Bombeiros do Futuro forma mais uma turma em Guaçuí

Contando com a presença de autoridades, familiares e amigos, formatura aconteceu na unidade do Corpo de Bombeiros do município

Por Comunicação Guaçuí , fonte Educação Guaçuí
Publicado em 13/07/2018 às 11:39  •  atualizado

Na noite de quinta-feira (12), foi realizada a formatura da Turma 02 do projeto Bombeiros do Futuro, da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Corpo de Bombeiros, de Guaçuí. Os certificados de conclusão foram entregues, aos 25 alunos, por seus padrinhos, autoridades civis e militares que estavam presentes à solenidade. Eles participaram das atividades do módulo, durante quatro meses, tendo como objetivo passar aos meninos uma nova visão de futuro e da posição de cada um deles na sociedade, como cidadãos.

E o aluno Carlos Alexandre, falando em nome de seus colegas, deu um exemplo do que é esse objetivo, ao agradecer por tudo que aprenderam no projeto e até pelas broncas que tomaram. “Serão dias que nós nunca vamos esquecer e levaremos para o resto da vida o que aprendemos aqui”, disse.

O projeto Bombeiros do Futuro é realizado numa parceria entre Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, do município. Aliás, Guaçuí é o único município onde o projeto está acontecendo, no Estado, como foi confirmado pelo subcomandante da corporação, tenente Guilherme Boechat, e salientado pelo secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira. “Educação não pode ser feita apenas por nós educadores e precisa da participação de todos para que tenhamos uma educação de qualidade”, destacou o secretário. “Por isso, quando o comandante nos perguntou se o projeto iria continuar este ano, não tivemos dúvidas em dizer que sim, porque é uma grande oportunidade que esses meninos estão tendo”, completou.

Já o tenente Guilherme Boechat destacou o trabalho realizado pelos sargentos Ari e Borges, além do cabo Edmar e disse que todos acreditam no potencial dos meninos envolvidos. “Acreditamos nesses meninos e trabalhamos aqui para que saiam com a certeza de um futuro promissor”, disse. O tenente também agradeceu à Prefeitura de Guaçuí pelo apoio e por também acreditar no projeto, para depois apresentar um vídeo com fotos que resumiram as atividades vividas pelos meninos envolvidos.

O Bombeiros do Futuro é um projeto sócio-educacional de integração escolar que, neste segundo módulo, atendeu crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, das Escolas Municipais Isaura Marques da Silva e Eugênio de Souza Paixão. Durante as atividades, eles receberam aulas de civismo, ética e cidadania, além de educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento e defesa civil. Ou seja, o objetivo é formar verdadeiros combatentes por uma sociedade melhor.

A Secretaria Municipal de Educação fornece os uniformes, apostilas, alimentação e transporte para o funcionamento do projeto, onde as crianças e adolescentes, na sua maioria, próximos da situação de risco social, tiveram aulas três vezes por semana, com duração de duas horas e meia. Cada módulo ou grupo de alunos participa do projeto por um período de quatro meses.

Bombeiros do Futuro forma mais uma turma em Guaçuí

A formatura da Turma 02 do projeto Bombeiros do Futuro aconteceu na noite de quinta-feira (12), na Companhia dos Bombeiros de Guaçuí. (Divulgação PMG)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação