Números de casos de Aids voltam a subir na região

No Dia Mundial de Combate à Aids, SAE/CTA de Guaçuí apresenta crescimento no número de casos no total de 10 municípios

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação)
Publicado em 30/11/2017 às 15:30  •  atualizado há 1 segundo

Esta sexta-feira (01) é o Dia Mundial de Combate à Aids e há motivos para preocupação, em todo o Brasil e também na região atendida pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), de Guaçuí, que também atende outros nove municípios. Os casos notificados da síndrome voltaram apresentar crescimento em relação ao ano passado e 2017 nem terminou ainda.

Segundo o coordenador e enfermeiro do SAE, Fabiano dos Santos e Souza, dados mostram que houve um grande aumento das notificações das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Aids, em nível nacional. “O Ministério da Saúde estima que 830 mil brasileiros tenham HIV e a população precisa saber, ter consciência, que a AIDS não tem cura e que é um grande problema de saúde publica”, afirma.

E os números também subiram na região que é atendida pelo SAE/CTA de Guaçuí. Em 2007, ou seja, 10 anos atrás, o serviço notificou 10 casos de Aids, número que se manteve no ano seguinte e depois caiu para três, em 2009, se mantendo fora da casa dos dois dígitos até 2013, quando foram registrados 20 casos. Em 2014, os números voltaram a crescer e, no ano seguinte, houve uma subida excessiva com 71 casos notificados. Em 2016, os casos voltaram aos 22, mas este ano, até esta quinta-feira (30), já haviam sido notificados 46 casos de Aids (veja quadro). Além de Guaçuí, o SAE/CTA do município atende também a Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi, Alegre e Muniz Freire.

O coordenador Fabiano dos Santos coloca que a população não está se prevenindo como deveria e os jovens compõem o grupo em que se evidencia um alto crescimento do número de novos casos de HIV (vírus que provoca a Aids). “A Aids está crescendo muito entre os jovens que não têm se prevenido, principalmente, no ato sexual, não usando preservativos, e a única forma de se prevenir com 100% de garantia é o uso correto da camisinha”, destaca. “Também existe uma expressiva associação entre o não uso da camisinha com o uso de drogas (lícitas e ilícitas), como fator de esquecimento do uso do preservativo”, ressalta o coordenador.

Ele enfatiza, ainda, que a infecção pelo HIV vem sendo menosprezada, principalmente, pelos jovens, resultando no aumento do número de casos. “Por isso, devemos manter a sociedade informada acerca do risco de contrair o vírus do HIV e as complicações futuras desse diagnóstico”, complementa (veja quadro com se pega e não se pega o HIV). “Além disso, ao mesmo tempo, se constata também um aumento no número de casos de sífilis, gonorréia e outras doenças sexualmente transmissíveis, que também podem ser evitadas com uso de preservativos”, completa.

O SAE/CTA de Guaçuí é um serviço que oferta o tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS, DST e Hepatites Virais. Também oferece a realização do teste de HIV/Sífilis/Hepatite B e C. Os resultados ficam prontos em 20 minutos e as pessoas que, por acaso, tenham a confirmação de alguma doença, passam a ter acesso a medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde. A pessoa então é atendida e acompanhada por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo e técnico de enfermagem. “Entre o diagnóstico e o início do tratamento decorrem duas semanas”, afirma Fabiano.

O SAE esta localizado na Avenida Espírito Santo, no antigo posto de saúde, com horário de funcionamento das 07 às 11 horas e de 13 às 17 horas  O telefone de contato é (28)3553-3865.

Numero de notificações na região

2007 – 10

2008 – 10

2009 – 03

2010 – 09

2011 – 07

2012 – 08

2013 – 20

2014 - 29

2015 - 71

2016 - 22

2017 – 46 até 30/11/17

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Números de casos de Aids voltam a subir na região

A única forma de se prevenir da Aids e outras DST, com 100% de garantia, é o uso correto da camisinha.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 6 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 20 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 21 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 1 mês  •  Saúde