Agricultura Pecuária e Abastecimento

Iniciada primeira etapa para construção da Barragem de São Felipe

Empresa iniciou a sondagem do solo no terreno em que será construída a barragem, numa etapa essencial para a obra

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto (Divulgação Semag)
Publicado em 02/02/2018 às 14:44  •  atualizado

Foi iniciada, nesta sexta-feira (02), a primeira etapa para a realização do projeto de construção da Barragem de São Felipe, em Guaçuí. Equipe da empresa responsável pela obra iniciou a sondagem do solo, parte essencial do processo, para que a obra seja iniciada com a utilização do material correto.

A informação é da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) que está acompanhando todo o processo, junto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). De acordo com a Semag, durante a sondagem do solo, são feitas perfurações no terreno, com profundidade entre 7 e 10 metros, para analisar o material existente. Essa análise é que vai definir qual material será utilizado na construção da base da barragem.

O projeto da Barragem de São Felipe é fruto de um termo de cooperação técnica entre o estado e o município para a contratação e elaboração do projeto da obra, o que foi assinado durante a Exposul, que aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 21 de junho do ano passado. E depois dos primeiros levantamentos de dados para a elaboração do projeto, o secretário de estado da Agricultura, Octaciano Neto, esteve em Guaçuí, onde explicou, numa audiência pública, como funciona o Plano Estadual de Construção de Barragens e sobre a obra de Guaçuí.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), responsável pela obra, em parceria coma Prefeitura, a barragem de Guaçuí é considerada de médio porte e não irá atender apenas os produtores, mas também a cidade. Isto porque, no local fica a nova adutora de São Felipe e, quando falta água na cidade, a legislação determina que seja garantida oferta de água para o consumo humano e os produtores não podem mais fazer irrigação. “Então, se não faltar mais água, os produtores também vão ser beneficiados”, enfatizou o secretário, naquela oportunidade.

O secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, destaca que a construção da barragem em Guaçuí, no local em que foi definido, vai trazer benefícios para toda a população, não só para o homem do campo. “A barragem vai servir aos produtores, na irrigação, mas também à toda cidade”, afirma, lembrando que ficou definido, junto com a prefeita Vera Costa, que a água da antiga adutora, da Luzia, poderá também ser utilizada para irrigação na zona rural.

A prefeita Vera Costa também aponta projeto como muito importante. Ela lembra que o município tem sofrido com as conseqüências da crise hídrica, principalmente, no período entre a metade de 2014 e o final de 2016. “Essa barragem será muito importante para o desenvolvimento de nossa agricultura e para garantir o abastecimento da cidade”, destaca a prefeita.

Iniciada primeira etapa para construção da Barragem de São Felipe

Empresa responsável pela obra iniciou a sondagem do solo para analisar o material existente no terreno.

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA MANUTENÇÃO DE PONTE NA REGIÃO DO SÃO JOÃO DA SERRA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento