Consórcio do Polo Sul fará a gestão da Rede Cuidar em Guaçuí

Reunião realizada nesta terça (10) definiu que gestão ficará por conta do Consórcio Público da Região Polo Sul

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 11/10/2017 às 09:51  •  atualizado há 1 segundo

Uma reunião realizada nesta terça-feira (10), em Mimoso do Sul, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, definiu que o Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) fará a gestão da Rede Cuidar no sul do Espírito Santo que funcionará em Guaçuí. A reunião aconteceu na sede do CIM Polo Sul, com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde dos 14 municípios que serão atendidos pela Rede Cuidar na região, entre eles, a prefeita de Guaçui, Vera Costa, e do prefeito de Mimosos do Sul, onde fica a sede do Consórcio, Ângelo Guarçoni Júnior – Giló. O serviço será terceirizado.

O secretário Ricardo de Oliveira comemorou o resultado da reunião. “Em uma decisão histórica para a região, o Consórcio decidiu assumir a gestão da Rede Cuidar e vai terceirizar o serviço”, ressaltou o secretário. Ele destacou que a Rede Cuidar é um modelo de gestão inovador na saúde pública e tem como objetivo oferecer serviços médicos especializados com atendimento regionalizado. “Além do atendimento ser mais perto de casa, com a Rede Cuidar, o tempo de espera para consultas e exames é menor e o atendimento é personalizado e humanizado”, afirmou.

Na Região do Polo Sul, a Rede Cuidar irá funcionar em Guaçuí, onde atenderá uma população de 230.069 pessoas que também virão dos municípios de Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui. A unidade da Rede Cuidar foi construída em Guaçuí e está recebendo os equipamentos e os últimos detalhes para ser colocado em funcionamento. Ela fica localizada ao lado do Centro de Convivência da Terceira Idade, próximo ao Parque de Exposições.

Para a prefeita de Guaçui, Vera Costa, a definição de como será gerida a Rede Cuidar na região é muito importante, porque “quanto mais cedo entrar em funcionamento, melhor para a população que será atendida”. Ela destacou que Guaçuí será referência para atender pacientes vindos dos demais municípios da região e que, antes, tinham que se deslocar até Cachoeiro de Itapemirim ou Vitória. “As pessoas não precisarão mais se deslocar para Cachoeiro ou Vitória, inclusive, pacientes do nosso município que, agora, serão atendidos aqui”, enfatizou. A unidade da Rede Cuidar em Guaçuí tem 74 salas e irá atender com exames e consultas em diversas especialidades.

Seminário

Outra reunião com os 14 municípios que serão atendidos pela Rede Cuidar de Guaçuí foi marcada para o dia 26 de outubro, quando será realizado o Seminário Regional de Sensibilização sobre a Planificação à Saúde, que é uma etapa de mobilização e aproximação com os municípios, com local a ser definido. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a partir desta sensibilização, será iniciada a preparação da Atenção Primária para interagir com a unidade da Rede Cuidar.

De acordo com a Sesa a Rede Cuidar é uma nova forma de atenção à saúde que pretende levar o atendimento próximo e humanizado aos capixabas. A ideia é diminuir as viagens de pacientes em busca de exames e consultas especializadas. Para isso, quando o paciente procurar a Unidade de Saúde de seu município, se for necessário, será encaminhado para a unidade da Rede Cuidar – um Centro de Especialidades Médicas, onde receberá atendimento integral e sairá com o Plano de Cuidado Individual.

Este Plano de Cuidado, conforme explica a Sesa, será elaborado junto com o paciente e para o paciente, de acordo com suas necessidades. Além da consulta com o médico que conhecerá todo seu histórico de saúde, o paciente passará por uma equipe composta por vários profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, entre outros. Junto com o médico e com o paciente, eles vão construir o Plano de Cuidado Individual, com metas a serem alcançadas, dicas e orientações para que o paciente também possa contribuir no cuidado de sua própria saúde.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Consórcio do Polo Sul fará a gestão da Rede Cuidar em Guaçuí

A reunião aconteceu na sede do CIM Polo Sul, com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde dos 14 municípios.

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 9 dias  •  Saúde