Prefeitura de Guaçuí
search

Alterações no PDM visam regulamentar condomínios de chácaras

Audiência foi realizada na Câmara Municipal, para onde agora o projeto será enviado para ser apreciado pelos vereadores

Na audiência, vários pontos voltaram a ser discutidos e explicados, principalmente, pela secretária de Planejamento, Heliene Coelho. (Divulgação PMG)
Na audiência, vários pontos voltaram a ser discutidos e explicados, principalmente, pela secretária de Planejamento, Heliene Coelho. (Divulgação PMG)

Publicado em 26/11/2018 as 14:48 (Atualizado em 22/01/2019 as 12:54), postado por Comunicação Guaçuí , Fonte: Planejamento Guaçuí

Na noite de sexta-feira (23), a Prefeitura de Guaçuí, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, e em conjunto com o Conselho da Cidade, realizou audiência pública para apresentar alterações ao Plano Diretor Municipal (PDM). A audiência aconteceu na Câmara Municipal e reuniu representantes de segmentos da sociedade relacionados com o que trata o projeto.

Essas alterações, conforme informações da Secretaria Municipal de Planejamento, foram amplamente discutidas dentro do Conselho da Cidade, antes de serem inseridas no projeto de lei que visa regulamentar a implantação de condomínios de chácaras, identificadas no texto como “condomínios por unidade autônoma”. Agora, depois de apresentado na audiência, o texto será enviado à Câmara de Vereadores.

Vários pontos voltaram a ser discutidos e explicados, principalmente, pela secretária municipal de Planejamento, Heliene de Barros Coutinho Coelho. “Todas as modificações no PDM foram amplamente discutidas no conselho e voltaram a ser esclarecidas na audiência, logo, agora, o próximo passo é enviar para a Câmara, para que seja votado pelos vereadores”, enfatiza a secretária.

Conforme está exposto no Projeto de Lei Complementar nº 004/2018, estão sendo incluídos dispositivos na Lei Complementar Municipal que institui o PDM. De acordo com o novo parágrafo do artigo 68, “a ZPA (Zona de Proteção Ambiental) 3 passa a ter 600 (seiscentos) metros a partir da linha limítrofe do perímetro do zoneamento urbano”. Além disso, o projeto define sobre o parcelamento de imóvel para fins de formação de condomínios por unidades autônomas, onde, entre outras definições, está colocado que “o ônus da implantação, da execução dos projetos urbanísticos, bem como ambiental de parcelamento de imóvel e a constituição dos condomínios por unidades autônomas é de total responsabilidade do empreendedor”.

O projeto define os requisitos urbanísticos para a aprovação do condomínio por unidade autônoma

O projeto define, ainda, os requisitos urbanísticos para a aprovação do condomínio por unidade autônoma, regulamentando como devem ser tratadas as Áreas de Preservação Permanente (APP) e as diretrizes a serem seguidas pelas edificações. Além de colocar como deve ser encaminhado um projeto de condomínios por unidades autônomas e como se dá sua aprovação. A texto trata ainda sobre a anuência do Incra e do alvará de licença para execução de obras.

O que motivou a modificação do PDM e a apresentação do projeto é a significativa implantação de condomínios de chácaras, em Guaçuí, sem que haja uma legislação municipal que regulamente esse tipo de empreendimento. Conforme coloca a prefeita Vera Costa, na justificativa do projeto que será enviado ao Legislativo, o crescimento desordenado de uma cidade, junto com o desequilíbrio ambiental que as ocupações irregulares produzem, pode provocar problemas que, se não forem solucionados, “geram mazelas socioeconômicas, ambientais e estruturais”. “E no futuro, o município não conseguirá regularizar essas ocupações, nem mesmo realizar as devidas obras, para assegurar a capacidade de moradia digna aos moradores de tais áreas”, afirma.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

FOTOS



MAIS NOTICIAS
Audiência vai apresentar alterações ao PDM de Guaçuí

há 61 dias

Audiência vai apresentar alterações ao PDM de Guaçuí

A audiência pública está marcada para as 19 horas, desta sexta-feira (23), na Câmara Municipal


São Miguel do Caparaó discute propostas para o PPA

há 523 dias

São Miguel do Caparaó discute propostas para o PPA

O distrito recebeu a última audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021


Audiência pública discute PPA para a cidade de Guaçuí

há 530 dias

Audiência pública discute PPA para a cidade de Guaçuí

Desta vez, a audiência aconteceu na Câmara Municipal, onde foram discutidas propostas para a sede do município


Esta quarta tem audiência do PPA na Câmara Municipal de Guaçuí

há 531 dias

Esta quarta tem audiência do PPA na Câmara Municipal de Guaçuí

A audiência público do PPA de São Miguel do Caparaó foi adiada para dia 15, mas a da sede foi mantida e acontece nesta quarta (09)


Audiência do PPA em São Miguel do Caparaó é adiada

há 535 dias

Audiência do PPA em São Miguel do Caparaó é adiada

A audiência pública para elaboração do PPA não vai mais acontecer no dia 8, no distrito. A audiência na Câmara Municipal, dia 9, está mantida


São Tiago também discutiu PPA em audiência pública

há 536 dias

São Tiago também discutiu PPA em audiência pública

Na noite de quarta-feira (02), a comunidade do distrito de São Tiago, em Guaçuí, discutiu propostas para o PPA


Realizada audiência sobre PPA em São Pedro de Rates

há 538 dias

Realizada audiência sobre PPA em São Pedro de Rates

Audiência aconteceu na noite desta terça-feira (01), para colher sugestões da comunidade para o Plano Plurianual (PPA)


Prefeitura de Guaçuí realiza audiências para elaboração do PPA

há 546 dias

Prefeitura de Guaçuí realiza audiências para elaboração do PPA

População poderá participar da elaboração do Plano Plurianual por meio de audiências públicas e outros canais colocados á disposição pelo município


Aguarde, enviando dados!

clear