Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

Obras do SAAE aumentam oferta de água em bairros de Guaçuí

Foram instaladas novas cisternas e outros sistemas para melhorar a distribuição e o armazenamento de água

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação SAAE)
Publicado em 18/10/2017 às 11:28  •  atualizado há 1 segundo

Além de manter o alto custo para tratamento da água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guaçuí, vem realizando obras que visam oferecer ainda mais qualidade e quantidade de água para a população do município. Entre estas obras, estão as instalações de novos reservatórios em bairros e num distrito que sofriam com problemas de abastecimento de água e agora estão vivendo uma nova realidade, utilizando recursos do próprio SAAE.

Um dos pontos mais críticos com o problema de abastecimento de água, segundo o SAAE, era o bairro Jurema. Sua localização numa parte alta da cidade, ao lado da BR482, dificultava a chegada da água em todas as residências, principalmente, as que ficam na parte mais alta. Diante disso, o SAAE instalou uma cisterna com uma casa de bomba elevatória, na entrada do bairro, no nível da rodovia, e outra cisterna de PVC, com capacidade de 20 mil litros, num morro logo acima das casas mais ao alto do bairro.

Com esta nova cisterna localizada acima, a água pode ser distribuída para as casas, de forma descendente, ou seja, por gravidade, caso falte água no sistema. “A nova cisterna possibilita que a água fique armazenada e possa ser distribuída por gravidade para as casas, caso falte água na rede normal que, agora, é feita com maior facilidade com a instalação da bomba elevatória”, explica o diretor do SAAE, Ivan Viana de Oliveira.

Já no bairro Manoel Monteiro Torres, o maior problema, segundo o SAAE, foi o crescimento populacional. Com isso, o reservatório existente, com capacidade para 18 mil litros de água, não estava sendo suficiente para abastecer as residências de maneira satisfatória, e atender bem os moradores. “Pensando nisso, instalamos mais um reservatório de 20 mil litros, passando a capacidade de armazenamento de água para 38 mil litros no Manoel Monteiro Torres”, explica Ivan Viana.

Morador do bairro Jurema há 10 anos, Cláudio Roberto da Silva, 46, conta que a falta de água em sua casa e nas demais residências era constante. “A gente chegava a ficar até três dias sem cair água na caixa”, relata. Mas agora afirma que a situação está bem melhor. “Agora, me parece que acabou o problema, porque a água está chegando todo o dia e com o reservatório que colocaram, não devemos mais passar pelo problema de faltar água”, completa.

Distrito

Os moradores do distrito de São Pedro de Rates também sofriam com o problema de falta de água. Para solucionar esse problema, o SAAE realizou investimentos, com a troca da bomba de captação, que passou de 7 para 15 cavalos de força (KVA), além de ter sido construída uma pequena barragem para aumentar a captação de água no córrego São Pedro, além da troca da iluminação na Estação de Tratamento de Água (ETA), para facilitar o trabalho dos operadores. “Aumentamos a capacidade de captação e melhoramos a iluminação para facilitar o trabalho dos operadores que precisam enxergar melhor a água que está sendo tratada e não deixar passar flocos, sujeira, na água que vai ser distribuída à população”, esclarece o diretor do SAAE, Ivan Viana. “E em breve, o próximo investimento em São Pedro de Rates será uma nova adutora de captação” anuncia o diretor.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Obras do SAAE aumentam oferta de água em bairros de Guaçuí

O SAAE instalou duas cisternas no bairro Jurema, mais uma no Manoel Monteiro Torres e melhorou a captação em São Pedro de Rates.

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO ACACINHO  há 20 dias  •  Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

Noticia AUDIÊNCIA PÚBLICA: REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO ACACINHO O evento acontecerá nesta quinta-feira, 04 de abril, às 13h, no Teatro Municipal Fernando Torres. há 23 dias  •  Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

39:59

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | OBRAS  há 1 mês  •  Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos