Agricultura Pecuária e Abastecimento

Produtores do Florestan Fernandes conhecem Projeto Reflorestar

Projeto tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto (Divulgação Semag)
Publicado em 08/01/2018 às 10:25  •  atualizado há 1 segundo

A Secretaria Municipal de Agriculutra (Semag), de Guaçui, realizou reunião para apresentar o projeto Reflorestar para produtores do assentamento Florestan Fernandes, no município. O Projeto Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos.

De acordo com a Semag, cerca de 30 produtores participaram da reunião e receberam informações de uma representante do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), explicando como funciona o programa. Após a reunião, os produtores interessados puderam preencher as fichas para o cadastro no projeto. Depois disso, consultores de uma empresa pela implantaçõa do Reflorestar, na região, irão visitar as propriedades para a construção dos projetos em cada uma delas.

Para participar, basta o produtor fazer esse cadastro, com um agente do Bandes na região. São necessários CPF e Carteira de Identida (RG), comprovante de residência, Certifi­cado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) – ou outro documento que comprove a posse da propriedade a ser atendida – e Certidão Negativa de débitos federal, estadual e municipal.

Pode participar todo proprietário de área rural (com prioridade para o pequeno produtor rural) que destina ou queira destinar parte de sua propriedade para fins de preservação do meio ambiente ou para práticas rurais sustentáveis. Outras informações podem ser conseguidas diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, a reunião – que também contou com a presença do vereador Marcos do Goes e da gerente da Semag, Marta Maria de Azevedo Carvaho – foi muito proveitosa. “A Secretaria Municipal de Agricultura tem que estar sempre ao lado dos produtores rurais, levando informações e oportunidades, para a geração de renda e agregação de valor à produção”, afirma Edielson. “E o Reflorestar é informação, é técnica, é dinheiro ao produtor que, no futuro, será água e água é vida”, completa.

Benefícios

Entre os benefícios do Projeto Reflorestar, pode-se destacar o apoio financeiro, na forma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para auxiliar na aquisição de insumos (mudas, material para cercamento, adubo e outros) necessários para o plantio de novas áreas com florestas, em reconhecimento aos benefícios gerados pela floresta nativa conservada ou em recuperação.

Modalidades de apoio

Floresta em Pé: Pagamento por florestas conservadas e elegíveis para essa modalidade, podendo ser reconhecidos para fins de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) até 10 hectares por propriedade rural.

Regeneração Natural: Aquisição de insumos necessários ao isolamento de uma área para que ocorra a sua recuperação natural, com pagamento pelo (PSA) gerado.

Recuperação com Plantio: Aquisição de insumos necessários para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e PSA.

Sistemas Agroflorestais: Aquisição de insumos necessários para implantação de sistemas que combinam espécies florestais com culturas agrícolas, como café, cacau, palmito, banana, dentre outras.

Sistemas Silvipastoris: Aquisição de insumos necessários para implantação de sistemas que combinam árvores com pastagens.

Floresta Manejada: Aquisição de insumos necessários para implantação de culturas florestais para o manejo florestal (sem corte raso).

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Produtores do Florestan Fernandes conhecem Projeto Reflorestar

Cerca de 30 produtores do Florestan Fernandes participaram da reunião e receberam informações sobre o Reflorestar.

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 16 dias  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA MANUTENÇÃO DE PONTE NA REGIÃO DO SÃO JOÃO DA SERRA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento