Assistência Social e Direitos Humanos

Passeata em Guaçuí contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

O dia do “Faça Bonito”, em Guaçuí, teve passeata por ruas da cidade, além de estandes e cartazes na Praça João Acacinho

Por Comunicação Guaçuí , fonte Assistência Social Guaçuí
Publicado em 18/05/2018 às 10:42  •  atualizado há 1 segundo

O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Guaçuí realizaram, na manhã desta sexta-feira (18), o dia do “Faça bonito”, que começou com uma passeata pela Avenida Marechal Floriano e instalou estandes e cartazes da campanha de combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, durante todo o dia, na Praça João Acacinho. Os dois órgão contaram com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – também ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, como o Creas –, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, Terceira Idade Alegria de Viver e Apae, além da participação de todas as escolas do município.

A passeata e estandes que vão permanecer na Praça João Acacinho até as 17 horas desta sexta marcam o início da campanha de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o objetivo de chamar atenção para o problema que afeta a sociedade de todo o Brasil e também de Guaçuí. Segundo as entidades organizadoras, o maior objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade para os casos que acontecem mais do que se imagina e que devem ser denunciados quando alguém tiver conhecimento de que esse tipo de violência está acontecendo.

Na praça, estão estandes com material explicativo e orientações sobre o combate a esse crime que choca a sociedade. Cartazes com relatos reais de meninas e meninos que sofreram com o abuso e violência sexual de parentes, vizinhos, namorados e amigos da família estão espalhados pela praça e mostram como os casos acontecem de forma cruel e sem que ninguém possa desconfiar. Também há um estande com o “Cineminha”, onde estão sendo exibidos filmes infantis educativos sobre o tema, justamente para incentivar crianças e adolescentes a denunciarem casos em que podem ser as vítimas ou conhecerem que é a vítima.

Mas essas denúncias também podem ser feitas por qualquer pessoa que tenha conhecimento de algum caso de violência ou abuso sexual contra uma criança ou adolescente. Para isso, o Creas e o Conselho Tutelar estão à disposição para ajudar e orientar pessoas que sejam testemunhas ou estejam vivendo situação como essa. As denúncias ainda podem ser feitas, de forma anônima, pelos telefones 100 e 181, assim como para o plantão do Conselho Tutelar de Guaçuí (28)99999-7208.

Conforme dados do Conselho Tutelar de Guaçui, esse tipo de crime acontece mais do que as pessoas podem imaginar, no município. Segundo as informações passadas, apenas nos últimos quatro meses, foram registrados 12 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos de idade, em Guaçuí.

E assim como a prática, a omissão também é crime. Um crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, onde está definido que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, sendo prevista punição, na forma da lei, para qualquer atentado por ação ou omissão aos seus direitos fundamentais. Todas essas informações estão no material que está sendo distribuído à população. O material ainda explica o que é violência física, negligência, abuso sexual e violência sexual.

A publicação também esclarece como alguém pode suspeitar de que uma violência sexual pode estar acontecendo contra uma criança ou adolescente. De acordo com as informações, a possível vítima pode apresentar algumas mudanças em seu jeito de ser no dia a dia, assim como doenças físicas e outras alterações psicológicas. Logo, é preciso atenção.

Passeata em Guaçuí contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

O dia do “Faça Bonito”, em Guaçuí, começou com uma passeata e os estandes vão permanecer na Praça João Acacinho até as 17 horas desta sexta. (Divulgação PMG)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ÚLTIMA ENTREGA DE CESTAS VERDES E APRESENTA AS MUDANÇAS PARA O NOVO CDA  há 8 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 003 /2024 TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E A APAE DE GUAÇUÍ há 22 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos