Prefeitura de Guaçuí
search

Semmam lança Concurso fotográfico com o tema “Animais Silvestres”

No Estado do Espírito Santo, existem 197 espécies ameaçadas de extinção e concurso pretende chamar a atenção para isso

O concurso fará parte da programação pedagógica da 28ª Feira do Verde que, este ano, terá como tema “Animais Silvestres”.
O concurso fará parte da programação pedagógica da 28ª Feira do Verde que, este ano, terá como tema “Animais Silvestres”.

Publicado em 03/05/2018 as 12:43 (Atualizado em 19/08/2018 as 02:50), postado por , Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Arquivo Roberto Martins)

Fazendo parte da celebração das atividades da Semana do Meio Ambiente, no próximo mês de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí está lançando um concurso fotográfico com o tema "Animais Silvestres". O concurso fará parte da programação pedagógica da 28ª Feira do Verde que, este ano, terá como tema “Animais silvestres: preservar é responsabilidade de todos”. Os autores das melhores fotografias receberão prêmios.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade e, neste contexto, a fauna silvestre é um importante componente do meio ambiente. “A conservação da fauna silvestre é necessária não só para manter a diversidade biológica para as próximas gerações, mas também para garantia de conhecimento biológico que pode ser útil para vários segmentos da sociedade, como por exemplo, a polinização, a dispersão de sementes, o controle de pragas na agricultura, conhecimentos de novas tecnologias de combates a moléstias” destaca o secretário. “Tal desafio, é responsabilidade de todos”, completa.

As inscrições, para participar do concurso, já estão abertas, a partir desta quinta-feira (03) e seguem até o dia 4 de junho, seguindo as regras do regulamento (veja abaixo). E as melhores fotografias serão premiadas.  O primeiro lugar receberá uma Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC H300 - 20.1mp – 35 x Zoom, enquanto o segundo colocado ganhará um Tablet Multilaser M7S Plus Quad Core – câmera Wi-Fi – 1GB de RAM – tela 7 polegadas – memória 8GB. Já o terceiro lugar receberá um Smartfone Multilaser MS40S – Câmera  2 MP + 5 MP 3G Quad Core 8GB Android 6.0.

 

Importante

De acordo com o secretário Roberto Martins, a importância de preservar os animais tem sido cada vez mais discutida na atualidade. “Com o aumento da preocupação com o meio ambiente e com os impactos da ação do homem na natureza, os estudos elaborados têm apontado que as consequências das extinções prematuras de espécies, causadas pelo homem, incidem diretamente sobre seus habitats e também sobre a qualidade de vida das populações”, enfatiza.

Segundo o  Decreto Nº 1.499-R, que homologa a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção no Espírito Santo e que foi publicado no Diário Oficial Estadual, em 14 de junho de 2005, há 197 espécies ameaçadas de extinção no Estado. A elaboração da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção no Espírito Santo envolveu cerca de 300 biólogos de todo o Brasil e foi concluída durante um workshop que reuniu cerca de 80 especialistas em fauna e flora capixaba.

 

Regulamento do Concurso

“Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”

REGULAMENTO: Regulamento para o Concurso de Fotografias realizado pela Prefeitura Municipal de Guaçuí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), tendo como tema: ANIMAIS SILVESTRES.

DO OBJETIVO: O Concurso de Fotografias com o tema Animais Silvestres, visa reconhecer, divulgar e premiar as melhores fotos de animais silvestres feitas pelos fotógrafos amadores, fazendo parte da programação da 28ª Feira do Verde.

DOS PARTICIPANTES: Poderão participar do Concurso fotógrafos, desde que amadores.

DAS INSCRIÇÕES: As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em horário de expediente, em envelope pardo, lacrado, do dia de 03 de maio a 04 de junho de 2018, contendo as orientações abaixo:

- Os trabalhos serão entregues, obrigatoriamente, em envelope fechado, identificado exteriormente por um pseudônimo. O interior deste deverá conter outro envelope fechado no qual conste, no interior, identificação do autor (Nome completo, RG, CPF, endereço completo (Rua, Cidade, Estado e CEP), fones para contato, e-mail, data do registro da foto, nome da foto e equipamento utilizado). Na parte externa do segundo envelope a identificação com o pseudônimo.

