Secretaria de Saúde presta contas do 3º quadrimestre de 2017

Audiência foi realizada na noite de quinta-feira (05), na Câmara Municipal, e atendeu o que determina lei federal

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 05/04/2018 às 18:41  •  atualizado há 1 segundo

A Secretaria Municipal de Saúde, de Guaçuí, nesta quinta-feira (05), realizou a apresentação Relatório Anual de Gestão do 3º quadrimestre de 2017 do setor. A iniciativa foi realizada em atendimento ao que determina a Lei Complementar 141/2012, a qual coloca que o gestor deve elaborar relatório detalhado a cada quadrimestre. A reunião aconteceu na Câmara Municipal.

Foram apresentados todos os dados com os gastos de cada setor na estrutura da saúde municipal, além dos serviços realizados. A superintendente da Secretaria de Saúde, Márcia Couzi, abriu a apresentação falando sobre as reformas feitas em quatro unidades de saúde, assim como a informatização de demais unidades, com a aquisição de computadores, implantação do ponto eletrônico para controle de presença dos servidores, quitação de dívidas com laboratório e o pagamento em dia dos profissionais de atendimento especializado.

Ela também destacou a implantação da Rede Cuidar que está em processo de implantação em Guaçuí, incluindo a Planificação da Atenção em Saúde, com a participação de todos os setores do setor. Assim como destacou a aquisição de seis veículos: dois Renault Sandero, dois Fiats Doblô e dois Crevrolet Prisma.

Em seguida, a servidora Grazielle Couzi deu seguimento à apresentação do relatório, começando a divulgação do montante de recursos financeiros aplicados no 3º quadrimestre, com folha de pagamento (R$ 3.037.098,91), Santa Casa de Guaçui (R$ 900 mil), Laboratório (R$ 285.534,07), Diárias (R$ 56.611,78), Energia (R$ 12.040,05), Água (R$ 4.193,11), Medicamento (R$ 142.939,41), Material de Consumo (R$ 183.289,88), Telefone (R$ 12.328,80), Combustível (R$ 109.899,58), Serviços de Terceiros (R$ 32.711,81), Obras e Reformas (R$ 88.990,19), Aluguel (R$ 7.485,76) e Consórcio (R$ 39.700,83).

Com estes números, a Secretaria Municipal de Saúde fechou o ano de 2017 com um total aplicado de R$ 4.161.481,60, no 1º quadrimestre, R$ 4.599.439,59, no 2º, e R$ 4.913.400,59, no 3º quadrimestre, somando um total de R$ 13.674.321,62, no ano passado.

O relatório colocou também os serviços públicos prestados da Rede Assistencial na Estratégia Saúde da Família (ESF), Programa de Agente Comunitário de Saúde (Pacs), Academia da Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Vigilância em Saúde, Centro Integrado à Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Serviço de Aconselhamento e Testagem das DST/Aids, Centro de Especialidades da Mulher, Centro de Reabilitação Física e Pronto Atendimento Municipal, cuja a administração é feita pela Santa Casa de Guaçui.

Na Atenção Básica, por exemplo, as ações reúnem ESF, Saúde Bucal, Pacs e Nasf. No caso da ESF, foram apresentados os números no quadrimestre, de atendimentos individuais feitos pelo médico e pela enfermagem em cada ESF. Assim como os atendimentos odontológicos e visitas domiciliares multiprofissionais, no período, entre outras ações, como reuniões com ACS e com a toda equipe da UESF, além de atividades educativas e de orientação em grupo na atenção básica e escovação orientada.

Também foram destacadas ações realizadas em ESF, como festas e palestras, nas áreas de câncer e saúde bucal, nutrição, câncer de próstata, visitas domiciliares, aleitamento materno, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Assim como o combate ao Aedes aegypti.

No caso do Nasf, foram apresentados os dados de seus campos de atuação, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Academia da Saúde, Caps e Cras. Além disso, o relatório mostrou as ações da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. Assim como os dados dos serviços de Transporte Sanitário, Laboratório Municipal, Farmácia Básica, e também ações intersetoriais, como a posse do novo Conselho Municipal de Saúde, palestras e oficinas.

Secretaria de Saúde presta contas do 3º quadrimestre de 2017

A audiência apresentou todos os dados com os gastos de cada setor na estrutura da saúde municipal.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 17 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 28 dias  •  Saúde