Atendimento especializado às mulheres não vai acabar em Guaçuí

Diante de informações numa rede social, Prefeitura afirma que fechamento de Centro de Especialidades não vai acabar com atendimento às mulheres

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 20/12/2017 às 15:03  •  atualizado há 1 segundo

Diante de publicações feitas em uma rede social de que o programa de atendimento especializado das mulheres vai acabar em Guaçuí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), publicou nota para esclarecer que o serviço não será encerrado no município. Conforme explica a nota, está sendo fechado o Centro de Especialidades da Mulher, que funciona anexo à Santa Casa de Guaçuí, mas isso não significa o encerramento do atendimento às mulheres.

A Prefeitura de Guaçuí esclarece que a Santa Casa de Guaçuí solicitou a entrega do espaço que é utilizado pelo município, o que precisa ser feito pela Semsa até o próximo dia 31 de dezembro (ou seja, o Centro ainda está aberto e funcionando). E, diante disso, o município decidiu não abrir um novo espaço e levar o atendimento para mais perto das comunidades.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que um médico ginecologista irá percorrer todos os PSFs, uma vez por semana, para atender as mulheres do município, além do médico que já atende a população em cada um deles. Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton, isso vai facilitar ainda mais para as pacientes. “As mulheres não vão precisar mais ir até a Santa Casa, porque passarão a ser atendidas no PSF mais perto de suas residências”, destaca o secretário. “Então, o serviço de atendimento especializado às mulheres não vai acabar em Guaçuí, como estão divulgando”, completa, destacando que o município possui 10 PSF’s e um ponto de apoio em São Miguel do Caparaó.

Além disso, a coordenadora do atendimento especializado à mulher, Juliana Fonseca Borges, esclarece que a parte do atendimento que compreende o planejamento familiar e outros serviços vai acontecer na Policlínica, onde fica o Agendamento Municipal, embaixo do Pronto Atendimento (PA). Juliana também aproveita para informar que, durante os meses de janeiro e fevereiro, devido às férias de profissionais da saúde, a Semsa elaborou um cronograma para que não haja qualquer prejuízo no atendimento à população. “Um médico vai percorrer todos os PSFs, de acordo com esse cronograma, enquanto os moradores dos distritos e dos chamados PACs serão atendidos na policlínica, durante esses dois meses”, complementa.

Desta forma, a nota divulgada pela Prefeitura de Guaçuí afirma que a informação passada de que atendimento especializado às mulheres vai acabar em Guaçuí não é verdade. E a prefeita Vera Costa também reafirma o que está na nota, colocando que nunca passou por sua cabeça ou por qualquer membro de sua equipe acabar com esse atendimento especializado. “Eu sei o quanto esse atendimento é importante para as mulheres de Guaçuí e vamos continuar trabalhando para que seja realizado da melhor maneira e com o maior carinho possível como todas nossas mulheres merecem”, conclui.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Atendimento especializado às mulheres não vai acabar em Guaçuí

O espaço onde está o Centro de Especialidades da Mulher terá que ser devolvido à Santa Casa de Guaçuí até o dia 31.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 6 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 20 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 21 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 1 mês  •  Saúde