Unidades voltam a ser fechadas para Planificação da Atenção à Saúde

Servidores voltam a participar de oficinas e, por isso, na terça (10) e quarta-feira (11), metade das unidades de saúde de Guaçuí, em cada dia, ficará fechada

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 05/04/2018 às 16:21  •  atualizado há 1 segundo

Assim como aconteceu no mês de março, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí voltam a participar das oficinas da Planificação da Atenção à Saúde que fazem parte da preparação do município dentro da implantação da Rede Cuidar. As atividades vão acontecer nas próximas terça (10) e quarta-feira (11) e vão forçar o fechamento de metade das unidades de saúde do município na terça e outra metade na quarta.

O fechamento se faz necessário, já que os servidores participarão das oficinas que vão ser realizadas no salão da 1ª Igreja Presbiteriana de Guaçuí, das 7 às 17 horas, conforme informa a Secretaria. As mesmas oficinas vão acontecer nos demais municípios que farão parte da Rede que terá sua sede em Guaçuí.

De acordo com informações da Semus, as oficinas da Planificação da Atenção à Saúde irão se repetir na primeira semana de cada mês, como já aconteceu nos dias 6,7 e 8 de março, seguindo até outubro deste ano. O objetivo é avaliar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, com a proposição de trabalhos em grupos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

Logo, na terça-feira (10), estarão fechadas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. Abelha I e II (que funcionam anexas à Escola Municipal Isaura Marque da Silva – Caic), Antônio Dutra de Mendonça (São Tiago), José Theodoro (Vale do Sol) e Antônio Oliveira – Catatau (Balança). Já na quarta-feira (11), ficarão fechadas as unidades da ESF Ilo Miranda Bastos e Padre Galeno (que funcionam dentro da Unidade Básica de Saúde – Central), João Polido de Oliveira (São Pedro de Rates), Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres) e José Rezende Vargas (Antônio Francisco Moreira).

Além disso, as ESF Ilo Miranda Bastos e Padre Galeno, na UBS Central, também estarão fechadas na quinta-feira (12), apenas na parte da tarde, para a realização do laboratório de capacitação das oficinas. Na parte da manhã, as duas unidades vão funcionar normalmente.

Planificação

A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar. Com o uso de estratégias educacionais desenvolvidas com os profissionais da saúde, trabalha-se o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios.

Dia de fechamento das ESF

Terça-feira (10)

Dr. Abelha I e II (Caic)

Antônio Dutra de Mendonça (São Tiago)

José Theodoro (Vale do Sol)

Antônio Oliveira – Catatau (Balança)

Quarta-feira (11)

Ilo Miranda Bastos (UBS Central)

Padre Galeno (UBS Central)

João Polido de Oliveira (São Pedro de Rates)

Pedro Vieira Neto (Manoel Monteiro Torres)

José Rezende Vargas (Antônio Francisco Moreira)

Quinta-feira (12) – parte da tarde

Ilo Miranda Bastos (UBS Central)

Padre Galeno (UBS Central)

Unidades voltam a ser fechadas para Planificação da Atenção à Saúde

A primeira reunião, da Planificação da Atenção à Saúde, que segue até outubro desta ano, aconteceu nos dias 6,7 e 8 de março.

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 5 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 8 dias  •  Saúde