Meio Ambiente

Mostra de Vídeos marca entrega do “Oscar do Meio Ambiente”

A Mostra de Vídeos Curtas Ambiental apresentou os trabalhos realizados por escolas de Guaçuí numa noite em que a vitória foi da preservação da fauna

2.219

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 06/06/2018 às 12:50  •  atualizado há 1 segundo

A noite de terça-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, em Guaçuí, marcou não só a abertura oficial da 28ª Feira do Verde, mas também a entrega do “Oscar do Meio Ambiente”, como definiu o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, antes da apresentação dos trabalhos que participaram da VI Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. O evento aconteceu no Teatro Municipal Fernando Torres, onde todos os presentes participaram de uma ação concreta de preservação do meio ambiente, ao receberem uma semente de árvore nativa e fazerem o plantio da mesma em um tubete, para que se transforme em muda que será plantada no futuro.

Estavam presentes autoridades, representantes de segmentos ligados ao setor ambiental e alunos das escolas que produziram os sete vídeos apresentados e que ficaram marcados pela criatividade para tratar do tema “Animais silvestres: preservar é responsabilidade de todos". Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), foram quase três meses de pré-produção, produção e finalização dos curtas, que foram assistidos e julgados por um corpo de jurados que apontou o melhor roteiro, melhor fotografia, melhor edição, melhor alinhamento ao tema proposto e melhor vídeo do júri técnico.

Os jurados foram: o tenente da Polícia Militar Ambiental, Ailton Neves da Silva, o chefe do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim, Guilherme Gomes de Souza, o subsecretário de Articulação Regional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luiz Moulin, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí, Fernando Rangel Pereira, a diretora da Revista Safra, Kátia Quedevez, o presidente do Rotary Club, Wilkes de Souza, e o coordenador do Escritório Local do Incaper, Maxwel Assis de Souza, que falou em nome dos jurados.

Maxwel colocou que o objetivo maior deve ser o de concretizar o que foi apresentado nos vídeos da Mostra, o que depende da participação de todos, segundo ele. E falando sobre participação, sugeriu a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental. “Temos que trabalhar esse programa que deve ser construído pela sociedade e isso tem que ser uma prioridade”, afirmou.

Depois da apresentação de um resumo sobre a Mostra que completou seis anos, o secretário Roberto Martins colocou que a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalhou por quatro meses para realizar o evento e falou sobre o formato da Feira do Verde. “Depois de reuniões com a prefeita Vera Costa, decidimos por um formato necessário, ideal e eficaz que realmente atingisse os objetivos da Semana do Meio Ambiente e seguindo a recomendação da prefeita de economizar cada centavo”, disse, destacando o apoio de todas as demais secretarias. “E acompanhando as programações no estado, vemos que nenhuma foge a esse padrão, porque meio ambiente é coisa séria e com ação de cada indivíduo e não só do poder público”, completou, fazendo menção ao fato de algumas pessoas questionarem não haver shows na programação.

Todos os presentes participaram de uma ação concreta de preservação do meio ambiente, ao receberem uma semente de árvore nativa e fazerem o plantio da mesma em um tubete

A prefeita Vera Costa demonstrou o quanto considera importante a Feira do Verde e, principalmente, a Mostra de Vídeos. “Todos sabem quanto amo este projeto”, disse, colocando que naquela noite haveria um vencedor, mas que todos os alunos que participaram eram vitoriosos. “Por isso, parabenizo a todos os participantes e a todos os envolvidos, em especial ao (Roberto) Martins e sua equipe, que trabalharam para o sucesso desse evento”, destacou, salientando também o apoio e “parceria indispensável” do secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira.

Ela ainda disse que a equipe da Prefeitura vai trabalhar na elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental e enfatizou a importância da participação de todos para a preservação do meio ambiente, o que é importante para o setor do turismo, por exemplo. “Não há como falar de turismo sem falar em preservar o meio ambiente em que vivemos, incluindo uma cidade limpa, bonita e bem cuidada”, afirmou. “Quem vem de fora percebe e comenta que Guaçuí está sendo bem cuidada”, completou e destacou outras realizações da administração, como o destino que está sendo dado aos resíduos sólidos no município, com a implantação do transbordo, considerado um dos melhores do estado. “Por isso, a Feira do Verde e a Mostra de Vídeos são importantes projetos que esperamos não morram no final de nosso mandato”, concluiu.

