Limpeza simbólica do Rio Veado “pesca absurdos” em Guaçuí

Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira e parte do que foi encontrado pelos participantes está exposto na Praça João Acacinho

Por Comunicação Guaçuí , fonte Meio Ambiente Guaçuí
Publicado em 07/06/2018 às 16:17  •  atualizado

O que pode se tirar das águas e das margens de um rio? Pode acreditar que é possível aparecerem as mais diversas tralhas, coisas que não se pode imaginar. Foi isso que constataram as pessoas que participaram de mais uma ação da 28ª Feira do Verde de Guaçuí que segue até esta sexta-feira (8). Na manhã desta quinta (7), foi realizada a limpeza simbólica do Rio Veado, curso d’água que corta a cidade e que sofre com a falta de consciência de algumas pessoas que veem o rio como um local para depositar lixo.

Alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, meninos e meninas da Guarda Mirim de Guaçuí - coordenadas pelo vereador Marcos do Goes - foram os protagonistas dessa manhã de educação ambiental e de ação concreta, que teve como objetivo chamar a atenção da população para o que é jogado dentro das águas do rio que corta Guaçuí. Também participaram autoridades, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e Defesa Civil do município, além da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e demais voluntários.

As 150 pessoas, aproximadamente, que participaram – utilizando luvas descartáveis – percorreram as margens de um trecho urbano do rio, contando com o apoio de um barco a motor da Polícia Militar Ambiental e dois caiaques do Corpo de Bombeiros, e com os adolescentes sendo sempre acompanhados pelos adultos. E, no final, uma parte do que foi coletado está exposto em um cercado instalado no meio da Praça João Acacinho, no centro de Guaçuí, com destaque para dois sofás, carcaça de um monitor de computador, uma TV, banco, parte de um guarda-roupa, pneus e diversas outras tranqueiras que podem ser classificadas de absurdas, como destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.

O secretário, inclusive, enfatizou que lixo e água são coisas sérias e não combinam. “No rio, encontramos de tudo, desde carcaça de TV e de máquina de lavar, e pneus nem se fala”, contou, indignado. “Mas sempre culpamos o outro e esquecemos de fazer a nossa parte”, completou, contando que fica triste quando passa pela Praça João Acacinho, às segundas-feiras de manhã, “que fica lotada de copos, garrafas e outros tipos de lixo”. “Aí, a culpa é de quem? Da Prefeitura?” – pergunta.

O secretário colocou que é preciso educação ambiental, “que começa em casa e está atrelada à educação social”, e depois respondeu a quem cobra shows durante a Feira do Verde. “Temos festa, sim. Festa do meio ambiente, com destruição de gaiolas, mostra de vídeos, limpeza do rio, porque é a Semana Mundial do Meio Ambiente e não a Semana de Guaçuí, que já tem muitos shows, no Carnaval, nas festas dos distritos, na festa de setembro, e neste momento precisamos é de reflexão”, concluiu.

A prefeita Vera Costa, antes de se dirigir para Vitória, onde tinha um compromisso, esteve na Praça João Acacinho, onde se concentraram as pessoas que iriam seguir para as margens do Rio Veado. No local, inclusive, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ofereceu um café da manhã para os participantes.

A prefeita cumprimentou e agradeceu a todos que estavam colaborando com a ação que visa a educação e conscientização, para se chegar à preservação do meio ambiente. “É muito importante a participação de todos e a programação da Feira do Verde tem essa preocupação de chamar a atenção da população para a responsabilidade de cada um de nós”, disse.

Limpeza simbólica do Rio Veado “pesca absurdos” em Guaçuí

A limpeza simbólica do Rio Veado contou com a participação de pelo menos 200 pessoas e parte do que coletaram está na Praça João Acacinho. (Divulgação PMG)

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente