Semmam e Aguasmar promovem palestra em escola

Objetivo da palestra, com alunos entre 7 e 9 anos, foi mostrar que separar o lixo úmido e seco é algo muito importante nos dias de hoje

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semmam)
Publicado em 09/10/2017 às 14:19  •  atualizado há 1 segundo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar) realizaram uma palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, no cetro da cidade, para cerca de 60 alunos com idades entre 7 a 9 anos, na última sexta-feira (06). O objetivo foi mostrar que separar o lixo úmido e seco é algo muito importante nos dias de hoje.

Durante o encontro a tesoureira da Asguamar, Valesca Valadares Cândido, e a gerente de Programas e Projetos da Semmam, Rosana Boechat, abordaram a rotina de trabalho da Associação, realizada por seus 13 associados. E também falaram sobre a importância da separação do lixo úmido e seco e da colocação correta nos coletores da cidade.

Segundo Rosana Boechat, “há pessoas que trabalham duro para encaminhar nossos resíduos recicláveis para um novo ciclo produtivo, em vez de serem destinados a aterros e lixões”. “Por isso, a participação da população é fundamental no momento da separação do que pode e não pode ser reciclado”, informou.

Foi mostrado aos alunos que é reciclável todo o resíduo descartado no qual há interesse na sua transformação, em partes ou no seu todo. Esses materiais podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. Por exemplo: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, embalagens em geral e outros.

E há uma maneira correta para separar o lixo doméstico. Não se pode misturar o que reciclável com o que orgânico (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes). É preciso colocar plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados e lavar as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico, secando-os antes de depositar nos coletores. Papéis devem estar secos e podem ser dobrados, mas não amassados.

É importante também embrulhar os vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes com os coletores, que podem se cortar. Além disso, garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Embalagens simples

Na palestra também foi colocado que as pessoas devem da preferência para as embalagens mais simples, evitando as embalagens mistas (feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal). Mas, se não houver opção, a pessoa deve desmontar a embalagem, separando as partes de metal, plástico e vidro e depositando-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, como é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, podem ser descartadas junto com os plásticos, o que também pode ser feito com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil. (Veja mais dicas abaixo)

Outras dicas

Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive, caixas do tipo longa vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Semmam e Aguasmar promovem palestra em escola

Palestrantes falaram sobre a importância da separação do lixo úmido e seco e da colocação correta nos coletores da cidade.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA A Semmam conquistou o 2º lugar no Prêmio Farol do Bem Sustentabilidade com Projeto Inovador de Arborização e Paisagismo. há 4 meses  •  Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FECHA O ANO COM MAIS UMA PREMIAÇÃO EM VITÓRIA

Noticia GUAÇUÍ ENGAJADA NO RECOLHIMENTO DE LATAS DE AÇO PARA RECICLAGEM No 22º lote de recolhimento, 743 latas foram destinadas à Associação de Reciclagem do município, somando 17.085 latas que tiveram destino ambientalmente correto. há 4 meses  •  Meio Ambiente