Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

Ordem de serviço para nova creche será assinada nesta sexta

Obra será realizada com recursos do Governo do Estado e, depois de concluída, irá atender a mais 138 crianças de Guaçuí

Por Comunicação Guaçuí , fonte Obras Guaçuí
Publicado em 25/10/2018 às 15:23  •  atualizado

Visando ampliar a oferta de educação infantil e continuar na busca de atender o que define o Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura Municipal de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), vai realizar a assinatura da ordem de serviço para a construção de mais uma creche no município. A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (26), às 8h30, no local em que será realizada a obra, no bairro Quincas Machado, ao lado da sede da OAB.

O prédio da creche terá 640,17 metros quadrados de área construída, no qual serão gastos R$ 845.797,32 liberados pelo Governo do Estado, por meio de Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes), num terreno pertencente ao município localizado no bairro Quincas Machado, mais precisamente situado à Avenida Emília Miranda Grando, esquina com a Rua Teodora Leal Valentim. “E o nome da instituição foi escolhido em homenagem a uma grande educadora, que sempre foi engajada em trabalhos que mereciam uma atenção especial ao aspecto social, a professora Maria Margarida Rodolfo Silva, um exemplo de mãe, esposa, professora e mulher perseverante e lutadora”, destaca o secretário municipal de Educação Vanderson Pires Vieira.

Conforme informações da Seme, a nova creche irá atender 138 crianças, de 0 a 3 anos de idade, de forma funcional e aconchegante, com espaços de serviços, pedagógicos e de lazer. E este atendimento será dividido em um horário integral, para os alunos de 0 a 1 ano e 11 meses, matriculados no berçário e no Maternal I, num total de 26 alunos, e em horário parcial para os alunos de 2 a 5 anos, num total de 112 alunos que serão matriculados no Maternal II e Maternal III.

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, destaca que a construção da creche marca o esforço do município em seguir avançando na ampliação do acesso à Educação Infantil em Guaçuí. “Mesmo diante das dificuldades existentes, vemos a necessidade de mais vagas como uma prioridade, o que requer um grande esforço da Prefeitura que sempre conta sempre com o apoio e a parceria do Governo do Estado para alcançar objetivos importantes para nossa comunidade”, afirma.

Atualmente, o município de Guaçuí possui sete creches que atendem a 583 crianças de até 3 anos de idade – destacando que a creche existente no bairro Horto Florestal também atende à pré-escola, para crianças de 4 a 5 anos. Desta forma, nesta sexta, será dada ordem de serviço para a construção da oitava instituição de educação infantil em Guaçuí, o que irá ampliar o número de crianças matriculadas para 721, após a conclusão e inauguração da obra.

As novas vagas a serem criadas com a abertura da nova creche, para crianças de 4 meses completos a 3 anos de idade, serão preenchidas conforme o cadastro feito pela Seme, que visa atender da melhor maneira toda a comunidade de Guaçuí. Como não há vagas suficientes nas creches existentes, o município realiza sorteios, como aconteceu no final do ano passado, para o preenchimento das existentes, e as crianças não sorteadas compõem um cadastro de suplência.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Ordem de serviço para nova creche será assinada nesta sexta

O terreno onde será construída a nova creche pertence ao município e fica localizado no bairro Quincas Machado. (Arquivo PMG)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO ACACINHO  há 19 dias  •  Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos