Plantio de mudas marca comemoração ao Dia da Árvore em Guaçuí

A ação tem por objetivo a conscientização e preservação do Meio Ambiente

Por Comunicação Guaçuí, fonte SEMMAM
Publicado em 22/09/2018 às 10:35  •  atualizado

Em comemoração ao Dia Mundial da Árvore, celebrado nesta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promoveu o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Praça João Acacinho, no centro da cidade, em parceria com 30 alunos de 12 anos do Colégio Deocleciano de Oliveira.

Mudas grandes de ipês-amarelo, roxo e rosa, além de paineira e quaresmeira foram plantadas por grupos de alunos que se faziam acompanhar da diretora da escola e uma coordenadora. As mudas bem desenvolvidas e saudáveis foram cuidadosamente escolhidas por um engenheiro agrônomo e os locais discutido com a equipe de paisagismo e jardinagem da Semmam, visando também a substituição futura de algumas espécies que estão sendo monitoradas por estarem doentes e consequentemente sem vitalidade.

A solenidade contou ainda com a participação da prefeita Vera Costa, o Procurador Geral do Município Dr. Ailton da Silva Fernandes, o coordenador da Defesa Civil Joilson Costa, a diretora e coordenadora da Escola Deocleciano de Oliveira, respectivamente Rose Sant'Anna e Jerusa Soroldoni, além de voluntários.

A ação teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente e proporcionar uma cidade mais arborizada para a comunidade guaçuiense, com um grupo de alunos os quais são desenvolvidos trabalhos permanentes de conscientização ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, “não é o suficiente entregar uma muda de árvore para plantio, é preciso que o jovem também tenha conhecimento da importância da arborização para amenizar as consequências das mudanças climáticas e para o bem-estar geral da população, além de desenvolver uma consciência ambiental”, informou.

Sempre destacando a importância de preservar a cobertura vegetal, Martins fez um relato de algumas ações desenvolvidas ao longo do ano como o grande trabalho na Semana do Meio Ambiente focando sobre a preservação da fauna silvestre, a semana comemorativa ao Dia da Limpeza ressaltando a importância do descarte correto do lixo e a reciclagem, bem como em toda oportunidade, relata a necessidade do uso racional da água.

Em um ambiente de muita descontração, vários alunos disseram ser a primeira vez que estavam plantando uma árvore e apresentaram sugestões ao secretário de alguns plantios em seus bairros.

Plantio de mudas marca comemoração ao Dia da Árvore em Guaçuí

Alunos participam do plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore em Guaçuí.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 1 mês  •  Educação

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO