Doação de leite materno pode ser feita em Guaçuí

A doação pode ser feita seguindo algumas orientações e o ponto de coleta fica localizado na Policlínica (em baixo do Pronto Socorro)

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 29/10/2018 às 18:35  •  atualizado há 1 segundo

Qualquer mulher que tenha vontade de, num sentimento de solidariedade, doar leite materno para o Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) pode fazer isso em Guaçuí. E a coleta pode ser feita seguindo algumas orientações (veja passo a passo abaixo), para ajudar recém-nascidos que necessitam desse leite.

Conforme explica a responsável pela coleta de leite materno em Guaçui, a enfermeira Regiane Aparecida Ferreira, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “Dependendo do peso do prematuro, 1 mililitro já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado”, destaca.

Isso porque bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno doado. “Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias”, completa Regiane.

Em Guaçuí, o ponto de coleta fica localizado na Policlínica (em baixo do Pronto Socorro), na sala da Regulação Municipal, onde também as doadoras interessadas podem conseguir os recipientes apropriados para coleta. Depois de coletar o leite, o recipiente pode ser entregue no mesmo local, de segunda a sexta-feira, de 7 às 12 horas, para uns dos funcionários presentes.

Para doar leite materno, é só seguir este passo a passo:

Preparo do frasco para guardar o leite:

• Lave o frasco que pegou na Policlínica ou um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
  • Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.
  • Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
  • - Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.
  • - Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
  • - O ideal é deixar vários frascos preparados.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta:

• - Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos.
  • - Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca.
  • - Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
  • - Lave as mamas apenas com água.
  • - Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Local adequado para retirar o leite:

• Escolha um lugar confortável, limpo e tranquil
  • Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa
  • Evite conversar durante a retirada do leite.

Saiba como retirar o leite das mamas:

• Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
  • Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola.
  • Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola.
  • Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.
  • Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
  • Despreze os primeiros jatos ou gotas.
  • Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
  • Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola.
  • Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite coletado?

• Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado.
  • Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento.
  • Para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.
  • Coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco.
  • Guarde imediatamente o frasco no freezer ou no congelador.
  • Após a extração em que o frasco de vidro esteja completo, a mãe deve ligar para o banco de leite humano. Se em 10 dias após congelar o primeiro leite, o frasco não estiver completo, a mãe poderá ligar para o banco de leite humano e fazer a doação, pois qualquer quantidade é importante.

Como conservar o leite coletado?

• O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano.
  • A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.
  • Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.
  • Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

Doação de leite materno pode ser feita em Guaçuí

Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado. (Divulgação)

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde