Quinta-feira de caminhada e Ação Rosa contra o câncer

A manhã de quinta-feira foi aberta com uma caminhada e, na parte da tarde, foi realizada a Ação Rosa, na Praça João Acacinho

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 11/10/2018 às 16:38  •  atualizado há 1 segundo

Guaçuí amanheceu nesta quinta-feira (11) com ações que visam chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e colo uterino. Logo às 8 horas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou a Caminhada Rosa. E na parte da tarde, aconteceu a Ação Rosa, na Praça João Acacinho. As duas ações fazem parte da programação do Outubro Rosa no município.

A Ação Rosa começou às 13 horas e se estendeu até as 16, onde as equipes da Semus ofereceram à população a marcação para 300 exames de mamografia e 300 exames preventivos. Na atividade, que contou ainda com a presença do secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, e do vereador Paulinho do Vitalino, entre outros, também foi realizada avaliação nutricional, aferição de pressão e testes rápidos.

Os dois também participaram da Caminhada Rosa, na parte da manhã, que partiu da mesma Praça João Acacinho e percorreu ruas do centro da cidade, chamando atenção para a prevenção do câncer de mama e a necessidade das mulheres (principalmente entre 50 e 69 anos) realizarem a mamografia e exames preventivos de câncer do colo uterino (exame citopatológico) que deve ser feito quando a mulher inicia sua vida sexual. Quando é diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem praticamente 90% de chances de cura.

O secretário Márcio Clayton destacou a importância das mulheres realizarem esses exames. “É muito importante que todas procurem prevenir essa doença, porque quanto mais cedo for diagnosticada, maiores as chances de se conseguir a cura, e basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para marcar, como as mulheres estão fazendo aqui na praça hoje”, disse, se referindo à Ação Rosa.

As ações do Outubro Rosa, em Guaçuí, sob a direção da coordenadora da Saúde da Mulher, Regiane Aparecida Ferreira, começaram no dia 2, quando foi realizada a abertura oficial na Policlínica, com palestras e orientações. Estas ações se estenderam nos dias seguintes, com a participação das equipes do ESF e Nasf, começando pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Nina Lúcia Cristiano, e no bairro Horto Florestal, no dia 3. Depois as ações aconteceram na ESF Antônio Dutra, em São Tiago, no dia 4, na terça-feira (9), na ESF Antônio Catatau, no bairro Balança, e na quarta (10), na ESF José Teodoro, no Vale do Sol.

As ações continuarão na semana que vem. Sempre a partir das 8 horas, no dia 16, irão acontecer na ESF João Polido, em São Pedro de Rates, e depois na ESF Pedro Viana Neto, no bairro Manoel Monteiro Torres, no dia 17. A seguir, serão realizadas ações na ESF José Rezende Vargas, no bairro Antônio Francisco Moreira, dia 18, no Ponto de Apoio de São Miguel do Caparaó, no dia 25, e na ESF Dr. Abelha I e II, no dia 30, encerrando a programação.

Detecção precoce

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada

Como prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

- Praticar atividade física regularmente;

- Alimentar-se de forma saudável;

- Manter o peso corporal adequado;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Amamentar

O que aumenta os fatores de risco

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Outros fatores que aumentam o risco da doença são:

- Obesidade e sobrepeso após a menopausa;

- Sedentarismo (não fazer exercícios);

- Consumo de bebida alcoólica;

- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

- Primeira menstruação antes de 12 anos;

- Não ter tido filhos;

- Primeira gravidez após os 30 anos;

- Não ter amamentado;

- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

- Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);

- Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos

- História familiar de câncer de ovário;

- Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;

- História familiar de câncer de mama em homens;

- Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/ hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado no sexo masculino.

Quinta-feira de caminhada e Ação Rosa contra o câncer

Na Ação Rosa, as equipes da Semus ofereceram à população a marcação para 300 exames de mamografia e 300 exames preventivos. (Divulgação PMG)

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde