Começam atividades do Dia Mundial da Limpeza em Guaçuí

As ações vão seguir até sábado, 15, quando o World Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza) acontece em 150 países

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 10/09/2018 às 17:43  •  atualizado

Começaram nesta segunda-feira (10), as ações que marcam a participação de Guaçuí no World Clean Up Day – Dia Mundial da Limpeza – que irá acontecer, também, em outros 150 países, no dia 15. Estas ações vão seguir até o sábado (15), organizadas pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o apoio das Secretarias Municipais de Obras, Agricultura, Educação e Saúde.

Nesta manhã de segunda, as ações foram concentradas às margens do Rio Veado, que corta a cidade de Guaçuí, no trecho que vai do Pontilhão de Ferro até próximo ao Clube Palhense, no bairro Quincas Machado. A atividade reuniu o Tiro de Guerra 01-013 e voluntários da Secretaria Municipal de Saúde. Depois a ação aconteceu na Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva, com a limpeza do interior da própria escola e seu entorno. A atividade envolveu 280 alunos que estudam na instituição de ensino.

E nesta terça-feira, conforme o cronograma divulgado pela Semmam, as atividades começarão uma limpeza na área do Monumento ao Cristo Redentor, com plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no local. Esta ação terá a participação dos alunos do Colégio São Geraldo e vai começar às 14 horas. E a partir das 15h15, será realizada a limpeza da área central do distrito de São Tiago, incluindo as imediações do campo de futebol existente no local e outras indicadas pela direção e alunos a Escola Municipal José Antônio de Carvalho que vão participar da atividade (veja abaixo o cronograma para os demais dias).

De acordo com a Semmam, o objetivo do Dia Mundial da Limpeza é promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças, parques, etc., além de simbolizar a necessidade de conscientização da sociedade para o problema de descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. “O principal slogan da campanha, inclusive aqui no município, é lixo no chão, não”, lembra o secretário Roberto Martins.

As ações estão contando com a colaboração de voluntários para a coleta de resíduos em diversos pontos da cidade, inclusive, na zona rural. Todo o resíduo recolhido constará em um relatório detalhado, com amplo registro fotográfico, que será usado posteriormente no trabalho de educação ambiental nas escolas. E é justamente para facilitar a participação das escolas, mais voluntários e entidades que a administração resolveu realizar as ações do dia 10 até o dia 15 e não só apenas no dia 15, como vai acontecer em outras cidades espalhadas pelo mundo.

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo.  A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação com o slogan “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento.

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e, agora, são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. Assim, em 15 de setembro, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado.

Quarta-feira (12)

8h – Tremedeira e entorno – Escola Municipal Anísio Teixeira.

8h – Bairro Tancredo Neves – Escola Municipal Isaura Marques da Silva e seu entorno, além de Loja Maçônica Acácia.

15h40 – Escola Municipal São Geraldo – área central da escola.

Quinta-feira (13)

8h – Área da Avenida Beira Rio, às margens do Rio Veado (ponte do Fórum ao Pontilhão) – alunos da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro.

9h – Área urbana do bairro Horto Florestal – alunos da Escola Municipal Eugênio de Souza Paixão e Guarda Mirim.

14h – Área do Parque de Exposições – alunos da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro.

15h – Praça da Igreja Matriz, com plantio de uma árvore – alunos do Colégio São Geraldo – Pré-Escola – quatro turmas de 2 a 5 anos.

Sexta-feira (14)

8h – Parte da Avenida Espírito Santo e da Avenida Beira Rio (ponte da Rua Emiliana Emery até a ponte do Fórum) – alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira.

13h30 – Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, parte da Avenida Espírito Santo, Praça 25 de dezembro e Avenida Beira Rio (parte final) – alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira.

Sábado (15) – Dia Mundial da Limpeza

8h30 – Praça João Acacinho – limpeza, plantio de uma árvore e encerramento – com participação da Asguamar, Capítulo Ordem DeMolay, Lions Club, Rotary Clube, Tiro de Guerra 01-013 e voluntários em geral.

Começam atividades do Dia Mundial da Limpeza em Guaçuí

As ações desta segunda aconteceram às margens do Rio Veado e depois na Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva. (Divulgação PMG)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente