Passeata marca mobilização de combate à dengue

A passeata percorreu ruas do centro da cidade e contou com a participação de centenas de pessoas

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 27/10/2017 às 12:36  •  atualizado há 1 segundo

Dando prosseguimento à campanha de combate à dengue em Guaçuí, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta manhã de sexta-feira (27), uma passeata de mobilização de combate à dengue, com o tema “Mobilizar e Educar - #Mosquito Não”. A passeata saiu da Praça João Acacinho e percorreu ruas da cidade, visando conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Centenas de pessoas participaram da ação de mobilização, entre crianças, jovens e adultos, inclusive pessoas da Terceira Idade, portando cartazes e banners. Entre eles, um servidor da Vigilância estava fantasiado de mosquito da dengue, tendo ao seu lado outro servidor vestido com a roupa de proteção individual (PI) e bomba costal, simulando matar o mosquito.

A mobilização em Guaçuí contra a dengue já começou desde o início da semana e, na quarta-feira (25), a equipe da Vigilância em Saúde montou um estande na Praça João Acacinho, para passar informações à população sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.. Também foi realizada uma palestra no Tiro de Guerra, na parte da manhã do mesmo dia, e um mutirão de limpeza no centro da cidade, na quinta-feira (26).

Além disso, a equipe da Vigilância em Saúde trabalha o ano inteiro no combate ao mosquito, realizando a limpeza de bueiros, ribeirões e fazendo a visita às residências. Na limpeza de bueiros e ribeirões, é jogado o veneno para combater as larvas do mosquito que também mata ratos e baratas. De acordo com a informação, a população pode ajudar jogando cloro nos ralos das casas e nos bueiros em frente às suas residências, já que o cloro evita o desenvolvimento de larvas do mosquito.

Contudo, toda a campanha de mobilização se faz necessária para conscientizar que o combate ao mosquito depende da participação efetiva da população, começando pelo fato da limpeza dos terrenos baldios, sem construção, ser de responsabilidade de seus proprietários. Além disso, a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixando a água acumular em outros recipientes, como vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água (veja abaixo).

Como evitar focos do mosquito

- Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água.

- Mantenha bem tampados tonéis e baldes d’água.

- Lave toda semana, com escova e sabão, tonéis e outros recipientes (como vasilhas de animais domésticos) que armazenam água.

- Lave por dentro com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa.

- Remova tudo que possa impedir da água correr pelas calhas dos telhados.

- Não deixe a água da chuva acumular sobre as lajes.

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.

- Se não colocar areia no pratinho dos vasos de plantas, lave-o com escova e sabão uma vez por semana.

- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana.

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

- Feche bem os sacos de lixo e deixe-os longe do alcance de animais.

• Mantenha terrenos baldios e quintais limpos e não deixe lixo e entulhos acumulados nestas áreas.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Passeata marca mobilização de combate à dengue

A passeata saiu da Praça João Acacinho e percorreu ruas da cidade, visando conscientizar a população.

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 3 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 16 dias  •  Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 17 dias  •  Saúde

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 28 dias  •  Saúde