Ensino de tempo integral na Escola Eugênio de Souza Paixão em Guaçuí

Os alunos da unidade de ensino, localizada no bairro Horto Florestal, agora entram às 7 horas e só saem às 15 horas

Por Comunicação Guaçuí , fonte Educação Guaçuí
Publicado em 19/03/2019 às 10:56  •  atualizado há 1 segundo

Uma metodologia mais ativa de aprendizagem. Este é um dos objetivos para a transformação da Escola Municipal Eugênio de Souza Paixão, em Guaçuí, em uma instituição de ensino de tempo integral. Localizada no bairro Horto Florestal, os alunos passaram a chegar às 7 horas e permanecer na escola até as 15 horas, desde esta segunda-feira (18).

Com esta mudança, agora, a escola está atendendo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que, na parte da manhã, têm aulas da grade curricular normal e, na parte da tarde, participam de oficinas de futsal, capoeira, atletismo/funcional, karatê, ginástica rítmica, música, banda e artesanato, na área esportiva e cultural, assim como na área de ensino, com apoio em português e matemática, contação de histórias, estudo de casa, jogos matemáticos, jogos de tabuleiro, produção de texto, desenvolvimento em leitura (DEL) e artesanato.

Além disso, como explica o diretor da instituição de ensino, Flávio de Souza Vieira, enquanto está na escola, o aluno tem quatro momentos para se alimentar. “Assim que chega, das 7 horas às 7h10, mais ou menos, eles recebem um desjejum, depois, entre 9 horas até 9h40 – o que seria a antiga hora do recreio – têm uma segunda merenda leve, para não atrapalhar o almoço que é servido entre 11h30 e 12h10, e no final do dia, antes de ir embora para casa, por volta das 14h40, é servida outra merenda”, explica o diretor. Ou seja, a criança sai da escola alimentada.

O diretor coloca que, assim como os alunos estavam ansiosos em começar o novo horário, os pais também aprovaram o período integral. “É muito bom para eles saberem que o filho está na escola, ao invés de estarem em casa, muitas vezes, sem atividades, e aqui estão trabalhando outras ações, tendo o reforço escolar e oficinas que colaboram no desenvolvimento não só na parte física, mas também no comportamento, porque há um direcionamento de limites”, afirma Flávio Vieira, destacando que houve um aumento no número de professores para atender o turno da tarde.

O projeto de tempo integral na Escola Eugênio de Souza Paixão foi idealizado pela pedagoga Enildes Rosa Queiroz Andrade e foi abraçado por todos os profissionais. Ela coloca que o objetivo é oferecer uma melhor formação para os alunos em todas as dimensões, física, intelectual e mental, visando formar o ser humano. “A iniciativa visa colaborar na mudança da realidade de alunos que estão tendo a oportunidade de viver novas experiências e ter mais oportunidades em sua formação”, afirma. “Antes, eles ficavam 4 horas e meia, na escola e, agora, estão ficando 8 horas, onde têm a oportunidade de viver uma metodologia mais ativa de aprendizagem, na qual estamos nos empenhando, para que atenda as necessidades não só dos alunos, mas de toda a comunidade”, completa, destacando que a ideia foi abraçada pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), assim que foi apresentada pela escola.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Ensino de tempo integral na Escola Eugênio de Souza Paixão em Guaçuí

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na parte da manhã, têm aulas da grade curricular normal e, na parte da tarde, participam de oficinas. (Divulgação PMG)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO