Agricultura Pecuária e Abastecimento

Obra que era sonho se torna realidade na zona rural de Guaçuí

A Ponte de São Domingos recebeu as vigas de concreto no último dia 5, sendo a segunda ponte concluída em pouco mais de 30 dias

Por Comunicação Guaçuí , fonte Agricultura de Guaçuí
Publicado em 10/12/2018 às 12:10  •  atualizado há 1 segundo

Uma obra que era um sonho de várias comunidades da zona rural de Guaçuí está sendo concretizada e finalizada. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), com recursos do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), está finalizando a Ponte de São Domingos que irá interligar várias comunidades e facilitar o escoamento de produção agrícola.

O secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, destaca que foram muitos dias de trabalho, que foi iniciado no final de outubro, enfrentando problemas, principalmente, causadas pelas chuvas que dificultavam a conclusão dos pilares (serviço feito pelos funcionários da Semag, com o apoio de uma equipe da Secretaria Municipal de Obras) que iriam receber as vigas de concreto. Além da lama nas estradas, o nível do rio ficava mais elevado.

Mas o serviço foi concluído e a instalação das vigas – medindo 12 metros de comprimento e 1,4 metro de altura cada uma – foi realizada pela empresa responsável, com a colaboração dos servidores municipais, na última quarta-feira (5). “É uma obra esperada há muito tempo e só temos que agradecer a toda equipe que trabalhou para que a obra fosse concretizada, com um agradecimento especial à prefeita Vera Costa (a prefeita visitou o local durante os trabalhos), ao ex-secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto – que teve grande participação nisso –, ao atual secretário estadual de Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, por seu empenho e de sua equipe, e à Câmara Municipal”, enfatiza Edielson.

Esta é a segunda ponte importante para a zona rural concluída pela atual administração municipal em pouco mais de 30 dias. No dia 26 de outubro, a equipe da Semag e a empresa responsável realizaram a instalação das vigas de concreto da Ponte do Salgado, outra obra que era muito esperada pelos produtores da região. Logo depois da conclusão desta ponte, a equipe começou o serviço para a instalação da Ponte de São Domingos. “Realizamos a construção de duas pontes, mesmo com a quantidade de chuva que caiu, causando barro, atoleiros, queda de barreiras, e não deixamos de atender aos problemas que surgiram por causa do mal tempo”, destaca o secretário.

A chuva, que caiu durante dias seguidos sobre o município, em novembro, provocou o atraso no término da última ponte e também trouxe outros problemas para o município que precisaram ser atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, principalmente, nas estradas vicinais. “Tivemos 22 dias de chuvas no mês de novembro, foram 480 milímetros de chuvas, e, além da ponte, tivemos muitos problemas em vários pontos do município, com atoleiros e barreiras caindo, que precisávamos atender”, conta o secretário Edielson Rodrigues.

Edielson lembra que a Semag havia realizado a melhoria e recuperação de 600 quilômetros de estradas em quase toda a zona rural de Guaçuí, “restando apenas as regiões do Córrego da Tremedeira e Córrego do Patrimônio”, até o final de outubro. “A chuva de novembro danificou alguns pontos, mas a maioria permaneceu transitável, e trabalhamos da maneira mais rápida possível na recuperação dos pontos danificados, porque sabemos da nossa responsabilidade em atender à população”, conclui.

Obra que era sonho se torna realidade na zona rural de Guaçuí

A instalação das vigas foi realizada pela empresa responsável, com a colaboração dos servidores municipais, na última quarta-feira (5). (Divulgação Semag)

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 16 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento