unidades abaixo), no horário de 8 às 16 horas, levando seu cartão de vacina. “A vacinação irá acontecer em todas as outras unidades do município, incluindo a Policlínica”, afirma a enfermeira Suely Valéria Moreira Engelhardt, que faz parte da coordenação da campanha em Guaçuí.

Segundo a Semus, 8.244 pessoas compõem o grupo prioritário para receber a vacina, no município, havendo doses para atender a todo o grupo prioritário. Doses estas que estão à disposição na Policlínica Municipal, desde o início da campanha. “Temos doses para atender todo nosso grupo prioritário, o que está sendo feito desde o dia 10 de abril”, afirma o coordenador de Atenção em Média e Alta Complexidade da Semus, Werton dos Santos Cardoso – que também está na coordenação dos trabalhos.

Também foram disponibilizadas doses nos três distritos de Guaçuí – onde o Dia D foi antecipado para os três dias anteriores à data nacional. Assim como em comunidades mais afastadas da zona rural, além de situações especiais, como levar a vacina até o Lar dos Idosos, na cidade.

O Ministério da Saúde antecipou a campanha em 15 dias este ano e a dividiu em duas fases. No entanto, em Guaçuí, a vacinação está acontecendo numa fase única, atendendo todo grupo prioritário. Esse grupo prioritário é definido conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, segundo o Ministério da Saúde, também se baseia em estudos epidemiológicos, tendo como meta a imunização de 90% do público alvo.

O que é gripe (influenza)?

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, de um a quatro dias, mas pode se apresentar na forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente, nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de 5 anos, gestantes e doentes crônicos. Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.

Existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Já o vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. O SUS oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.

Unidades de Saúde

- ESF Dr. Abelha I e II (Caic)

- ESF Antonio de Oliveira (Balança)

- ESF José Rezende Vargas (Antonio Francisco Moreira)