Saúde

Guaçuí oferece serviço odontológico em todas unidades de saúde

A Prefeitura oferece o atendimento em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, diariamente

2.593

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 19/04/2018 às 11:11  •  atualizado

O município de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem colocado como uma de suas prioridades o atendimento odontológico da população. Além de campanhas e ações em escolas, a Semus oferece o atendimento em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, diariamente, colocando à disposição serviços básicos do setor que facilitam e dão possibilidade de acesso a um serviço que não é barato na rede particular.

Logo de manhã cedo, pacientes chegam às unidades para o atendimento odontológico e são recebidos pela equipe de profissionais da Semus. Este é o caso de Alessandro da Silva Ribeiro, 24 anos, que sempre procura atendimento odontológico, na Unidade Básica de Saúde (UBS), no centro, próximo ao Parque de Exposições, seguindo o tratamento pontualmente, de seis em seis meses.

Quem também procura o atendimento, frequentemente, é Rogério Toledo, 46 anos, que também é atendido na UBS. “O atendimento aqui é muito bom e tem resolvido todos os meus problemas, que seriam muito mais complicados se precisasse procurar um consultório particular”, afirma. “Já precisei, inclusive, de atendimento de emergência e fui muito bem atendido e rápido”, completa.

Um dos odontólogos que atendem na UBS central é Sérgio Fabrício de Paula Lopes, que trabalha nas unidades de saúde há 11 anos e está a 14 anos nos quadros da Prefeitura. Para ele, o atendimento oferecido pelo município faz uma grande diferença para a saúde da população. “É uma oportunidade para as pessoas conseguirem acesso a tratamentos odontológicos que, às vezes, não teriam na rede particular”, destaca.

 

Urgência

Nas unidades do ESF Abelha I e II, que ficam anexas à Escola Municipal Isaura Marques da Silva (Caic), também havia pessoas sendo atendidas logo cedo pela odontóloga Geusiléia Nascimento de Moura. Ela também destaca a importância da existência do atendimento oferecido pela Prefeitura de Guaçuí. “Este serviço ajuda muita gente que não teria condições de procurar um consultório particular”, enfatiza. E também explica que os casos de urgência são atendidos assim que surgem. “Os casos de urgência são atendidos na hora, porque o paciente geralmente está com dor e não pode esperar e nem sai daqui sem atendimento”, complementa.

Nesta unidade, encontramos Josélia Marques de Morais, 34 anos, que aguardava a vez para ser atendida e que classificou o serviço odontológico do município como excelente. “Isso é uma excelente coisa, porque ajuda muito quem precisa, inclusive, em casos de emergência”, afirma.

E entrando com um sorriso para ser atendida também estava Lidia Maria da Silva Cerqueira, 20 anos. Portadora de necessidades especiais, ela estava acompanhada de sua mãe que reconhece a importância do atendimento odontológico para a filha que “seria muito mais complicado, se não tivesse”. “Já precisei de atendimento de emergência e fui bem atendida”, disse.

 

Serviços

O coordenador de Saúde Bucal da Semus, Liendew Nery, explica que o setor oferece os serviços básicos, como extração, restauração, limpeza, periodontia (gengivas), pré-natal odontológico, algumas intervenções cirúrgicas e visitas domiciliares. “As visitas domiciliares são feitas para atender pessoas com dificuldade de locomoção e também mulheres que deram à luz recentemente, para orientar sobre os primeiros cuidados odontológicos com o recém-nascido”, coloca.

Ele ainda destaca que pacientes com necessidades especiais, que precisam de uma atenção mais especializada, são atendidos na UBS Central, com a odontóloga Otávia Fitaroni. Além disso, Liendew adianta que está sendo contratado o serviço de próteses para começar a ser oferecido até o final deste mês. “Serão oferecidas de 20 a 25 próteses mensalmnte”, confirma.

 

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Guaçuí oferece serviço odontológico em todas unidades de saúde

Pacientes têm à disposição serviços básicos odontológicos, além de atendimento de urgência se necessário.

 

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2018/04/guacui-oferece-servico-odontologico-em-todas-unidades-de-saude.html

Publicações relacionadas

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 9 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia EDITAL SEMUS Nº 01-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS A Prefeitura de Guaçuí torna público o Edital para a concessão de uso de cadeiras de rodas motorizadas feitas sob medida que serão doadas à portadores de deficiência com vulnerabilidade social há 9 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA REALIZAM MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE NOS BAIRROS E DISTRITOS DE GUAÇUÍ  há 3 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO  há 3 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia MPES REALIZA REUNIÃO EM GUAÇUÍ PARA APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA (NAVV) O objetivo central da reunião foi dialogar sobre a importância da defesa das vítimas, visando a concretização de direitos e a promoção da Justiça. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ CELEBRA FORMATURA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS NO CURSO "SAÚDE COM AGENTE O Curso Programa Saúde com Agente  é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA ENTREGA DE CORDÕES DE IDENTIFICAÇÃO PARA CRIANÇAS AUTISTAS  há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ADQUIRE DOIS CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS PORTÁTEIS PARA AMPLIAR ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE BUCAL A compra demonstra um avanço significativo na missão de tornar os serviços odontológicos mais acessíveis e convenientes para a comunidade. há 4 meses  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO DA AGÊNCIA MUNICIPAL DE AGENDAMENTO - AMA  há 5 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade