Cultura, Turismo e Esporte

Festa de São Pedro de Rates começa com passeata e feira

Programação foi aberta na noite de quinta e, nesta sexta, continuou com passeata ecológica e abertura da Feira da Agricultura Familiar

Por Comunicação Guaçuí , fonte Cultura Guaçuí
Publicado em 29/06/2018 às 15:29  •  atualizado há 1 segundo

A programação da festa do distrito de São Pedro de Rates foi aberta com celebração religiosa e um show na noite de quinta-feira (28). E na manhã desta sexta-feira (29), foi dado prosseguimento as festividades, com uma passeata ecológica e a abertura da Feira da Agricultura Familiar. A festa do distrito é uma realização da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Secultes), e da Associação de Moradores de São Pedro de Rates, com o apoio da Câmara Municipal, Incaper e Secretaria Municipal de Agricultura (Semag).

Na noite de quinta-feira, a programação foi aberta com uma celebração religiosa, na praça em frente à Igreja Católica de São Pedro de Rates e, depois, aconteceu o show de Rony e Ricardo. E logo na parte da manhã desta sexta-feira, os alunos da Escola Municipal Elvira  Bruzzi, junto com educadores da instituição, realizaram uma passeata ecológica, que também contou com a participação da Banda Marcial da Apae de Guaçuí e foi seguida de um plantio de mudas, com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Segundo a diretora da escola, Adriana Gouveia, o maior objetivo é colaborar com a conscientização da comunidade sobre a coleta seletiva, o que os alunos também querem que aconteça no distrito. Enquanto a professora Geruza Aziz do Brasil Pereira, responsável pelo projeto, colocou que ainda existem muitos moradores que queimam o lixo no distrito, o que não é correto. “Por isso, estamos reivindicando a coleta seletiva para que possamos conscientizar sobre a separação do lixo”, disse.

Logo depois da passeata pelas ruas do distrito, as atenções se voltaram para a abertura oficial da Feira da Agricultura Familiar, com estandes montados numa parceria entre as Secretarias de Cultura, Turismo e Esportes, de Agricultura e Incaper. No local, estão montados estandes com apresentação de produtos da terra, como o café especial da família Furtado, flores dos associados da Sulcaflor e os trabalhos dos artesãos do município.

Na abertura da Feira, o coordenador do Incaper em Guaçuí, Maxwel Assis de Souza, destacou as vocações agrícolas do município ali presentes, com destaque para Hudson Furtado e família que, para ele, representa as mudanças que vêm acontecendo. “E precisamos avançar nessas mudanças, principalmente, no café, que é muito importante para São Pedro de Rates, por exemplo, e essa feira é uma iniciativa pioneira nesse sentido”, disse.

Já o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, parabenizou à sua equipe, principalmente, às gerentes Marta Maria de Azevedo Carvalho e Kênia Resende Cardoso. “Todos se empenharam para que tudo se concretizasse”, afirmou. Ele também destacou a parceria entre as secretarias municipais. “Fico feliz em ver esta intersetoriedade acontecendo, com as secretarias e o Incaper trabalhando juntos”, completou, aproveitando para destacar a importância dos produtores rurais tirarem as notas fiscais de seus produtos para ajudar na arrecadação, o que resulta na possibilidade da administração municipal realizar serviços em prol dos próprios agricultores, relatando sobre a campanha “Sua nota vale prêmios”, organizada pelo município, que distribui prêmios para os homens do campo.

Também estava presente o vereador Zé Ruim, de São Pedro de Rates, que agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização das festividades do distrito, destacando a dedicação do secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, titular da pasta que está realizando a festa. “Agradeço muito e sei que trabalhar com pouco dinheiro é difícil”, disse, fazendo um agradecimento especial também ao secretário de Agricultura, Edielson Rodrigues.

Ainda estavam presentes o vereador Marcos do Goes – vice-presidente da Câmara de Guaçuí, que falou em nome do Legislativo Municipal, e os vereadores Lissinho e Laudinho, além do secretário municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Leonardo Ridolfi, a superintendente municipal de Turismo, Marcela Polido, a superintendente municipal de Cultura, Tida Miranda e o presidente da Apae de Guaçuí, Marcos Jahuar, entre outros.

Festa de São Pedro de Rates

29/6 – Sexta-feira

8h – Desfile Escola Elvira Bruzzi

Tema: Educação Ambiental