Também estavam presentes o secretário municipal de Educação Vanderson Pires Vieira, a secretária municipal de Governo e Articulação Institucional, Maria Alice Mendonça Moulin, o controlador geral e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana, Weriton Soroldoni, o procurador geral do município, Ailton da Silva Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho do Vitalino, e os vereadores Lissinho, Valmir Santiago e Laudinho, entre outros.

Apresentação e premiação

Em seguida, após a apresentação do vídeo “O meio ambiente que eu quero”, com declarações de pessoas da comunidade, foi iniciada a apresentação dos trabalhos participantes da Mostra. Foram apresentados e arrancaram aplausos da plateia que lotou o teatro os vídeos “A menina e o pássaro encantado”, da Escola Municipal Eugênio de Souza Paixão; “As aventuras de Lépe”, da Escola Municipal Isaura Marques da Silva (Caic); “Canal Verde”, da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira; “Um sonho de liberdade”, da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro; “Na pele”, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Monsenhor Miguel de Sanctis – Escola Viva; “O mistério do santuário”, da Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi, do distrito de São Pedro de Rates; e “Zagaia”, da Escola Municipal Jose Antônio de Carvalho, do distrito de São Tiago.

Depois da apresentação dos vídeos e de uma homenagem aos jurados feita pela prefeita Vera Costa e o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, foram anunciados os vídeos vencedores da VI Mostra de Vídeos Curtas Ambiental de Guaçuí. O prêmio de Melhor Roteiro ficou com o vídeo “Zagaia”, enquanto o de Melhor Fotografia foi para “Um sonho de liberdade”. Já o prêmio de Melhor Edição foi dado ao vídeo “Canal Verde” e o de Melhor alinhamento ao tema proposto ficou com “Na pele”, que acabou sendo o grande vencedor da noite, levando ainda os prêmios de Melhor Texto Original e o prêmio principal de Melhor Vídeo do Júri Técnico. O prêmio de Indicação Especial do Júri foi para o vídeo “Zagaia”. Além do troféu, os vencedores do Melhor Vídeo e Indicação Especial também ganharam uma visita ao zoológico de Marechal Floriano com todas as despesas pagas.

E quem quiser conferir a qualidade dos vídeos apresentados terá oportunidade para isso. Segundo informação da Semmam, os vídeos serão reapresentados nos dias 11, 12 e 13 de junho, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, também no Teatro Fernando Torres. As sessões serão abertas ao público do município e região.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Mostra de Vídeos marca entrega do “Oscar do Meio Ambiente”

A Mostra de Vídeos marcou a abertura oficial da Feira do Verde e foi realizada no Teatro Municipal Fernando Torres. (Divulgação PMG)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/06/mostra-de-videos-marca-entrega-do-oscar-do-meio-ambiente.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESTACA AÇÕES E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE LOCAL O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia DA COZINHA À SUSTENTABILIDADE: DIA “D” RECOLHE 834 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA USADOS Os 834 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por materiais de limpeza: sabão, detergente, cloro e desinfetante. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia QUASE UMA TONELADA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS RECOLHIDOS NA “SEMANA LIXO ZERO” A ação aconteceu de 23 a 26 de outubro na Praça do Meio Ambiente e recolheu 945 quilos. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia TRANSFORMANDO LATAS DE AÇO: UM CICLO SUSTENTÁVEL DE RECICLAGEM Em 21 lotes de recolhimento, um total de 17.062 latas tiveram a destinação ambientalmente correta, garantindo um futuro mais sustentável. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ALUNOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFES VISITAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE A pauta principal teve como foco o papel da gestão ambiental local na preservação da natureza. há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REMOVE ÁRVORE COM EXTREMO RISCO DE QUEDA NA PRAÇA DA MATRIZ  há 5 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE A AÇÃO SEMANA LIXO ZERO De 23 a 27 de outubro haverá o descarte consciente de resíduo eletrônico. há 6 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia ORQUÍDEAS SÃO PLANTADAS NA PRAÇA DA BANDEIRA EM GUAÇUÍ Cerca de 50 mudas fazem parte da segunda etapa do Projeto Orquídeas na Praça. há 6 meses  •  Meio Ambiente

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade