Assistência Social e Direitos Humanos

Guaçui recebe oficina sobre situação produtiva dos catadores

Com o título de seminário, oficina da Aderes visa organizar os catadores de materiais recicláveis em todo o Estado

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Arquivo PMG)
Publicado em 30/08/2017 às 16:36  •  atualizado há 1 segundo

Guaçuí vai receber, nesta sexta-feira (01), uma das oficinas regionais que está sendo promovida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes), que tem o objetivo de organizar os catadores de materiais recicláveis em todo o Estado. A oficina recebe o título de seminário, com o tema “Situação produtiva dos catadores de materiais recicláveis frente à aplicação do TCA 01” e acontece na Câmara Municipal, às 9 horas.

As oficinas foram realizadas durante todo o mês de agosto e segue pelo início de setembro. A iniciativa é uma ação do projeto Catadores de Materiais Recicláveis, resultado do convênio firmado entre o Governo Federal, por meio da Senaes/MTE e a Aderes. Este projeto tem como objetivo a articulação dos catadores, organização de associações e cooperativas, planejamento e gestão de negócios e comercialização em rede. Por meio dele, o Governo do Estado já qualificou mais de 900 catadores, sendo que 700 deles foram certificados em um evento público realizado em 2016.

Coordenadas pela Aderes, as oficinas regionais, como a que vai acontecer em Guaçui, servem para conhecer que tipo de resíduo sólido é produzido em cada região, a quantidade que é produzida e o mapa de risco de cada associação local. Pretendem ainda reunir prefeitos municipais, Ministério Público e associações de catadores, para analisar e discutir a política de resíduos sólidos e meio ambiente, com todas as orientações e prevenções que fazem parte da atividade dos catadores, dentro do que prevê o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) 01.

Segundo a Aderes, no início do projeto, há quatro anos, existiam no Estado uma cooperativa e 16 grupos organizados e registrados como associações. Hoje, após o trabalho realizado entre Aderes, Ministério Público e municípios, já são 70 grupos organizados como associação e duas cooperativas, totalizando 72 empreendimentos de Economia Solidária de Catadores de Material Reciclado no Espírito Santo.

Para o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes, a realização das oficinas vai permitir uma comunicação integrada entre as regiões. “Isso vai facilitar a padronização da gestão e abrir um importante caminho para uma futura comercialização em rede de materiais recicláveis”, afirma.

As oficinas/seminários começaram no dia 18 de agosto e já foram realizadas em Iconha, Mucurici, Jaguaré, Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Aracruz, Venda Nova do Imigrante e Iúna, com cada um desses municípios recebendo representantes de outras cidades de suas respectivas regiões. Em Guaçui, também estarão presentes representantes de Alegre, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e São José do Calçado.

Neste mesmo dia 1º, a oficina acontece em Cachoeiro de Itapemirim e região. As atividades encerram no dia 4, com a oficina que será realizada em Vitória, com participação de municípios da Grande Vitória.

(28) 99992-5504 - Marcos Freire

Guaçui recebe oficina sobre situação produtiva dos catadores

Projeto visa a articulação dos catadores, organização de associações e cooperativas, planejamento e gestão de negócios e comercialização em rede.

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO  Nº 008/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 008/2024 TERMO DE FOMENTO ENTRE O MUNICÍPIO DE GUAÇUÍ – ES, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, TRABALHO E RENDA E CASA DO CAMINHO há 1 dia  •  Assistência Social e Direitos Humanos

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO  Nº 008/2024

Noticia CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE GUAÇUÍ LANÇA CAMPANHA PELA CONSCIENTIZAÇÃO A campanha "Se você quer ser respeitado, aprenda a respeitar" busca sensibilizar a comunidade como um todo, incentivando a empatia, o acolhimento e a valorização da diversidade. há 2 dias  •  Assistência Social e Direitos Humanos