Agricultura Pecuária e Abastecimento

Curso de Trabalhador na Agricultura Orgânica realizado em Guaçuí

Objetivo foi o de capacitar produtores rurais para implantar a agricultura orgânica na propriedade rural de forma sustentável e lucrativa

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto (Divulgação Semag)
Publicado em 22/02/2018 às 16:09  •  atualizado há 1 segundo

Produtores do Assentamento Florestan Fernandes estão participando do Curso de Trabalhador na Agricultura Orgânica. O curso foi iniciado na segunda-feira (19) encerrado no final da tarde quarta-feira (21), e conta com a participação de 16 produtores, dentre eles participantes da Feira Agroecológica e Cultural, assentados da localidade e produtores do município interessados em participar da feira, num total de três dias de curso com uma carga horária de 24 horas.

Segundo informações da própria Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), o curso visa atender a uma demanda dos produtores da feira que buscam intensificar o conhecimento sobre a produção orgânica. O curso foi realizado numa parceria entre a Semag, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação de Agricultores do Espírito Santo (Faes), Sindicato Rural de Guaçuí, sendo ministrado pelo instrutor Dauro Brício Júnior, do Senar.

Desta forma, como coloca a Semag, o objetivo principal do curso foi o de capacitar produtores rurais para implantar a agricultura orgânica na propriedade rural de forma sustentável e lucrativa, por meio do conceito de segurança alimentar. E a necessidade do curso, de acordo com informações da Secretaria, se justifica no fato da produção orgânica estar crescendo em Guaçuí, nos últimos anos, principalmente, quando associado à segurança alimentar e à saúde, além de agregar valor à produção. “A proposta do curso foi incentivar essa modalidade de produção”, é o que explicam a gerente de Desenvolvimento Rural da Semag, Marta Maria de Azevedo Carvalho, e a técnica agrícola da Semag, Kênia Rezende Cardoso.

A produtora assentada no Florestan Fernades, Leida Maria Campos Dutra, 54 anos, que participou do curso, coloca que, apesar do cansaço pelo fato do curso acontecer em três dias inteiros, valeu a pena, porque “foi muito produtivo”. “Foi possível aprender na prática atividades que ainda não sabia e que agora vou colocar em prática na propriedade”, afirma. Ela agradece á Secretaria Municipal de Agricultura pela iniciativa e oportunidade. “Agradeço, no nome da pessoa do secretário Edielson, da Marta e Kênia que estão sempre presentes e apoiando os produtores da comunidade e também agradeço ao mobilizador do Senar, Tadeu Lobato, pelo carinho, atenção e trabalho que vem realizando no município”, conclui.

Conteúdo
Durante o Curso de Trabalhador na Agricultura Orgânica, os participantes aprenderam sobre Sistemas Orgânicos: funcionamento e objetivo; Evolução da Agricultura Orgânica; Princípios da Agricultura Orgânica; Linhas de Agricultura Orgânica; Legislação; Recuperação e conservação de nascentes; Compostagem; Adubação Verde; Controle de doenças e pragas; Produção: cultivo orgânico de tomate, pimentão, abóbora e pepino; Caracterização do mercado e comercialização de produtos orgânicos; Processo de certificação de produtos orgânicos. Atualmente, Guaçuí conta com a presença do mobilizador do Senar, Tadeu Lobato. Os interessados podem procurar o Sindicato Rural ou a Semag para solicitar a realização de cursos.

Curso de Trabalhador na Agricultura Orgânica realizado em Guaçuí

O curso teve 16 produtores, dentre eles participantes da Feira Agroecológica e Cultural, assentados da localidade e produtores do município.

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 16 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA MANUTENÇÃO DE PONTE NA REGIÃO DO SÃO JOÃO DA SERRA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento