PEV deve ser usado apenas para coleta de lixo reciclável

Associação de Catadores têm encontrado todo tipo de lixo em alguns PEVs instalados pelo município para coleta específica de resíduos recicláveis

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 06/11/2018 às 10:48  •  atualizado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Guaçuí tem recebido reclamações dos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar) que fazem a coleta seletiva na cidade. Segundo eles, há pessoas colocando lixo não reciclável nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados em pontos estratégicos, inclusive, resíduos que colocam a saúde e a integridade física dos catadores em risco, como fezes de animais e vidros quebrados.

Por isso, a Semmam está alertando e lembrando a população que os PEVs devem ser utilizados apenas para a coleta seletiva. Ou seja, deve ser colocado, no PEV, apenas o chamado lixo reciclável, como papéis – inclusive papelão, plásticos, metais, vidros (que devem estar envoltos em outro material para evitar acidentes com os catadores) e embalagens cartonadas – as conhecidas embalagens longa vida. “Quando uma pessoa coloca outro tipo de lixo no PEV, está pondo em risco a saúde e até a integridade dos catadores, que podem adquirir doenças e se machucar”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Conforme informações da Semmam, os catadores estão encontrando todo o tipo de resíduos em alguns pontos de coleta. Além de restos de alimentos – o que é comum ser encontrado e também não deve ser jogado no PEV, existe quem jogue fezes de cachorro e até animais mortos. Todo esse tipo de lixo, além de colocar em risco os catadores, acaba danificando e inviabilizando o reuso dos bolsões (bags) que são colocados nos pontos. Isso traz prejuízos para os cofres públicos municipais, o que é prejuízo para a população e para a própria pessoa que está fazendo uso errado do ponto de coleta.

“É muito importante que a população contribua, denunciando o vandalismo e também usando de forma correta os PEVs, onde só deve ser colocado lixo reciclável”, afirma o secretário Roberto Martins

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão instalados em regiões estratégicas para atender os bairros de Guaçuí e, há pouco tempo, os antigos foram substituídos por novos (num total de 10 até agora) que são feitos de chapa de aço e contam com uma grade no piso, além de uma porta com trinco ao fundo, sendo assim mais resistentes. Os antigos são feitos de uma armação de metal envolvida por um tipo de lona, o que os fazem ser mais vulneráveis à ação de vândalos, outro problema enfrentado pela municipalidade.

Justamente para combater esse vandalismo, conforme destaca Roberto Martins, os novos pontos foram confeccionados com um material mais resistente. “Muitos foram destruídos por ações de vândalos e isso não pode acontecer mais”, afirma. “É muito importante que a população contribua, denunciando o vandalismo e também usando de forma correta os PEVs, onde só deve ser colocado lixo reciclável”, completa Martins.

Eu Reciclo

Recentemente, a Semmam lançou o Projeto “Eu Reciclo”, onde o cidadão pode enviar fotos ou pequenos filmes mostrando a sua contribuição, no dia a dia da coleta seletiva. Cada filme ou foto deve ser encaminhado para o Whatsapp (28)99909-5347, acompanhado de nome completo de quem está enviando e do bairro onde reside. O material será postado na Fanpage da Asguamar. O projeto visa divulgar bons exemplos e práticas conscientes, estimulando a importância da reciclagem, além do uso correto do PEV.

PEV deve ser usado apenas para coleta de lixo reciclável

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão instalados em regiões estratégicas para a coleta apenas do lixo reciclável. (Arquivo Semmam)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente