Mais PEVs são instalados em pontos da cidade de Guaçuí

Assim como outros cinco já existentes, os outros dois novos pontos são confeccionados com material mais resistente para evitar atos de vandalismo

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semmam)
Publicado em 19/02/2018 às 15:29  •  atualizado há 1 segundo

Outros dois novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram instalados em pontos estratégicos de Guaçuí, para receber a coleta seletiva de lixo dos moradores da cidade. Com estes, já são sete os novos PEVs instalados que estão substituindo os antigos feitos de uma armação de metal envolvida por um tipo de lona, o que os fazem ser mais vulneráveis à ação de vândalos.

Os cinco primeiros PEVs foram entregues em setembro do ano passado e, conforme explica a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), são envoltos por chapa de aço e contam com uma grade no piso, além de uma porta com trinco ao fundo. Estes Pontos de Entrega são mais resistentes e os dois novos foram instalados na Praça da Igreja Matris e na Avenida Espírito Santo, substituindo os antigos. Mais treze PEVs serão colocados em pontos estratégicos da cidade gradativamente.

Conforme explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, o trabalho de coleta seletiva faz parte da campanha “Guaçuí é nossa casa. Juntos, vamos cuidar”, iniciada no ano passado. “Os novos PEVs apresentam novo layout, numeração e informações didáticas em fonte maior, para uma maior interação com a comunidade, frisando que tipo de resíduo deve ser depositado nestas unidades”, explica.

Martins ressalta que os PEVs têm um papel muito importante na prática de separação do lixo para destinação final e reciclagem. “Ao depositar os resíduos corretamente nos PEVs, o cidadão contribui diretamente para a reciclagem dos materiais que, a partir daí, deixarão de ser resíduos, além de gerar fonte de renda para os trabalhadores”, afirma.

Vandalismo

O secretário destaca que os novos pontos foram confeccionados com um material mais resistente para evitar atos de vandalismo, o que ele classifica como um desafio que necessita do apoio de todos. Entre os PEVs mais antigos, feitos com outro material, muitos foram destruídos por ações de vândalos e isso continua acontecendo. “Por isso, é muito importante que a população contribua, não só com o uso adequado, mas também denunciando os responsáveis por qualquer ato de vandalismo”, enfatiza Roberto Martins.

E a preocupação do secretário procede. Na madrugada da quarta-feira de cinzas (14), dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), localizados na Praça da Matriz e na Rua Tenente Arnaldo Tulio, foram queimados e totalmente destruídos, e o vandalismo foi imediatamente comunicado à Semmam por populares. Por sua vez, a Secretaria registrou uma queixa crime junto à Delegacia de Polícia Civil do município e espera que, por meio de câmeras de vigilância e denúncias anônimas (tel. 181), seja possível identificar o responsável ou responsáveis pelo crime.

Mais PEVs são instalados em pontos da cidade de Guaçuí

Os dois novos instalados na Praça da Igreja Matris e na Avenida Espírito Santo são mais resistentes do que os antigos que sofrem com a ação de vândalos.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 3 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 3 meses  •  Meio Ambiente