Uma tarde de liberdade para quem tem e não tem asas

Animais silvestres retornaram à natureza em parque municipal localizado em Guaçuí, em iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 16/11/2017 às 19:01  •  atualizado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí (Semmam) realizou, na tarde desta quinta-feira (16), a soltura de quase 100 animais silvestres, no Parque Municipal Padre Ênio Fazolo. A ação fez parte do trabalho de educação ambiental da Secretaria e contou com a participação de 25 alunos do 8º ano da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. Foi uma tarde de liberdade para quem tem e não tem asas, incluindo, os seres humanos presentes.

Também participaram da ação a diretora da escola e professores, além da prefeita Vera Costa, o secretário municipal de Saúde, Márcio Clayton da Silva, os vereadores Wilisinho, Paulinho do Vitalino, Angelo Moreira e Valmir Santiago, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), um agente federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), servidores da  Semmam e ambientalistas. Todos vibraram com os animais ganhando a liberdade e presenteando os presentes com seu canto, já nas árvores do parque.

A ação foi acompanhada pelo biólogo e coordenador do Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), José da Penha Rodrigues, após cuidadosa escolha do local e parecer favorável do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema). Foi a parceria entre a Semmam e o Cereias, localizado no município de Aracruz, que viabilizou a realização do trabalho de educação ambiental. Dentre os animais silvestres que foram soltos estavam trinca-ferros, sabiás, melros, jandaias, coleiros, canários, sanhaços, bigodinho, dentre outros, num total de 90 pássaros, além de quatro jabotis. Todos os animais estão devidamente marcados por anilhas.

Segundo a prefeita Vera Costa, “além do cunho ambiental, a soltura dos animais de volta à natureza, de onde nunca deveriam ter saído, tem como objetivo um trabalho de educação ambiental e, sobretudo, a proteção da fauna silvestre”. “Vendo-os novamente soltos na natureza é a certeza de que as atuais e futuras gerações poderão apreciar esses belos animais e conhecer a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente”, afirmou.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, disse que “as aves soltas na natureza cumprem um papel ecológico muito importante, controlando a população de insetos, em sua fase adulta ou larval”. “Eles atuam na polinização das flores, garantindo a variabilidade genética de espécies vegetais, sendo que o desaparecimento de espécies de aves pode gerar um grande desequilíbrio ecológico, além de muitas espécies de plantas terem suas sementes dispersadas por aves”, destacou.

Origem dos animais

De acordo com o coordenador do Cereias, José da Penha, cerca de 95% dos animais recepcionados pelo centro são provenientes das ações de recolhimento dos órgãos de defesa do meio ambiente em todo o estado, em situação ilegal ou até mesmo feridos. Todos passam por uma rigorosa avaliação veterinária, são medicados, tratados e, após recuperação, passam por uma nova avaliação que vai dizer se estão aptos ou não para a reintrodução na natureza.

O Parque

O Parque Natural Municipal Padre Ênio Fazolo está localizado no sudoeste do município de Guaçuí e inserido na Bacia Hidrográfica do Itabapoana, limitando-se ao sul com o reservatório da Usina Hidrelétrica de Rosal. A criação da Unidade de Conservação foi concretizada pelo Decreto 5.015/2004, com uma área de 90,347 hectares (ha), tendo como principal objetivo o desenvolvimento dos trabalhos de Educação Ambiental. A flora é constituída do Bioma Mata Atlântica composta pelo ecossistema Floresta Tropical Subperinifólia e Floresta Estacional Semidecidual, ecossistemas remanescentes de Mata Atlântica da Região do Caparaó.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Uma tarde de liberdade para quem tem e não tem asas

Foram soltos trinca-ferros, sabiás, melros, jandaias, coleiros, canários, sanhaços, bigodinho, dentre outros, num total de 90 pássaros, além de quatro jabotis.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente