Agricultura Pecuária e Abastecimento

Estado concluí licitação para telefonia móvel em São Tiago

Foi concluída a licitação para 50 antenas de telefonia móvel e internet 3G para comunidades do interior, dentro do Programa Campo Digital

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto (Divulgação Seag)
Publicado em 30/01/2018 às 14:33  •  atualizado há 1 segundo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), concluiu a licitação das primeiras 50 antenas de telefonia móvel e internet 3G de comunidades do interior do Estado, por meio do Programa Campo Digital. E entre estas 50 antenas – que vão atender 38 municípios – está a antena que irá atender a comunidade do distrito de São Tiago e imediações, em Guaçuí. A operadora que venceu a licitação e ficará responsável por fazer a instalação será a Vivo.

De acordo com informações da Seag, o contrato deve ser assinado já no início de fevereiro e, depois de assinado, a empresa vencedora terá oito meses para realizar a instalação das torres, conforme prevê o edital. A contratação das antenas de telefonia móvel e internet 3G para as localidades que não contam com o serviço foi separada em quatro lotes e os municípios foram separados de acordo com a região onde estão localizados. Dois lotes tiveram o certame concluído.

“As localidades que vão receber as antenas foram definidas com base em critérios técnicos de serviço e quantidade de população beneficiada. A instalação das antenas começa assim que o contrato for assinado. A comunicação digital permite que o produtor rural consiga, por exemplo, saber a cotação do café em tempo real, negociar, vender, trocar informações e muitas outras atividades. Esse modelo que vamos adotar fortalece a agricultura capixaba”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

A prefeita de Guaçuí Vera Costa comemora mais esse benefício que o município está recebendo do Governo do Estado, ressaltando a parceria existente com o secretário Octaciano Neto e o governador Paulo Hartung. “A parceria entre município e estado tem proporcionado muitos benefícios para nossas comunidades e só temos que agradecer”, afirma Vera. Ela também destaca que a Prefeitura se em6penhou ao máximo e conseguiu ver concretizada a telefonia móvel e internet em São Tiago, o que vem atender a uma reivindicação antiga da comunidade.

O mesmo serviço já existe no distrito de São Pedro de Rates, onde também foi inaugurada, pela Prefeitura, uma Praça Digital no final de junho do ano passado, o que também existe em São Tiago, com sinal de internet de outra empresa. Agora, o distrito contará com sinal de telefonia móvel e também internet 3G.

Nestas licitações do Governo do Estado, também foram contemplados os municípios de Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marilândia, Mimoso do Sul, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.

Programa Campo Digital

Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades do interior do Espírito Santo, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – lançou em maio deste ano o novo programa de instalação de antenas de telefonia móvel rural, o “Campo Digital”. Serão 100 antenas espalhadas pelo Estado. O investimento total será de R$ 30 milhões.

O objetivo da implantação da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Além disso, permite ao homem do campo melhor integração entre meios urbano e rural, levando dignidade e inclusão social.

*Com informações da Seag, Governo do Estado

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Estado concluí licitação para telefonia móvel em São Tiago

O distrito de São Tiago, em Guaçuí, está entre beneficiados para a implantação do programa Campo Digital.

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DE SÃO FELIPE  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia ESTRADAS SEGURAS: SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA PREVENIR OBSTRUÇÕES  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE TRECHO CRÍTICO NA REGIÃO DA CACHOEIRA ALTA  há 1 mês  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA MANUTENÇÃO DE PONTE NA REGIÃO DO SÃO JOÃO DA SERRA  há 2 meses  •  Agricultura Pecuária e Abastecimento