- Os trabalhos poderão ser enviados, também, através dos Correios para Sede Administrativa da Semmam, Praça da Matriz nº 74 , Guaçuí/ES, CEP 29.560-000.

Caso seja enviado através dos Correios, será considerada a data da postagem da embalagem. Ressalta-se a necessidade de proteger a foto, no caso de envio através da EBCT, portanto, a Comissão não se responsabiliza pelo estado da fotografia recebida através dos Correios.

DAS FOTOGRAFIAS: As fotografias poderão ser coloridas, sépia ou em preto e branco. O tamanho das fotografias impressas a serem entregues deverá ser de 20x30 cm em papel fosco em um total de até 03 (três) fotos por participante, acompanhadas de suporte digital (CD ou DVD), com trabalho gravado em formato JPEG, com ótima resolução e tamanho mínimo de 1MB cada foto.

DAS ELIMINAÇÕES: Serão eliminados do concurso: a) fotografias modificadas digitalmente e/ ou montagens, bem como, fotos que já  tenha recebido algum prêmio, b) fotografias que não atenderem os atributos formais determinados neste regulamento. É obrigatório conferir um título às imagens, c) Quaisquer desconformidade no acatamento nos itens deste regulamento.

DO JULGAMENTO PELA COMISSÃO: Os trabalhos recebidos serão avaliados por Comissão Julgadora composta por até 05 (cinco) membros indicados pela Semmam, sendo composta por no mínimo dois fotógrafos profissionais.

DA CLASSIFICAÇÃO: A escolha das fotos premiadas ocorrerá no dia 04 de junho de 2018 às 15h, quando a Comissão Julgadora se reunirá na Sede da Semmam.

DAS AVALIAÇÕES: A Comissão irá considerar nos trabalhos apresentados, para fins de avaliação, ao que se referem os seguintes aspectos: a ligação das fotografias ao tema proposto, originalidade, beleza e a criatividade fotográfica, sendo que de cada participante somente uma das três será escolhida para concorrer com as demais fotografias.

DO RESULTADO: O anúncio do resultado com as respectivas premiações, será feita pela Comissão dentro da programação da 28ª Feira do Verde no Teatro Municipal Fernando Torres.

DAS PREMIAÇÕES: Após avaliação, serão premiadas as 03 (tres) melhores fotografias, dentre as classificadas pela Comissão, com os seguintes prêmios:

- 1º Prêmio: uma Câmera Digital Sony Cyber-Shot DSC H300, 20.1mp 35x Zoom;

- 2º Prêmio: um Tablet Multilaser M7S Plus Quad Core Câmera Wi-Fi 1GB de RAM Tela 7 pol. Memória 8GB;

- 3º Prêmio: um Smartfone Multilaser MS40S - Câmera  2 MP + 5 MP 3G Quad Core 8GB Android 6.0.

DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS: As fotos poderão ser utilizadas pela PMG/Semmam em qualquer modalidade de divulgação.

DA DOAÇÃO DOS TRABALHOS: Após o encerramento do concurso, todas as fotos participantes tanto impressas como em mídia, serão doadas para o Acervo de Imagens da Semmam, com direito de uso da imagem de forma total, para as atividades de educação ambiental do município.

DAS ETAPAS DO CONCURSO: O concurso seguirá as seguintes etapas: (a) recepção das inscrições; (b) julgamento; (d) premiação e (e) doação do material a Semmam.

DA DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Ao se inscrever no concurso, o participante declarará AUTOMATICAMENTE ser o legítimo autor da(s) fotografia(s) enviada(s), bem como, deter autorização de uso de imagem de eventuais terceiros que estejam nela(s) retratados. O participante também se declarará responsável perante terceiros por quaisquer reclamações, direitos ou ônus decorrentes da captação das imagens inscritas, isentando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (semmam), de qualquer responsabilidade, declarando-se ainda regressivamente responsável em face desta.

AUTORIZAÇÃO DE USO DAS IMAGENS: Todas as imagens poderão ser divulgadas, publicadas e distribuídas nos canais de informação (virtuais e impressos) em geral e suas cópias impressas integrarão exposição física e que poderá percorrer futuramente outros locais, a critério da Semmam.

IMPEDIMENTO: Os membros da Comissão Julgadora não poderão participar do concurso.

DAS OMISSÕES: Os casos omissos serão avaliados e resolvidos pela Semmam.

 

Guaçuí-ES, 23 de abril de 2018

 

Roberto Martins

Secretário Municipal de Meio Ambiente

 

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui

FOTOS



MAIS NOTICIAS
Lions Clube de Guaçuí confirma participação no “Dia Mundial da Limpeza”

há 3 dias

Lions Clube de Guaçuí confirma participação no “Dia Mundial da Limpeza”

Em Guaçuí, as ações terão início na segunda-feira (10-09) terminando no dia “D”, 15 de setembro (sábado).


Estudantes de Guaçuí visitam o Zoo Park da Montanha em Marechal Floriano

há 13 dias

Estudantes de Guaçuí visitam o Zoo Park da Montanha em Marechal Floriano

A ação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, fazendo parte das premiações do VI Curtas Ambiental.


Guaçuí vai participar do World Cleanup Day

há 26 dias

Guaçuí vai participar do World Cleanup Day

O município está inscrito do Dia Mundial da Limpeza que vai acontecer no dia 15 de setembro em 150 países


Meio Ambiente realiza Concurso Fotográfico do Dia Mundial da Árvore

há 26 dias

Meio Ambiente realiza Concurso Fotográfico do Dia Mundial da Árvore

Inscrições estão abertas e podem ser feitas até do dia 17 de setembro e o objetivo é chamar atenção para preservação do meio ambiente


Meio Ambiente quer combater falta de educação de donos de cachorros

há 31 dias

Meio Ambiente quer combater falta de educação de donos de cachorros

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão sofrendo com donos de cães que não recolhem as fezes dos animais dos jardins da cidade


Flores dão colorido à praça no centro de Guaçuí

há 39 dias

Flores dão colorido à praça no centro de Guaçuí

Três postes históricos existentes no local ganharam vasos de flores, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente


Semmam realiza palestra e plantio de árvores em São Pedro de Rates

há 46 dias

Semmam realiza palestra e plantio de árvores em São Pedro de Rates

O secretário Roberto Martins esteve no distrito onde proferiu palestra para estudantes e participou de plantio de árvores


Soltura de pássaros marca final da Feira do Verde

há 71 dias

Soltura de pássaros marca final da Feira do Verde

Ação aconteceu na zona rural de Guaçuí, com participação de alunos que presenciaram a soltura de 110 pássaros


Limpeza simbólica do Rio Veado “pesca absurdos” em Guaçuí

há 73 dias

Limpeza simbólica do Rio Veado “pesca absurdos” em Guaçuí

Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira e parte do que foi encontrado pelos participantes está exposto na Praça João Acacinho


Programação da Feira do Verde de Guaçuí prossegue com palestras

há 73 dias

Programação da Feira do Verde de Guaçuí prossegue com palestras

As palestras aconteceram na manhã e tarde desta quarta-feira, no Teatro Municipal Fernando Torres


Mostra de Vídeos marca entrega do “Oscar do Meio Ambiente”

há 74 dias

Mostra de Vídeos marca entrega do “Oscar do Meio Ambiente”

A Mostra de Vídeos Curtas Ambiental apresentou os trabalhos realizados por escolas de Guaçuí numa noite em que a vitória foi da preservação da fauna


Destruição de gaiolas abre programação da 28ª Feira do Verde em Guaçuí

há 76 dias

Destruição de gaiolas abre programação da 28ª Feira do Verde em Guaçuí

A Feira começou com destruição de gaiolas e armadilhas e seguirá esta sexta (8), com o tema “Animais Silvestres: preservar é responsabilidade de todos”


Aguarde, enviando dados!

clear