Aulas começam nesta segunda na Rede Municipal de Guaçuí

Segundo Secretaria Municipal de Educação, está tudo pronto para o início das aulas, com a expectativa de muitos projetos durante o ano

Por Comunicação Guaçuí , fonte Educação Guaçuí
Publicado em 31/01/2019 às 12:02  •  atualizado

A volta às aulas para mais de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Guaçuí está marcada para segunda-feira, dia 4. E a Secretaria Municipal de Educação (Seme) traçou planejamento e metas para o ano letivo de 2019, com novos projetos e objetivos, contando com empenho de todos os educadores da rede e, principalmente, dos familiares de cada aluno matriculado.

Segundo o secretário municipal de Educação, Vanderson Vieira, a rede escolar está preparada para receber os alunos. “Temos a certeza de que iremos viver mais um ano de muito sucesso, porque professoras e professores estão muito animados, empenhados, comprometidos, para fazer o melhor trabalho possível”, afirma. “E esperamos contar com o apoio das famílias que são muito importantes para que as nossas ações sejam bem sucedidas, porque sem a participação de pais e responsáveis, nossos professores não conseguem ensinar e educar nossos alunos”, completa.

As aulas vão começar nas 18 unidades de ensino que compõem a Rede Municipal que conta com sete creches (Dona Niquita – bairro Antônio Francisco Moreira, Regina Célia Campos Barroso Ribeiro (Anexo Dona Niquita) – Centro, Maria Umbelina da Silva –bairro Balança, Rita Perdigão – bairro São Miguel, Rita Alves dos Santos Silva – distrito de São Pedro de Rates, Vilma de Paula Ridolfi Ferreira – bairro Manoel Monteiro Torres – e Maria Célia de Paula Muruci – bairro Horto Florestal), o Centro de Ensino Municipal de Educação Básica (Cemei) – Jardim de Infância Zélia Vianna de Aguiar – e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, Deocleciano de Oliveira, Eugênio de Souza Paixão, Isaura Marques da Silva, José Antônio de Carvalho (distrito de São Tiago), Professora Elvira Bruzzi (distrito de São Pedro de Rates), Professora Guiomar Soares Azevedo (distrito de São Miguel do Caparaó), São Geraldo, Fazenda Alcantilado, além da Escola Municipal Pluridocente Honório Pedro de Siqueira.

O secretário Vanderson Vieira também destaca projetos que têm sido sucesso no meio escolar e anuncia que outros serão implantados nas escolas de Guaçuí. “Este ano, vamos investir muito em diversos projetos, na área de educação alimentar, educação ambiental, educação financeira, porque entendemos que, além das disciplinas comuns, precisamos investir na formação do ser humano, do cidadão”, enfatiza.

E muitos dos resultados destacados pelo secretário vêm de parcerias que a Seme vem desenvolvendo em Guaçuí. Vanderson Vieira dá um exemplo, destacando a parceria com a educadora Rita Zózimo que tem trazido, para o município, a Ação Global Youthmax Initiative, da empresa John Maxwell Team (JMT), que este ano, vai possibilitar a ida de dois alunos para os Estados Unidos, onde irão participar de um treinamento de liderança coach. “Estes dois alunos irão para os Estados Unidos, por meio desta parceria feita pela Secretaria Municipal de Educação, e eles foram escolhidos porque sempre se destacaram, sempre tiraram boas notas, têm bom comportamento, e nosso objetivo é fazer com que alunos que se destaquem tenham oportunidades como essa”, afirma.

Ótimo desempenho

O município de Guaçuí é responsável pela formação de alunos até os últimos anos do Ensino Fundamental e a Seme destaca o ótimo desempenho de seus alunos em processos seletivos para instituições de ensino públicas, onde vão cursar o Ensino Médio, conhecidos por serem de grande grau de dificuldade. E um exemplo é a Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, na qual 14 alunos foram aprovados para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e outros 11 passaram no processo seletivo do Instituto Federal Fluminense (IFF).

E entre estes 25 alunos, houve três primeiros lugares, dois segundos colocados e três primeiros lugares. Laiz Faber Gama foi a primeira colocada para o curso de Agroindústria do Ifes, enquanto Daniel Mendes de Souza ficou em primeiro lugar no curso de Informática, na mesma instituição. Enquanto Nikollas de Carvalho Paizante foi primeiro, no curso de Informática, no IFF.

Aulas começam nesta segunda na Rede Municipal de Guaçuí

As aulas vão começar nas 18 unidades de ensino que compõem a Rede Municipal de Ensino de Guaçuí. (Arquivo PMG)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação